quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Notícias de Educação - 27/nov/2019

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Fanshawe College lança novo conceito em educação

O Fanshawe College tem grandes planos para 2020, quando pretende inaugurar uma Vila da Inovação em seu campus de London, Ontário — onde alunos serão estimulados a manter a mente aberta e fazer as coisas de uma forma diferente, apresentando soluções atípicas.

Oi Canadá

Projetos

Artes plásticas e tecnologia usadas a serviço da Educação

Crianças de 12 anos dos bairros de Pirituba e do Bom Retiro, em São Paulo, participam do Óculos da Alegria — Atelier Maker, projeto que trabalha com arte e com tecnologia. De outubro para cá, 120 meninos e meninas participaram de 64 oficinas gratuitas de artes plásticas e robótica.
Os jovens aprendizes são convidados a olhar atentamente ao bairro onde vivem ou estudam. A ideia é estimular não apenas a observação, como a criatividade.

R7

Gestão

Por que cidades pequenas têm o melhor desempenho em educação

Em primeiro lugar, as cidades mais bem colocadas no ranking do Ideb são pequenas. É fácil explicar o desempenho individual mais alto das cidades menores. “Muitos dos bons casos estão em cidades pequenas porque é mais difícil administrar uma rede maior, com grandes diferenças de desempenho entre as escolas”, afirma Cláudia Costin, diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da FGV/EBAPE.

Gazeta do Povo

Análise de dados pode ajudar a melhorar educação, dizem especialistas

A coleta e a análise de dados se tornaram uma realidade não somente na economia, mas em diversas áreas. Para especialistas, também na educação, esse tipo de prática pode contribuir para identificar problemas e orientar a ação de gestores, profissionais e governantes tanto na administração escolar quanto na elaboração de políticas públicas.

EBC

Inadimplência na educação privada volta a subir

A inadimplência nas instituições de ensino privadas subiu no primeiro semestre do ano: 5,9% nos ensinos Infantil, Fundamental e Médio, e 4,9% no Superior. Segundo pesquisa da empresa Serasa Experian, no acumulado entre janeiro de 2014 e junho de 2019, o total de negativações nos três níveis chega a 20,8% maior de quando o indicador foi iniciado. Universitários têm maior porcentagem de dívidas não pagas: 47,2%.

Destak

DF: Diretor e vice de escolas públicas serão escolhidos em votação nesta quarta

Conhecer propostas, avaliar o passado e as projeções e, ao final, definir os representantes de uma parte importante do próprio futuro. Esse cenário, possível apenas na democracia, ensina e cria responsabilidades importantes para qualquer sociedade. Alunos da rede pública do Distrito Federal farão parte disso nesta quarta-feira (27/11), quando se juntam aos pais e servidores na votação para diretor e vice das instituições de ensino.

Correio Braziliense

Profissionais da Educação

Professores de SP aprovam paralisação contra Previdência e novo plano de carreira docente de Doria

Os professores da rede estadual de São Paulo aprovaram nesta terça-feira, 26, fazer paralisações nas próximas semanas contra as propostas do governador João Doria (PSDB) de Reforma da Previdência e um novo plano de carreira docente. A decisão foi aprovada em assembleia da Apeoesp, principal sindicato da categoria.

O Estado de São Paulo

Leis e políticas

Papa pede que grandes progressos tecnológicos sirvam a uma educação mais humana

Nesta terça-feira, 26 de novembro, na última atividade de sua visita apostólica ao Japão, o Papa Francisco discursou na Sophia University de Tóquio, um centro de estudos católicos no qual incentivou que os grandes progressos tecnológicos que caracterizam estes tempos “possam ser colocados ao serviço de uma educação mais humana, mais justa e ecologicamente responsável”.

ACi Digital

Após relatório crítico ao MEC, deputados querem blindar orçamento da Educação

A comissão da Câmara dos Deputados que diagnosticou um cenário de paralisia na gestão do Ministério da Educação (MEC) pretende apresentar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para blindar a pasta de bloqueios do Orçamento. A PEC evitaria cortes como os que foram feitos neste ano pelo governo Jair Bolsonaro nos repasses a universidades. Essa é uma entre as 18 propostas legislativas sugeridas no relatório preparado pela comissão.

O Estado de São Paulo

Proposta proíbe promoção automática de aluno que não tiver nota para passar de ano

O Projeto de Lei 5136/19 proíbe a promoção automática no ensino fundamental e médio, ressalvadas as peculiaridades da educação infantil, as situações relacionadas à saúde do estudante e a autonomia dos sistemas de ensino. O texto altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei 9394/96).

Câmara

Avaliação

Provas do Saresp devem ser aplicadas na quarta e quinta

As provas do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) serão aplicadas nesta quarta-feira (27) e na quinta-feira (28) para 1 milhão de alunos da rede estadual regular de todo o estado de São Paulo.

R7

Ensino Superior

Para aumentar empregabilidade, universidades fazem parceria com o mercado

Botar o diplomaembaixo do braço e sair à caça do primeiro emprego é, definitivamente, cena do passado. Em tempos de crise econômica e mercado profissional em constante mudança, a meta dos universitários tem sido - cada vez mais - conseguir um estágio logo nos primeiros semestres do curso e colar grau já com um contrato de trabalho assinado.

MSN

Brasil será um dos principais parceiros da nova Université de Paris

Brasil e França mantêm uma longa relação nos campos acadêmico e científico, que remonta à própria origem de instituições como a Universidade de São Paulo (USP) na década de 1930 e que deverá se fortalecer ainda mais no futuro.

Fapesp

Capes vai investir R$ 200 mi em bolsas de cursos "estratégicos" por região

A iniciativa acontece em parceria com a Confap (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa). Segundo o presidente da Capes, Anderson Correia, serão disponibilizadas 1.800 novas bolsas, com foco em programas de notas 3 e 4.

Uol

Eventos

Medalhistas na China, alunos de escola pública chegam com festa no Rio

Uma recepção calorosa no Aeroporto do Galeão, na capital Rio de Janeiro, marcou a chegada hoje (26) de um grupo de 18 estudantes do Colégio Pedro II, dos quais 11 conquistaram medalhas na principal olimpíada de matemática da China, a World Mathematics Team Championship.

EBC

Policiais e jurídicas

Docentes da UFG vão ao Supremo contra ministro da Educação

O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg) ingressou hoje (25) com ação cautelar contra o ministro da Educação, Abraham Weintraub, no Supremo Tribunal Federal (STF). Trata-se de uma interpelação judicial para que o titular da pasta se explique sobre o teor das suas mais recentes e absurdas declarações.

GGN

MPRJ vai à Justiça contra a Prefeitura do Rio por transparência nos gastos com a educação

O Ministério Público do RJ entrou com uma ação contra a Prefeitura do Rio sobre os gastos do município com a educação. O órgão afirma que a gestão de Crivella descumpre a lei ao não ter uma conta exclusiva para esse orçamento.

G1