terça-feira, 12 de novembro de 2019

Notícias de Educação - 12/nov/2019

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Como o machine learning e a IA podem revolucionar a educação

Smartphones, aplicativos e muitas outras ferramentas digitais já passaram a fazer parte do processo de aprendizagem de muitas instituições de ensino. Diante dos avanços tecnológicos, a área da educação conta hoje com cursos e ferramentas que podem ser acessados em qualquer lugar do mundo. Mas esses avanços não param por aí! O machine learning e a inteligência artificial são a nova aposta para revolucionar a aprendizagem e o modelo de ensino.

IT Fórum

(áudio) Como professores podem brigar com celulares pela atenção de alunos

No episódio desta terça (12), o Folha na Sala discute uma questão comum às salas de aula do mundo todo: como lidar com o celular nas mãos dos alunos?
Enquanto alguns governos criam leis para proibir seu uso na escola, especialistas apontam que há forma de utilizar o smartphone como ferramenta pedagógica.

Folha de São Paulo

Como responder com calma para pais e responsáveis

Quando uma mensagem de e-mail irritada aparecer na sua caixa de entrada, pode ser tentador responder da mesma forma. Essas cinco dicas de uma diretora de escola podem ajudar a contornar a situação

Porvir

Projetos

(áudio) Professores vão aprender linguagem computacional em institutos federais

A Comissão de Educação (CE) aprovou a proposta (PL 2.342/2019) da senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE) que prevê a capacitação de professores da educação básica em Letramento Computacional pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Idealizado pelo Instituto Ayrton Senna, o projeto estimula a criação de jogos, aplicativos e outras mídias, com o auxílio das linguagens de programação.

Senado

Diretora de escola cria almoço sem telefone para alunos se conhecerem

A diretora Janet Behrens criou no início deste ano o que agora virou uma tradição na Iowa Valley Junior-Senior High School, nos Estados Unidos. No almoço de sexta-feira, os alunos participam de rodas de conversa onde é proibido usar o celular. O objetivo é fazer novas amizades.

Uol

Gestão

O que são as escolas charter e por que você gostaria de ter uma perto de você

Em 1998, chegou ao Brasil, graças a uma lei federal, um modelo de gestão pública que havia sido desenvolvido nos países anglo-saxões ao longo da década anterior. Ele previa que o Estado deveria definir amplas políticas de atuação, mas delegar à iniciativa privada o dia a dia da prestação de serviços aos cidadãos. Como parte desse conceito surgiram as parcerias com as Organizações Sociais (OS), entidades privadas ou organizações não governamentais contratadas para gerenciar espaços públicos.

Gazeta do Povo

Gestão Covas vai comprar vagas avulsas de creche em unidades particulares

A gestão Bruno Covas (PSDB) vai comprar vagas avulsas de creche em instituições particulares da cidade de São Paulo. O secretário de Educação, Bruno Caetano, vai apresentar nesta terça-feira (12) o projeto de lei do programa Mais Creche, que será enviado à Câmara Municipal.
Pelo projeto, a prefeitura gastará R$ 727 por criança. A ação é voltada apenas a crianças em situação de vulnerabilidade.

Folha de São Paulo

Profissionais da Educação

Como aumentar o impacto dos professores sobre o aprendizado dos alunos?

Diversas áreas do conhecimento dedicam-se a investigar os fatores associados ao aprendizado dos estudantes, na tentativa de identificar políticas que sejam capazes de melhorar a qualidade da Educação, sobretudo em países em desenvolvimento. Há um consenso na literatura especializada: o professor é o insumo educacional mais importante. No entanto, inúmeros estudos mostram que existe uma grande heterogeneidade entre os professores da Educação Básica no que tange ao seu comportamento e às práticas de ensino empregadas; à capacidade de conduzir de maneira eficiente os processos de gestão da sala de aula, de forma a maximizar o tempo efetivo de instrução; à habilidade de promover equidade, utilizando estratégias de ensino diferenciadas para estudantes em estágios de aprendizagem distintos etc. Em resumo, professores diferem segundo suas habilidades e, portanto, segundo sua efetividade.

Nova Escola

Leis e políticas

Relator de PEC quer tirar verba de saúde e educação e mandar para segurança

Relator da PEC (proposta de emenda à Constituição) do governo sobre o pacto federativo, o senador Marcio Bittar (MDB-AC) quer flexibilizar o piso para saúde e educação incluindo na conta os gastos com inativos e aposentados.

Folha de São Paulo

Projeto torna obrigatória inscrição do tipo sanguíneo nos uniformes escolares

O Projeto de Lei 4936/19 torna obrigatória a inscrição do tipo sanguíneo e o fator RH nos uniformes escolares. O texto está em análise na Câmara dos Deputados. A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Câmara

Avaliação

Avaliação mostra pela primeira vez como está a educação privada no Brasil em relação ao restante do mundo

Como estão os conhecimentos do estudante brasileiro que conclui o ensino fundamental? E se traçarmos um paralelo com outras partes do mundo? Como seria o desempenho do jovem brasileiro de 15 anos em um exame aplicado em outros países, com as mesmas questões em matemática, leitura e interpretação de texto e ciências, com foco na solução de problemas? Essas são algumas das perguntas que o Pisa for Schools (PISA-S) - iniciativa já reconhecida em outras partes do globo e que chega de forma inédita à rede particular de ensino no Brasil por meio da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep) - pretende elucidar.

Terra

Eventos

Prêmio Professor Transformador oferece feedback pedagógico

O Prêmio Professor Transformador nasceu com a missão de reconhecer, valorizar e apoiar os educadores brasileiros que fazem da escola um espaço mais criativo. Você já tomou alguma iniciativa transformadora que melhorou o aprendizado dos seus alunos? Então inscreva-se para concorrer ao prêmio e compartilhe sua história com a gente! Todos os projetos participantes receberão um feedback (retorno) pedagógico da nossa equipe. O conselho de curadores é composto por um time multidisciplinar de profissionais destacados em suas áreas e a premiação também contará com a avaliação de um grupo de “embaixadores da educação”.

Porvir

Prefeito sanciona Lei que declara Paulo Freire Patrono da Educação do Recife

Foi publicado no Diário Oficial deste sábado (9), a Lei de número 18.658/2019, sancionada no dia 06/11/2019 pelo Prefeito do Recife Geraldo Julio, que declara o recifense Paulo Freire Patrono da Educação do Recife. De autoria do vereador Rinaldo Junior (PSB), o projeto de lei foi aprovado pela Câmara Municipal do Recife no dia 15/10, no Dia do Professor, em primeira e segunda discussão.

Folha de Pernambuco