quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Notícias de Educação - 31/out/2019

Clipping Focando Educação

Projetos

Com técnicas de respiração e exercícios simples, professora ensina yoga para crianças de 3 e 4 anos

Educadora de Santos (SP) conta como utilizou a prática para trabalhar equilíbrio emocional e concentração com uma turma da educação infantil

Porvir

Gestão

Entenda as diferenças entre os modelos de escolas cívico-militares propostos pelo MEC

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares engloba, na prática, dois modelos: um — prioritário — com militares da reserva das Forças Armadas e outro, onde não houver efetivo do Exército, da Força Aérea ou da Marinha, composto por policiais e bombeiros militares. A atuação de todos será a mesma, porém há diferenças em como o dinheiro será investido.

MEC

Profissionais da Educação

Formação de professor é dominada por alunos na educação à distância

A cada três estudantes de Pedagogia no Brasil, dois (65%) fazem o curso à distância . Além disso, todas as licenciaturas da rede privada têm mais alunos estudando pelos computadores e apostilas do que nas salas de aulas — inclusive em Educação Física. Esse é o cenário da formação de professores no país.

O Globo

Leis e políticas

O papel da família no letramento e na alfabetização

O artigo 3º do caderno da Política Nacional de Alfabetização (PNA), em que constam seus princípios, destaca a “centralidade do papel da família na alfabetização”. A palavra “família” e outras palavras derivadas, inclusive, aparecem 55 vezes no documento de 56 páginas, lançado em agosto pelo Ministério da Educação (MEC).
A promoção de práticas de literacia familiar é considerada estratégica para a implementação da política.

Desafios da Educação

Estatística, pesquisas e estudos

Inep lança catálogo online das escolas de educação básica do país

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) lançou hoje (30) o Catálogo de Escolas da Educação Básica com informações de mais de 226 mil escolas em todo o país. Qualquer pessoa pode acessar a plataforma e fazer buscas personalizadas.

EBC

Avaliação

Após críticas ao exame, governo Bolsonaro promete Enem 'neutro'

Atendendo ao pedido do presidente Jair Bolsonaro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), promete que a prova deste ano será "neutra" e vai trazer apenas questões que "não tirem o foco do conteúdo escolar". Para professores de cursinhos e técnicos do órgão, a expectativa é de que o exame traga questões que se distanciem de uma interpretação política ou que abordem minorias, mas temem interferência ou uma mudança no estilo da proposta de redação.

O Estado de São Paulo

Imagens de provas do Enem 2019 que circulam nas redes sociais são falsas, alerta o Inep

Hoje em Dia

Vestibular da Fuvest terá pela primeira vez prova impressa em cores

O vestibular da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), responsável pelo processo seletivo da Universidade de São Paulo, deste ano terá pela primeira vez figuras, mapas, gráficos e outras imagens coloridas. Segundo a instituição, o objetivo é facilitar visualmente o exame para o candidato. Também haverá o detector de metais, novidade apresentada nas últimas edições.

Terra

Fuvest usará reconhecimento facial de candidatos no vestibular de 2020

iG

Opinião

Por que discurso de ódio é assunto de escola

É recorrente termos contato com comentários que disseminam preconceitos diversos nas nossas próprias redes sociais, entre avatares de conhecidos e pessoas próximas. Ainda que não provoquem vítimas fatais, essas mensagens podem gerar constrangimentos, difamar reputações ou simplesmente causar mágoa.
O papel da escola e do professor torna-se crucial, apoiando os alunos para que eles aprendam com senso crítico a serem cidadãos responsáveis no século 21, assimilando que o inaceitável fora da internet continua sendo inaceitável no mundo online.

Folha de São Paulo

Negócios

Grupo Positivo lidera ranking de empresas do setor de Educação

A Revista Amanhã, em parceria com a PwC, acaba de divulgar o ranking com as 500 maiores empresas, públicas e privadas do Sul do Brasil. A premiação, que está na 29a edição, acontece no dia 7 de novembro, no Expo Unimed Curitiba, na capital paranaense. O Grupo Positivo se destacou como a maior empresa do setor de Educação, com receita líquida de R$ 649 milhões. Nesse segmento, as empresas foram avaliadas em dois critérios: faturamento e rentabilidade.

A Rede

Policiais e jurídicas

TRF-4 nega recurso que pedia suspensão de 48 novos cursos de Direito no país

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) negou recurso em uma ação popular que pedia a suspensão de duas portarias do Ministério da Educação (MEC) que autorizaram a criação de 48 novos cursos de graduação em Direito em diversas faculdades do país.

G1