segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Notícias de Educação - 18/nov/2019

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Separe os conceitos verdadeiros dos mitos que rondam a neurociência aplicada à educação

Descobertas da neurociência sobre o desenvolvimento cognitivo abriram um campo enorme para a criação de estratégias educacionais inovadoras, mas também uma zona nebulosa de interpretações simplistas, exageradas ou mesmo falsas.
São os chamados neuromitos, conceitos distorcidos de neurociências e suas supostas aplicações cotidianas, que não contam com qualquer comprovação científica.

Folha de São Paulo

Achados da neurociência podem ajudar no aprendizado

Escolas devem levar em conta situações capazes de alterar a capacidade do cérebro dos estudantes
A neurociência não tem receita pronta para salvar a educação, mas sua compreensão dos mecanismos biológicos pelos quais o ambiente modifica o cérebro pode incrementar a capacidade de aprendizagem. Aulas que começam muito cedo (quando os jovens estão caindo de sono), fatores socioeconômicos e falta de atividade física, por exemplo, estão entre os fatores que provocam alterações cerebrais e dificultam a cognição.

Folha de São Paulo

Como a pesquisa científica transformou a educação ao longo do tempo?

Os conhecimentos gerados nos laboratórios de pesquisa chegam mais cedo ou mais tarde aos livros didáticos e às salas de aula. Ou seja, a pesquisa científica gera conteúdos que influenciam o que aprendemos na escola.
Porém, uma outra maneira de se considerar o impacto da ciência na educação seria o de pensarmos em como a ciência influenciou o modo com que aprendemos ou somos ensinados. E a resposta é: ainda muito pouco. Ou pelo menos não em grande escala e ao alcance de todos.

Folha de São Paulo

Países desenvolvidos têm alunos bons em matemática, diz pesquisadora

Ensinar matemática é até mais importante do que alfabetizar. Nos primeiros anos de vida, a construção de conhecimento matemático ajuda na aquisição de linguagem. Na adolescência, quem é bom em matemática tem a sua disposição uma gama muito maior de carreiras profissionais para escolher. Na fase adulta, saberá gerenciar melhor suas próprias finanças. Resultado: países que investem no ensino de matemática são mais desenvolvidos e contam com cidadãos mais instruídos e com renda mais alta.

Gazeta do Povo

Educação física extrapola limites da quadra e deixa de ser mero 'rola bola'

Diversificação de modalidades ajuda a desenvolver cognição e gosto pela prática de esportes
Estudos recentes mostram que a prática de exercícios físicos melhora diferentes aspectos da cognição, caso da memória e do aprendizado. Ao mesmo tempo, a educação física ainda é vista, muitas vezes, como uma disciplina menos importante do currículo escolar.

Folha de São Paulo

Dicas

Com Unesco, Twitter lança guia sobre alfabetização midiática para educadores

Documento mostra como a rede social pode ser usada em sala de aula
Em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), o Twitter montou o Ensinar e Aprender com o Twitter, guia que tem como objetivo ajudar educadores a capacitarem os alunos com as habilidades de alfabetização midiática, contribuindo para o uso responsável das ferramentas que a rede social apresenta.

Estado de Minas

Projetos

Conheça os projetos de professores vencedores do Desafio Inova Escola

Conectados à realidade da escola, aos interesses dos alunos e prontos para sair do papel e virar realidade. Assim são os projetos de cinco escolas públicas anunciados nesta quarta-feira (13) como vencedores do Desafio Inova Escola, iniciativa da Fundação Telefônica Vivo.

Porvir

Gestão

PEC de Guedes desobriga poder público de construir escolas

Objetivo é ampliar rede privada; outro item retira do Orçamento função de reduzir desigualdade regional
Proposta apresentada pelo governo Jair Bolsonaro desobriga o poder público de expandir sua rede de escolas em regiões com carência de vagas para alunos. Com a mudança, a equipe econômica quer ampliar a participação do ensino privado no país.

Folha de São Paulo

Escolas públicas sofrem com baixa qualidade do ensino de inglês

O uso do inglês como prática social – aquela aplicada a necessidades básicas de comunicação, como se apresentar, pedir produtos em uma loja ou manter uma conversa curta – ainda não é o foco principal do ensino da língua estrangeira na rede pública, de acordo com a pesquisa divulgada pela agência do governo britânico British Council.

EBC

DF: Gasto com transporte escolar supera verba para construir colégios

O Distrito Federal tem, atualmente, déficit de 180 escolas públicas e de 94 creches, segundo a Secretaria de Educação. A situação cria um duplo problema: além de milhares de alunos encontrarem dificuldades em se matricular nos centros de ensino mais próximos de onde moram, o Estado acaba arcando com os custos do transporte escolar.

Metropoles

Inclusão

Jovens fora da escola perdem o estímulo para voltar a estudar, afirma especialista

Meninos negros, de 10 a 19 anos, e que moram em áreas periféricas da cidade são os mais vulneráveis à evasão escolar
Quanto mais tempo a criança fica longe da escola, menos interesse ela tem de voltar a estudar. E isso também aumenta os riscos de ficar exposta a situações de vulnerabilidade e diminui as perspectivas de ela desempenhar um papel produtivo na sociedade.

