segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Notícias de Educação - 25/nov/2019

Clipping Focando Educação

Nossa palavra

20 anos de clipping!

No dia 25 de novembro de 1999 o 1º clipping foi enviado a algumas escolas que perguntavam sobre regras para mensalidades escolares. E no dia seguinte, e no outro... Tornou-se regular! Foi da AEC, foi da RCE, foi do Sieeesp. Hoje é o "Focando Educação".
Agradecemos aos que continuam conosco!

Focando Educação

Sala de aula

Como a empatia impacta a dinâmica das atividades em sala de aula

Pesquisas mostram que a empatia é fundamental para que as boas práticas decolem e realizem mudanças realmente transformadora
Associado ao universo de interfaces e possibilidades oferecidas pelo mundo digital, a educação sofre pressão por todos os lados para se ressignificar como práxis, isto é, como caminho para formação de cidadãos ativos, conscientes e felizes no mundo.

Porvir

Crianças finlandesas em idade escolar decidem como e o que aprendem

Novo currículo deste país muito bem colocado no PISA insiste que os alunos são responsáveis por seu progresso. Tanta autonomia preocupa um pouco as famílias
Em finlandês, os verbos não se conjugam no futuro, o que dá uma ideia de sua atitude em relação à vida. Seu lema é “Eu posso fazer e vou fazer”. Como o finlandês é um povo resistente, o país foi primeiramente dominado durante 650 anos pelos suecos e depois 110 pelos russos. Seus habitantes internalizaram que devem ser autossuficientes e as crianças em idade escolar o são graças a um modelo com quase nenhuma lição de casa e avaliações —invejado por seus brilhantes resultados acadêmicos— que passam por uma constante transformação e que agora lhes dá mais poder na sala de aula e responsabilidade em sua progressão educacional. Elas decidem o que querem aprender e como.

El País

Ensino bilíngue: como funciona a grade curricular nos EUA

Investir em ensino bilíngue é uma excelente maneira de o aluno ter a oportunidade de se desenvolver acima da média e de criar um diferencial pessoal desde o ensino básico. Essa afirmação é ainda mais verdadeira se você escolher uma escola de educação bilíngue, onde, além de ter aulas em inglês, as crianças também seguem a grade curricular americana.

MSN

"É preciso repensar a infância", defende educadora Ute Craemer, difusora da pedagogia Waldorf

Nascida na Alemanha e vivendo há 50 anos no Brasil, pesquisadora prega que crianças devem criar resiliência, serem protegidas mas também terem as suas liberdades
Há mais de cinco décadas vivendo e trabalhando no Brasil, a educadora comunitária Ute Craemer, adepta e evangelista da pedagogia Waldorf, que prega, entre outras questões, a vivência precedendo a teoria, a professora faz parte da direção da Sociedade Antroposófica no Brasil e participou ativamente dos movimentos da Aliança pela Infância e pela Humanização do Social.

Zero Hora

Gestão

Qual o segredo do estado com o melhor ensino médio do Brasil

Em 2011, o ensino médio do Espírito Santo estava apenas na 14ª colocação no ranking estadual. A taxa de abandono despencou de 8.761 alunos, em 2014, para 3.266, em 2017. E a reprovação caiu de mais de 20 mil alunos por ano, em 2014, para cerca de 13 mil, três anos depois. O que mudou?
“É fundamental que haja continuidade de políticas públicas. Aqui há uma continuidade, em que pese as diferenças políticas desse ou daquele gestor”

Gazeta do Povo

Bolsonaro diz que não vai trocar ministros e elogia educação e economia

Com ironia, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse hoje que não vai trocar seus ministros Onyx Lorenzoni (Casa Civil), Abraham Weintraub (Educação) e Marcelo Álvaro (Turismo) —este último denunciado por desvio de dinheiro nas eleições de 2018. Ontem, o site Vortex afirmou que Bolsonaro havia decidido fazer a troca, mas ainda não havia definido a data.

Uol

Defesa e Educação recebem maior parte dos R$ 14 bi liberados para gastos no orçamento

Desbloqueio foi anunciado na semana passada e detalhamento foi feito somente nesta sexta-feira. Arrecadação extra com o megaleilão de petróleo permitiu liberação.
Os Ministérios da Defesa e da Educação receberam a maior parte dos R$ 14 bilhões desbloqueados pelo governo federal na semana passada. O detalhamento foi feito nesta sexta-feira (22) pelo Ministério da Economia.

