sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Notícias de Educação - 22/nov/2019

Clipping Focando Educação

Projetos

Escolas da rede estadual de SP terão disciplina sobre fake news

As escolas estaduais de São Paulo vão ensinar os alunos a identificar fake news. A nova disciplina, que será eletiva, começa no ano que vem do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e no ensino médio. Pesquisas mostram que estudantes mal conseguem diferenciar um conteúdo patrocinado de uma reportagem.

Terra

Jogo de tabuleiro aproxima estudantes de patrimônio histórico em SC

Estudantes desenharam mapa geográfico da cidade e produziram réplicas de monumentos históricos para trabalhar cultura, memória e identidade

Porvir

Gestão

Mensalidade de colégios particulares de SP deve aumentar de 3% a 6%, diz sindicato

Desde 2015, os aumentos calculados pelo sindicato ficam acima da inflação. O acumulado dos últimos 12 meses, segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), chegou a 2,6% e o mercado financeiro projeta terminar o ano com índice de 3,31%. De acordo com o sindicato, os colégios afirmam que os aumentos têm ficado acima da taxa inflacionária, principalmente, pela necessidade de investimento em tecnologia na área educacional.

Terra

Bolsonaro vai trocar ministros da Educação, Turismo e Casa Civil, diz site

Um dia após afirmar que não iria mudar, "por enquanto", o ministro da Educação, cargo hoje ocupado por Abraham Weintraub, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) teria decidido não só tirá-lo do cargo, como também demitir os ministros da Casa Civil, Onyx Lorenzoni; e do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio. A informação exclusiva é do site jornalístico Vortex Media.

Correio

Uma em cada dez cidades brasileiras quer escola cívico-militar

Dos 5570 municípios brasileiros, 643 procuraram o Ministério da Educação (MEC) interessados em sediar escolas cívico-militares. A maior parte dos pedidos, 290, foi registrada no Nordeste. Do restante, 215 são de prefeituras do Sudeste, 54 do Sul, 46 do Norte e 38 do Centro-Oeste.

Gazeta do Povo

Escolas cívico-militares estarão em 23 estados e no Distrito Federal em 2020

MEC

O plano do governo federal para inaugurar 216 escolas militares

Desafios da Educação

Mais da metade do orçamento de escolas cívico-militares em 2020 vai pagar oficiais da reserva

Folha de São Paulo

Escolas mineiras participantes do modelo cívico-militar têm baixo desempenho no Ideb

Hoje em Dia

Como unir o melhor da escola tradicional com as inovações?

A escolha da instituição de ensino mais adequada pode gerar muita dúvida e angústia. Entre uma escola tradicional e modelos de ensino com novas práticas pedagógicas, é essencial compreender quais são as diferenças para, assim, realizar uma escolha mais consciente.

MSN

RJ: Secretaria de Educação terá protocolo para escolas com muitas reprovações

A Secretaria estadual de Educação constatou um alto índice de reprovação nas escolas da rede — em especial, na Zona Norte. Dos 98 colégios da região, 92 têm ao menos uma turma com metade dos alunos reprovados.
Para enfrentar o antigo drama dos estudantes que não conseguem avançar nos estudos, o secretário Pedro Fernandes vai lançar um protocolo com procedimentos de urgência.

Extra

Comissão de Educação da ALMG debate municipalização de escolas com secretária de Estado

O processo de municipalização de escolas estaduais, ou seja, a transferência de alunos para a rede de ensino mantida pelas prefeituras, pautou audiências públicas da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) este semestre. Nesta sexta-feira (22), o assunto será discutido em visita à Secretaria de Estado de Educação

De Fato

Profissionais da Educação

Formação docente deverá ser alterada em 2020

Um novo direcionamento para a formação do professor brasileiro será adotado a partir de 2020. Anunciado em setembro pelo secretário de Educação Básica, Janio Endo Macedo, o programa Forma Brasil Docente deverá ser aprovado pelo CNE (Conselho Nacional de Educação) e homologado pelo MEC (Ministério da Educação) antes de entrar em vigor.

Desafios da Educação

Artigo: Formar professores para a prática profissional

Folha de São Paulo

RS: Não podemos ficar esperando o fim da greve, diz secretário da Educação sobre unificação do calendário escolar

No quarto dia de greve dos professores da rede estadual de ensino, o secretário da Educação, Faisal Karam, destacou, em entrevista ao Gaúcha Atualidade, que as ações do governo devem continuar independente da situação "pontual" da categoria. O secretário assina na manhã nesta quinta-feira (21), no Palácio Pirati, um acordo que prevê a unificação do calendário escolar entre as redes municipais e estaduais a partir de 2020.

Zero Hora

Inclusão

UEM aprova cotas para negros em seus Vestibulares

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) aprovou as cotas para negros (pretos e pardos, segundo o IBGE) para seus vestibulares. A reserva de vagas foi aprovada no Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, em votação da reunião plenária do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP).

Brasil Escola

Leis e políticas

CCJ aprova inclusão de tema da violência contra a mulher no currículo escolar

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou em caráter conclusivo proposta que prevê a inclusão de conteúdos relativos à prevenção de todas as formas de violência contra a mulher como temas transversais nos currículos da educação infantil e dos ensino fundamental e médio.

Câmara

Projeto quer regulamentar educação domiciliar em Mato Grosso

O Projeto de Lei n° 1202/2019, que tramita na Assembleia Legislativa, busca pôr em prática e legalizar a educação domiciliar para crianças e adolescentes no estado de Mato Grosso. A prática é conhecida mundialmente como “homeschooling”, já é uma realidade no país e tem encontrado cada vez mais adeptos desse sistema, sendo ela uma alternativa à escolaridade tradicional e possibilita aos pais e responsáveis educarem os filhos em casa.

Cenário MT

Opinião

Pode isso, Damares!?

Governo se coloca tranquilamente no papel de quem pode impor o que uma criança deve aprender na escola
Cá estamos de volta às bizarrices da censura com esse governo que mais parece uma novela de Dias Gomes. A escalada censória avançou nesta semana com o anúncio de um órgão de monitoramento das escolas, que irá analisar o conteúdo de materiais didáticos e receber denúncias contra professores que “atentem contra a moral, a religião e a ética das famílias”.

Folha de São Paulo

Eventos

Cinco professores da USP estão entre os mais influentes do mundo

Cinco professores da USP (Universidade de São Paulo) estão entre os mais influentes do mundo, segundo a consultoria britânica Clarivate Analytics.

R7