quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Notícias de Educação - 14/nov/2019

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Escola em tempo integral faz diferença no desempenho escolar?

As evidências sugerem que o tempo gasto pelo professor em tarefas de ensino tem forte correlação com o desempenho dos alunos. Portanto, a suspeita de que um maior número de horas de funcionamento da escola levaria a melhor desempenho tem fundamento, desde que esse tempo seja gasto em tarefas relevantes para o ensino. Mas, como veremos, as coisas não se passam bem assim.

Veja

Como discutir polarização política na escola?

O ambiente escolar deve considerar todos os elementos novos – bolha informacional, polarização e outros – na hora de construir, no projeto pedagógico da unidade de ensino, ações e projetos que prezem pela diversidade e pluralidade de ideias.

Folha de São Paulo

Práticas inovadoras são esquecidas e depois reinventadas como novidades

Ideia de protagonismo dos alunos tem mais de cem anos, afirma consultor pedagógico
A experimentação de práticas inovadoras é um dos pilares da história da educação, mas não é incomum que parte delas seja esquecida e posteriormente reinventada, como se fosse novidade.

Folha de São Paulo

O que os pais precisam saber sobre educação bilíngue

O que poucos sabem é que o ensino bilíngue contribui para aumentar a capacidade de concentração do aluno, o senso de organização e melhora o desenvolvimento de habilidades cognitivas relacionadas à escrita, à fala e à leitura. A seguir, os especialistas do Pueri Bilíngue Candanguinho explicam tudo o que os pais precisam saber sobre esta alternativa de aprendizado.

Terra

Projetos

Como aprender matemática, geografia e física ao brincar de pipa

Muitos anos se passaram, e empinar pipa virou uma brincadeira popular entre crianças e jovens. Mas para aqueles que estudam na Escola Municipal Cristo Rei, em Macatuba (SP), a 300 quilômetros da capital, a brincadeira foi além: tornou-se uma forma de aprender.

Desafios da Educação

Gestão

PBH vai abrir cinco mil vagas de escola integral em 2020; interessados já podem se cadastrar

Quadra de esportes, ginásio poliesportivo, academia para dança, música, artes marciais, salas multiuso, bibliotecas, parquinhos, banheiros e novas salas de aula estão sendo incluídos em 60 escolas municipais de Belo Horizonte, que serão responsáveis por receber as cinco mil novas crianças atendidas pela rede de escolas integrais a partir de 2020. O número foi divulgado nesta quarta-feira (13) pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), mesmo dia em que foram abertas as inscrições para pais interessados nas vagas

Hoje em Dia

Profissionais da Educação

Estratégias para melhorar a formação dos professores no Brasil

É sabido por todos que não teremos uma transformação em nosso país se não investirmos pesado na educação. E também não teremos uma boa educação se não investirmos nos professores. Se desejamos ter bons professores em sala de aula temos que investir e avançar em muitas questões, a começar pela valorização da categoria, atratividade na carreira, melhor remuneração, entre outros aspectos. Mas, associado a todos esses problemas, temos a questão da formação, considerada por muitos pesquisadores e estudiosos da área como um dos principais gargalos da educação brasileira.

Gazeta do Povo

SP: Sem reajuste previsto para este ano, Doria propõe novo plano de carreira para professores

O governador de São Paulo, João Doria, apresentou nessa quarta-feira, 13, um novo plano de carreira para os professores, com previsão de aumentar o piso salarial dos docentes em 54% nos próximos quatro anos. Atualmente, os ingressantes na rede estadual de ensino ganham R$ 2.585. Com a nova proposta o vencimento passaria a ser R$ 4.000 em 2022.

Terra

Doria prevê aumentos na forma de subsídios em reestruturação da carreira de professor

Folha de São Paulo

Inclusão

MG: Escolas não podem rejeitar alunos, garante documento

O Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), a Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPMG) e a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) publicaram um documento de “Recomendação Conjunta” a todas as escolas da rede particular de ensino de Belo Horizonte sobre a rejeição de matrículas de alunos com algum tipo de deficiência ou transtorno de desenvolvimento, como o autismo.

O Tempo

Estatística, pesquisas e estudos

Indicadores sociais melhoram, mas educação ainda é desigual

Estudo do IBGE compara dados de 2016 e 2018 e mostra que houve avanço, no entanto, população mais vulnerável ainda sofre com analfabetismo
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulga nesta quarta-feira (13) "Desigualdades Sociais por Cor ou Raça". O estudo aponta que os indicadores sociais apresentaram uma pequena melhora entre 2016 e 2018, no entanto, o acesso à educação ainda é desigual.

R7

Pela 1ª vez, pretos e pardos são mais da metade dos universitários da rede pública, diz IBGE

Pela primeira vez, a população que se declara de cor preta ou parda passou a representar mais da metade – o número exato é 50,3% – dos estudantes de ensino superior da rede pública, de acordo com a pesquisa Desigualdades Sociais por Cor ou Raça Brasil.

G1

Presença de negros avança nas instituições públicas, mas ainda há gargalos

Hoje em Dia

Avaliação

Gabarito do Enem 2019 é divulgado

O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 foi divulgado na tarde desta quarta-feira (13) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os cadernos de prova também foram divulgados.

G1

Negócios

Ser Educacional avalia entrada na educação básica e expansão em cursos livres

Janguiê Diniz afirma, em entrevista ao infoMoney, que os estudos fazem parte da "transformação digital" que a Ser vem fazendo
O grupo Ser Educacional (SEER3) estuda entrar em novos segmentos, como o de educação básica, e ainda avançar nos chamados cursos livres (cursos não regulamentados pelo Ministério da Educação).

infoMoney

Ânima Educação faz acordo com Unisul, poderá assumir universidade em 2021

A Ânima Educação informou nesta quarta-feira acordo de parceria com a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) que prevê opção para a assumir administração da instituição catarinense em janeiro de 2021.

Extra