G1

Educação do RN usa Inteligência Artificial para combater a evasão escolar

O cenário de abandono escolar é preocupante em todo Brasil e não é diferente no Rio Grande do Norte. De acordo com a Secretária de Estado da Educação e da Cultura (SEEC), no Ensino Médio o índice de evasão escolar chegou aos 11,6% no ano passado. Para enfrentar o problema, a Secretaria tem uma forma inovadora: usar a inteligência artificial para revelar que estudantes possuem risco de evasão antes que ela ocorra.

No Ar

SP: Gasto de saúde sobe além do mínimo e ameaça verba municipal de educação

Os gastos municipais em saúde superam por margem considerável o mínimo obrigatório por lei nas capitais do país. Já em educação, as despesas ficam muito próximas do piso determinado pela Constituição.
Para especialistas, o quadro sugere que o ensino público deve perder recursos para o SUS caso seja aprovado no Congresso o pacote de medidas econômicas proposto pelo ministro Paulo Guedes (Economia).

Folha de São Paulo

Profissionais da Educação

PR: Professores e funcionários da Educação decidem entrar em greve a partir do dia 02 de dezembro

Em uma reunião realizada neste sábado na sede da APP Sindicato, em Curitiba, professores e funcionários que atuam na Educação decidiram entrar em greve a partir do próximo dia 02 de dezembro. Eles são contra a proposta apresentada pelo Governador Ratinho Júnior sobre a reforma da previdência.

CGN

Professores da rede municipal aceitam reajuste de 7,2% e encerram greve em Belo Horizonte

Em assembleia realizada na tarde desta sexta-feira (22), os professores da rede municipal de Belo Horizonte decidiram acabar com a greve, iniciada há 17 dias. As aulas serão retomadas na próxima segunda-feira (25).
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (Sind-Rede), a categoria aceitou a proposta de reajuste salarial, de 7,2%, oferecida pela Prefeitura de Belo Horizonte, incluindo aposentados e pensionistas.

Hoje em Dia

Leis e políticas

Comissão aprova projeto que regulamenta avaliação da educação básica

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Sinaeb) será aplicado nos moldes do que existe para o ensino superior. Ele avaliará o desempenho escolar e institucional e fornecerá subsídios para políticas públicas no segmento. Os alunos da educação básica terão que participar de avaliações nacionais. Para a educação infantil, haverá processos próprios de avaliação de qualidade.

Câmara

GO: Governo apresenta nova PEC da Educação que retira destinação constitucional à UEG

O governo estadual apresentou na Assembleia Legislativa uma nova Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para mudar a contabilidade do orçamento para a Educação. O texto, apresentado pelo líder do Governo na Casa, Bruno Peixoto (MDB), altera o artigo 158 da Constituição Estadual prevendo que o Estado deve aplicar no mínimo 25% de sua receita para o setor.

Sagres

Deputado de MT apresenta projeto para regulamentar educação domiciliar de crianças e adolescentes

A prática é conhecida mundialmente como “homeschooling” e, segundo enfatiza o parlamentar, já é uma realidade no país e tem encontrado cada vez mais adeptos desse sistema, sendo ela uma alternativa à escolaridade tradicional e possibilitando aos pais e responsáveis educarem os filhos em casa.

G1

Estatística, pesquisas e estudos

Pesquisa aponta que maioria dos professores não domina o inglês

A língua inglesa está presente nas escolas brasileiras, mas na prática, poucos estudantes realmente aprendem a língua e, sem apoio de cursos de idiomas, a fluência é um sonho distante. Para tentar entender onde estão as falhas desse processo, o British Council apresenta o estudo Políticas Públicas para o Ensino do Inglês.

R7

Avaliação

Termina exame com 89,6% de participantes presentes; dia 27 saem gabaritos de questões objetivas

As provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019 terminaram nos 1.217 locais de aplicação, em 1.063 municípios de todo o país. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) registrou o comparecimento de 390.365 participantes, correspondente a 89,6% dos estudantes habilitados. Serão avaliados cerca de 9 mil cursos de 29 graduações ofertadas por 1.953 instituições de educação superior. Durante a realização do exame, 179 participantes foram eliminados por descumprirem regras do edital do Enade.

