quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Notícias de Educação - 13/nov/2019

Clipping Focando Educação

Projetos

Alunos se transformam em youtubers para ensinar conteúdos do 5° ano

Como usar a tecnologia para rever em qualquer lugar o conteúdo aprendido na escola? A partir dessa ideia iniciamos o projeto “Quinto ano descomplica”, um canal no YouTube que leva o conhecimento além da sala de aula, ajudando no aprendizado dos alunos e até de outras pessoas.

Porvir

Gestão

Rota alternativa para USP e Unicamp, olimpíada ganha atenção de colégios privados

As olimpíadas do conhecimento não são novidade, mas passaram a ter apelo extra para os participantes nos últimos anos. Essas competições - que envolvem áreas diversas como Física, Química e Matemática - agora também são um passaporte alternativo para o ingresso na faculdade. Com isso, escolas particulares de São Paulo dedicam cada vez mais atenção à preparação para esses torneios.

Terra

(áudio) Por quais caminhos seguirá a educação do futuro?

Para onde vai a educação brasileira? Quais os novos caminhos? A escola bilíngue, a formação de professores na era digital e o incentivo à criatividade na sala de aula são alguns dos caminhos que se apresentam na atualidade.

CBN

Dezoito estados receberão recursos para incentivar ensino médio em tempo integral

Dezoito estados serão os beneficiados com R$ 118,3 milhões do Ministério da Educação (MEC) para implementar o ensino médio em tempo integral. Os recursos são destinados a obras, compra de equipamentos ou despesas de custeio, como energia elétrica e água, por exemplo.

MEC

Cidade de SP tem ao menos 65 mil bebês de até 2 anos à espera de creche

Compra de vaga privada mira faixa que perfaz 93% da fila; novos CEUs focarão educação infantil
Entre os principais obstáculos está a dificuldade de planejar as vagas em cada uma das regiões onde nascem as crianças. O primeiro ano dos bebês é o maior problema: representa 50 mil dos 65 mil na fila.

Folha de São Paulo

Profissionais da Educação

BH: Em greve, profissionais da educação municipal reivindicam reajuste salarial e pressionam Kalil

Em greve por tempo indeterminado desde a última quarta-feira (6), profissionais da educação municipal realizam atos na manhã desta terça-feira (12), na Região Central de Belo Horizonte. A categoria reivindica alterações no Projeto de Lei que muda o Estatuto do Servidor e no Decreto 17.200 que altera as progressões de carreira.

Estado de Minas

Grevistas questionam progressão de carreira; decreto é necessário, diz PBH

Estado de Minas

Leis e políticas

Conheça práticas ilegais comuns na matrícula e nas mensalidades de escolas e faculdades

A rematrícula e o reajuste da mensalidade de escolas e faculdades estão entre as contas que mais preocupam os pais no fim de ano. É preciso estar atento a aumentos desproporcionais, cobranças indevidas e outras condutas ilegais.
O Estado consultou o chefe de gabinete do Procon-SP, Guilherme Farid, para tirar as principais dúvidas sobre rematrícula e reajuste de mensalidades em instituições de ensino.

Terra

Direitos das Crianças avançam, mas país precisa superar desigualdade

Relatório da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), “30 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança: avanços e desafios para meninas e meninos no Brasil”, lançado nesta terça-feira (12) apresenta as prinicipais conquistas e também os principais problemas que o país precisa enfrentar nos próximos anos.

R7

Primeira infância poderá ser prioridade no PPA 2020-2023

Representantes do governo federal pediram, nesta terça-feira (12), apoio da Frente Parlamentar da Primeira Infância na construção do orçamento destinado às crianças no Brasil. A faixa etária – que vai até os seis anos de idade – poderá ser prioridade no Plano Plurianual (PPA) 2020-2023, que está em análise no Congresso Nacional e já recebeu emendas neste sentido.

Câmara

Comissão aprova transferência dos recursos do salário-educação da União para os estados e municípios

Uma polêmica tomou conta da sala da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) na manhã desta terça-feira (12). Representantes de sindicatos, associações de agricultores familiares e servidores do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) se juntaram para contestar o projeto que deve liberar cerca de R$ 9,3 bilhões do salário-educação para os estados e municípios já em 2020 (PL 5.695/2019).

Senado

Política partidária

Reitores de direita pedem eleição direta em universidades

Os conselhos universitários, muitas vezes dominados por professores de esquerda, são os responsáveis por enviar três nomes ao Presidente da República para a escolha de reitor. Para evitar a influência partidária no processo, reitores envolvidos com o movimento pela liberdade nas universidades, os “Docentes pela Liberdade” (DPL) se encontraram nesta terça-feira (12) com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, para pedir, entre outras reivindicações, que seja estabelecida eleição direta para a reitoria nas instituições federais, sem a necessidade de confirmação dos nomes pelos conselhos universitários.

Gazeta do Povo

Estatística, pesquisas e estudos

Estudo mostra que 95% das crianças brasileiras frequentam escola

O Fundo das Nações Unidas para a Infância ( Unicef ) lançou nesta terça-feira (12) um estudo que mostra os impactos da Convenção sobre os Direitos da Criança na população brasileira. O levantamento aponta que 95,3% das crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos frequentam regularmente a escola.

iG

Avaliação

Ansioso pelo resultado do Enem? Faça um teste para simular sua nota final!

Objetivamente intitulada “Sua Nota no Enem”, a plataforma é acessível por qualquer navegador online e vale-se do método da Teoria de Resposta ao Item (TRI) para atribuir um valor ao seu desempenho. O funcionamento é simples: você acessa o site, preenche um formulário de identificação e fornece as suas respostas. Com isso, o sistema vai calcular variáveis como dificuldade da questão, questões acertadas “no chute” e coerência e argumentação na parte dissertativa.

Canaltech

Opinião

Tecnologia e neurociência em prol da equidade e personalização da educação

A aprendizagem é um processo único e individual cada vez mais estudada à luz da Neurociência. Esse campo de pesquisa relacionado ao sistema nervoso comprova a ineficiência de um processo padrão de aprendizagem por justamente cada pessoa ter um modo diferente de adquirir conhecimento. Dada essa particularidade, como então ensinar de forma eficiente ao considerar a diversidade cognitiva encontrada em uma turma de alunos?

Canaltech

Ensino Superior

Presidente da Capes quer reajustar bolsas de doutorado em 2020

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) quer reajustar as bolsas de doutorado no próximo ano. A medida dependerá de disponibilidade orçamentária, mas segundo o presidente da fundação – que é ligada ao Ministério da Educação (MEC) –, Anderson Ribeiro Correia, a questão “está na pauta”.

EBC

Outras do dia

Fenômeno k-pop impulsiona ensino de coreano em escolas públicas do Rio

Não é exagero relacionar o crescimento da oferta ao sucesso do k-pop, o fenômeno da música pop coreana. Isso porque, para o curso existir, o interesse dos alunos é determinante: uma turma só abre se os alunos se inscreverem e, além disso, é necessário apresentar relatórios de presença e de desempenho para o Consulado Coreano de São Paulo -- já que o Rio não tem representação do país

G1