Época Negócios

Alunos de nível médio de baixa renda podem estudar nos Estados Unidos

O Programa Oportunidades Acadêmicas, oferecido há 13 anos pelo EducationUSA, órgão oficial do governo norte-americano para a realização de cursos de graduação nos Estados Unidos, abre inscrições no próximo dia 19 para estudantes brasileiros do ensino médio que desejam estudar naquele país. As inscrições se encerrarão no dia 13 de janeiro de 2020. O programa é exclusivo para estudantes de baixa renda, sem condições financeiras para ingressar em universidades americanas,

EBC

EAD

'O desafio do EAD é garantir que tudo o que está no papel ocorre'

Em 2018, pela primeira vez o total de vagas ofertadas no ensino superior a distância ultrapassou as oferecidas na modalidade presencial.
Se, por um lado, a pulverização do ensino a distância diminuiu o preconceito contra a modalidade e possibilitou que muita gente conseguisse incluir o estudo na rotina puxada, por outro alguns processos têm de continuar a ser aperfeiçoados, casos da avaliação dos cursos e da oferta de materiais com linguagem e formatos adequados.

Terra

Ensino Superior

“As universidades geram receita própria, mas o governo se apropria dela”

Apesar de viver no aperto, a universidade tem mecanismos de geração de receita própria, mas boa parte dos recursos acaba apropriada pelo Tesouro. É por isso que, em sua luta por maior autonomia financeira e administrativa, Márcia Abrahão dá pouca importância aos ataques do ministro falastrão. “Embora não tenha nada contra ele, até porque mal o conheço, Weintraub tem preconceito em relação às universidades públicas, parece conhecer pouco dessas instituições”, diz. “Eu, inclusive, o convidei para conhecer a UnB. Isso o teria poupado de declarações constrangedoras, por falta de conhecimento.”

Carta Capital

Em todas as áreas, carreiras do futuro exigem domínio digital

De saúde a serviços legais e financeiros, profissões vão se distanciar das formas tradicionais de trabalho
Para atrair novos estudantes, as instituições de ensino costumam ressaltar os títulos acadêmicos de seus professores, o programa de disciplinas, a infraestrutura de ponta disponível para os alunos e a localização privilegiada de suas instalações. Com as mudanças aceleradas no mercado de trabalho, um outro atributo começou a constar da lista de diferenciais das instituições: oferecer cursos que valham como passaporte para as profissões do futuro.

Terra

Programa vai beneficiar cursos de pós-graduação emergentes

A CAPES deverá implantar, em parceria com as fundações estaduais de pesquisa, uma iniciativa de apoio financeiro aos programas de pós-graduação emergentes, que estão fase inicial, valorizando áreas estratégicas e regiões como a Norte e Centro-Oeste.

Capes

Unesp rompe com divisão entre disciplinas em prova vista como inovadora

A Unesp (Universidade Estadual Paulista) realizou hoje seu vestibular e, segundo especialistas em educação, se destacou por investir em questões que envolviam várias disciplinas na mesma pergunta, valorizando o aluno que entendeu conceitos.

Uol

Negócios

Gigantes do setor de Educação investem em aquisições para melhorar resultados

O lucro de grande parte das empresas de educação registrou queda no terceiro trimestre de 2019, mas muitas conseguiram elevar a sua base de alunos e a captação de novos estudantes, com destaque para o ensino à distância (EAD). A Yduqs (Ex-Estácio de Sá) e a Ser Educacional, por exemplo, informaram que tiveram recorde em sua captação de alunos nos balanços divulgados nos últimos dias.

Investing

Eventos

Professor usa realidade aumentada e recebe prêmio Paulo Freire: 'Fui da periferia e cria da escola pública, com orgulho!'

Uma aula de olhares curiosos, atentos e de sorriso aberto para a aprendizagem. O uso de realidade aumentada (AR, sigla em Inglês) deu aquele toque a mais nas aulas de geografia do 6º ano da Escola Municipal Victor Sence, em Conceição de Macabu, no Norte Fluminense.
Pela ação pedagógica diferenciada, o professor Renato Batista da Conceição, de 30 anos, foi um dos contemplados pelo Prêmio Paulo Freire, da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), na noite de quinta-feira (14).

G1

Policiais e jurídicas

CNMP vai investigar iniciativa de promotora que instituiu cardápio vegano em escolas na Bahia

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) decidiu investigar o programa Escola Sustentável, criado pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) e que prevê a adoção de cardápios veganos em escolas municipais do estado. A iniciativa, capitaneada pela promotora Letícia Baird, está gradativamente retirando a proteína animal e substituindo pela vegetal – atualmente, 40% do cardápio já é vegano. O argumento é de que a medida trará benefícios à saúde dos alunos de 154 escolas em quatro municípios que já aderiram ao programa – Serrinha, Teofilância, Biritinga e Barrocas, todas cidades debaixo IDH no sertão baiano. Além disso, o MP estadual sustenta que a medida trará economia aos cofres públicos.

Gazeta do Povo

Polêmicas

Bolsonaro comemora realização do Enem sem menção à ditadura: 'Nunca houve'

O presidente Jair Bolsonaro comemorou a realização "sem problemas" do segundo dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), apesar de ter ressaltado que, para grande parte da prova, "nós tivemos que usar coisas previstas dos governos anteriores". "A imprensa veio reclamar que não houve questão sobre ditadura. Parabéns, imprensa! Nunca houve ditadura no Brasil. Que ditadura foi essa que, sem querer polemizar, você tinha direito de ir e vir, liberdade de expressão, e votava? Querem chamar de ditadura, podem continuar chamando", disse em sua transmissão ao vivo semanal no Facebook.

O Estado de São Paulo