Inep

Fuvest 2020 mantém prova vista como conteudista e cobra questões do momento

A prova da primeira fase do vestibular da Fuvest, o maior do país, aconteceu no último domingo (24). Segundo professores de cursinhos ouvidos pelo UOL, o exame que seleciona para a Universidade de São Paulo (USP) manteve um nível de exigência elevado, com questões de múltipla escolha bem elaboradas, interdisciplinares e que exigem do candidato o conhecimento sobre conteúdos tradicionais do ensino médio. O exame trouxe temas discutidos atualmente como fake news, leis trabalhistas, terraplanismo e as queimadas na Amazônia.

Uol

Queimadas na Amazônia, Museu Nacional e interdisciplinaridade marcam Fuvest

O Estado de São Paulo

Técnico e Profissionalizante / Executiva

SP: Doria anuncia parceria para levar computação em nuvem a Etecs e Fatecs

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta sexta-feira (22), uma parceria com a empresa Amazon para ensino de computação em nuvem nas Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo (Etecs) e as Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs), que fazem parte do Centro Paula Souza.

iG

Opinião

Novas diretrizes para a formação de professores

Trata-se de um tema estratégico para a melhora da qualidade da educação básica no país, pois, dentre os vários fatores que podem contribuir para isso, a qualidade do professor, segundo pesquisas e estudos científicos, é o mais determinante.

Folha de São Paulo

A educação integral

Na maior parte dos países que eu conheço, o ensino integral é a regra; escolas de meio período são exceção. Na América do Sul, particularmente no Brasil, é o contrário.

O Estado de São Paulo

Negócios

Vasta Educação pretende levantar R$ 1,5 bi em IPO

A Vasta Educação - subsidiária da Cogna (ex-Kroton) que produz conteúdo didático e oferece serviços educacionais para colégios - pretende levantar pelo menos R$ 1,5 bilhão numa oferta inicial de ações (IPO) na Nasdaq, no início do próximo ano.

Valor

Eventos

Novo Fundeb será discutido em audiência pública na Comissão de Educação

A Comissão de Educação promove na quarta-feira (27) uma audiência pública sobre o Dia Nacional de Mobilização pelo Novo Fundeb, um movimento coordenado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). A reunião será às 14h30 na sala 15 da Ala Alexandre Costa.

Senado

Estudantes de todo o país serão jovens senadores por uma semana

Os 27 estudantes, um de cada estado e do Distrito Federal, classificados para o Projeto Jovem Senador 2019, chegam a Brasília na segunda-feira (25). Eles tomarão posse para um “mandato” de uma semana. Nesse período, vão conhecer o Senado, debater em comissões e apresentar e votar sugestões legislativas que poderão ser transformadas em projetos de leis, se acolhidas pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

Senado

Policiais e jurídicas

Ministro diz que há plantações de maconha em universidades; reitores criticam ataques e retórica agressiva

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse em entrevista ao "Jornal da Cidade" que as universidades são "madraças de doutrinação" e "tem plantações extensivas" de maconha, além de os laboratórios de química estarem desenvolvendo droga sintética, a metanfetamina. No trecho da entrevista já divulgado, ele não deu detalhes sobre as acusações.

G1

Reitores das universidades federais querem processar ministro da Educação

O Globo

UnB rebate ministro da Educação e desmente plantação de maconha no campus

Uol

Comissão de ética apurará nomeação de advogada no MEC

Posto é alvo de assédio do setor privado por cuidar de autorizações para novos cursos
A Comissão de Ética Pública da Presidência da República vai apurar a nomeação, no Ministério da Educação, de uma advogada que até recentemente defendia empresas de educação superior.

Folha de São Paulo

Outras do dia

Após xingar mãe de internauta, ministro da Educação de Bolsonaro é denunciado à Comissão de Ética

O ministro da Educação de Jair Bolsonaro, Abraham Weintraub, foi denunciado à Comissão de Ética da Presidência da República em razão da série de ataques que desfere em seu perfil no Twitter.

Yahoo