quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Notícias de Educação - 30/out/2019

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Cursos e materiais para trabalhar alfabetização midiática na sala de aula

Confira dicas para trabalhar o tema com estudantes e estimular a verificação de fontes confiáveis
A cada segundo, novas informações circulam pelo mundo digital. Até 2020, conforme apontado pela revista Forbes, cerca de 1,7 megabyte de informações serão criadas por segundo para cada pessoa que vive no planeta. Em um cenário como esse, torna-se cada vez mais complexa a tarefa de identificar fontes confiáveis ou até mesmo dominar ferramentas e linguagens que permitem a produção de conteúdos nesse ambiente.Com a proposta de preparar crianças, adolescentes e jovens para lidar com esses desafios, a educação midiática tem sido cada vez mais debatida por organizações nacionais e internacionais.

Porvir

Quem não lê bem, não sabe matemática. E pior ainda se for ansioso. Entenda o por quê

No último exame do PISA - Programa Internacional de Avaliação de Estudantes - realizado em 2015, o Brasil ficou na 66ª colocação em matemática, com 377 pontos, atrás de México, Costa Rica e Colômbia. O programa, que avalia o desempenho de 70 países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), confirma: o brasileiro não vai bem na disciplina, e as dificuldades surgem no começo da vida escolar. Pouco analisado, no entanto é o fato de que esse diagnóstico está diretamente relacionado à alfabetização e à condição emocional do aluno.

Gazeta do Povo

Como a Realidade Aumentada está transformando a educação

Considerado como um processo natural, analisando a interferência da tecnologia no cotidiano das pessoas, o ambiente escolar também vem absorvendo os recursos tecnológicos. As salas multimídias e jogos educativos são exemplos das ferramentas amplamente adotadas para uma melhoria no processo educativo.
A Realidade Aumenta é a nova geração de interface tecnológica que vem ganhando espaço nas mais variadas áreas, uma delas é a educação.

Terra

Projetos

A ‘lenga-lenga’ que alfabetiza crianças nos Anos Iniciais

Projeto usa metodologia ativa e faz com que crianças produzam seus próprios textos
Era começo de 2014 e Mara já pensava em novos elementos para suas aulas. Foi então que ela teve a ideia de trabalhar com as lenga-lengas, textos construídos com frases curtas, que geralmente rimam, ajudando na sua memorização. O gênero textual se baseia na repetição de sons, rimas, palavras ou expressões e estruturas textuais e, geralmente, está associado a brincadeiras e jogos infantis. “As lenga-lengas vêm da tradição oral portuguesa, na era medieval, e são transmitidas de geração em geração até hoje”, explica a educadora.

Nova Escola

Gestão

Imposto único elevará mensalidade escolar e plano de saúde, dizem empresas

Representantes de hospitais, planos de saúde e escolas particulares se dizem prejudicados pela criação de um imposto único sobre bens e serviços e pressionam deputados e senadores a alterarem as propostas de reforma tributária que tramitam no Congresso.
Para os gestores dessas áreas, as propostas de unificação de tributos da Câmara e do Senado elevam a carga de impostos dessas empresas e levarão ao aumento nos preços de serviços como mensalidades escolares e planos de saúde, de até 20%, que seria o percentual estimado de aumento da carga tributária desses serviços.

Folha de São Paulo

Doria promete ampliar ensino integral, mas reduz verba de programa

Gestão do tucano diz que 'valores podem ser revistos e repostos, diante da boa interlocução do governo'
Após prometer ampliar o ensino em tempo integral para cem escolas da rede estadual paulista, o governo João Doria (PSDB) enviou à Assembleia Legislativa uma proposta de Orçamento que prevê uma verba menor que a deste ano para o programa.

Folha de São Paulo

Inclusão

Quase todas as crianças de países pobres chegam aos 10 anos sem saber ler um livro básico

Todas as crianças devem saber ler e entender histórias simples aos 10 anos de idade. Esse é o entendimento unânime das autoridades educacionais em qualquer país. Mas no mundo real, especialmente nos países pobres, não passa de utopia. Estudo do Banco Mundial, em parceria com a Unesco, revela que nove em cada dez crianças dos países de baixa renda dentro dessa faixa etária têm deficiência em leitura. Uma triste realidade que contrasta com a situação inversa registrada nos países ricos, onde mais de 90% dos estudantes com a mesma idade conseguem ler e entender um livro básico.

Gazeta do Povo

MEC vai incentivar cinemas acessíveis a surdos, cegos e autistas nas unidades da Federação

Cinemas acessíveis para pessoas cegas, surdas e autistas em todas as regiões do país. É isso que o Ministério da Educação (MEC) quer incentivar por meio de uma parceria assinada com a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).
A Fundaj vai disponibilizar 20 filmes nacionais com produção de acessibilidade comunicacional, o que inclui fone com audiodescrição para cegos e pessoas com baixa visão, além de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e legenda para surdos e ensurdecidos.

MEC

Leis e políticas

Projeto que cria programa Future-se deve ser enviado ao Congresso ainda neste ano

Proposta de criação de programa que prevê aumento de recursos privados nas universidades federais deve chegar à Câmara em regime de urgência. Ipea diz que investimento privado em pesquisa nas universidades no mundo não passa de 5% do total.

Camara

Projeto altera escolaridade e incorpora gratificação para agentes de educação infantil do município do Rio

Os Agentes de Educação Infantil (AEI's) da Prefeitura do Rio podem ter a escolaridade do cargo corrigida do ensino fundamental para o ensino médio, modalidade normal (formação de professores), e os seus vencimentos reajustados, com a incorporação ao salário da Gratificação de Desempenho de Atividade (GDAC), que deixará de existir. Tramita na Câmara do Rio um projeto de lei do Executivo (nº 591/2017) para adequar a medida. A proposta pode ser votada ainda nesta semana pelos vereadores.

Extra

Projeto de Lei proíbe homens de dar banho em crianças nas creches

Protocolado na Assembleia Legislativa de São Paulo, um Projeto de Lei quer proibir pessoas do sexo masculino de exercer atividades de cuidados íntimos em crianças na educação infantil. Isso inclui, por exemplo, dar banhos, trocar fraldas, roupas e fazer acompanhamento em banheiro.

Gazeta do Povo

Avaliação

Nota do Enem é calculada por método 'antichute'; saiba como funciona o TRI

Maria e João acertaram, no primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 65 questões cada. No entanto, quando os resultados oficiais foram divulgados, eles se surpreenderam: as notas eram diferentes, apesar do mesmo número de respostas corretas. Isso acontece por causa do modelo matemático pelo qual o exame é corrigido: Teoria de Resposta ao Item (TRI).

G1

Candidatos com mais de 30 anos farão Enem para buscar qualificação

O exame, a ser aplicado nos dias 3 e 10 de novembro, é usado como alternativa para quem deseja realizar o sonho de cursar o ensino superior, buscar uma melhor posição no mercado de trabalho ou mesmo mudar de carreira.

EBC

Opinião

Um caminho para a legalização do homeschooling no Brasil

Recentemente, a ministra Damares Alves afirmou que a educação domiciliar seria regulamentada no Brasil até novembro. Ao que tudo indica, a previsão não se confirmará. Mas isso, para a maior parte das famílias educadoras, não é, em absoluto, um problema. Na verdade, os pais que já educam seus filhos em casa continuarão a fazê-lo.

Gazeta do Povo

Eventos

Brasil conquista primeiro lugar em olimpíada de astronomia

O Brasil encerrou sua participação na décima primeira edição da Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA) no primeiro lugar no quadro geral de medalhas, realizado na cidade de Puebla, no México, entre os dias 20 e 26 deste mês. Foram quatro medalhas de ouro e uma de prata, além de prêmios especiais.

EBC

Comissão discute combate à violência nas escolas

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados promove audiência pública nesta quinta-feira (31) para discutir formas de se combater a violências nas escolas brasileiras. A audiência será realizada no plenário 12, a partir das 9h30.

Câmara

Outras do dia

Estudante descobre câncer e entra na Justiça por direito a estudar em casa

A universitária de 22 anos se submete a um tratamento contra câncer no sistema linfático e, após decisão da Justiça, poderá continuar na faculdade, em Uberlândia (MG), mesmo longe das salas de aula. O acordo foi feito entre a instituição particular e o MPE (Ministério Público Estadual).

Uol