quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Notícias de Educação - 28/nov/2019

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Fake news se combate com educação, dizem especialistas em audiência na CE

A educação é a única forma de interromper o ciclo de disseminação de fake news, concluíram os especialistas que participaram de audiência pública sobre o tema na Comissão de Educação (CE), nesta quarta-feira (27). Segundo os painelistas, não interromper o ciclo de desinformação pode levar a segregação social e representar até mesmo risco à democracia.

Senado

Como discutir os 'virais' da internet em sala de aula

O debate sobre conteúdos populares na rede é uma maneira de abordar ética na escola
O ditado popular “Caiu na rede, é peixe” significa, em linhas gerais, que tudo é aproveitável, mesmo que à primeira vista não seja. Adaptando o provérbio para tempos conectados, quando algo cai nas redes sociais, não se trata mais somente de ser válido ou não, mas sim de perdermos o controle sobre aquilo.

Folha de São Paulo

Gestão

'Não questionamos questão ideológica. Questionamos nada ser feito', diz Tabata

Coordenadora da comissão da Câmara que apontou paralisia no planejamento e gestão do Ministério da Educação (MEC), a deputada Tabata Amaral (PDT-SP) considera 2019 um ano perdido na área do País.
Em entrevista ao Estado, a parlamentar apontou o baixo índice de execução orçamentária como um dos principais problemas da gestão do ministro da Educação, Abraham Weintraub.

O Estado de São Paulo

Comissão classifica gestão do MEC como 'insuficiente' e faz 52 recomendações

iG

Governo fará estudos para conceder escolas de educação infantil ao setor privado

O Diário Oficial da União (DOU) publicou decreto presidencial que determina a realização de estudos de viabilidade e de alternativas de parcerias com a iniciativa privada para construção, modernização e operação de estabelecimentos da rede pública de educação infantil dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios.

Gazeta do Povo

RJ: Proposta de Crivella na área de educação deixa conta de R$ 36 milhões por ano para o sucessor

Apesar das dificuldades de caixa, a prefeitura do Rio tenta aprovar na Câmara de Vereadores um projeto que aumenta os vencimentos de cerca de 5,5 mil agentes de educação infantil (que precisam ter apenas o ensino fundamental). Caso a proposta passe, servidores com o cargo da ativa e aposentados terão seus salários nivelados aos menores valores pagos a professores da rede municipal de ensino. O texto do projeto do prefeito Marcelo Crivella não informa o impacto financeiro da medida. Mas, a pedido do GLOBO, fontes que participaram da redação do projeto fizeram os cálculos.

O Globo

Profissionais da Educação

Entenda a proposta de mudança na carreira de professor feita pelo governo de SP

Piso salarial subiria, mas docentes abririam mão de gratificações
O governo de São Paulo lançou no último dia 12 de novembro uma proposta para reformar a carreira de professor da rede estadual, visando, entre outras coisas, atrair mais interessados por meio de um aumento do piso salarial e do redesenho dos níveis de evolução.

Folha de São Paulo

Rio Grande do Sul vive crise na educação com greve de professores

Se no passado o Rio Grande do Sul foi referência em educação pública, com construção de milhares de escolas, na década de 1960, as chamadas “brizoletas”, em homenagem ao ex-governador Leonel Brizola (1922-2004), hoje a área está em crise, com a maior greve de professores dos últimos tempos.

Folha de São Paulo

Inclusão

Unicamp cancela matrículas de 9 estudantes após confirmar fraude em uso de cotas étnico-raciais

A Unicamp cancelou as matrículas de nove estudantes após constatar que eles ingressaram em cursos de graduação sem atender aos critérios do sistema de cotas étnico-raciais no vestibular 2019. As apurações começaram em junho, após a universidade estadual receber 141 denúncias, e o resultado foi confirmado ao G1 pelo reitor, Marcelo Knobel. A ação afirmativa foi aplicada pela 1ª vez naquela edição.

G1

Leis e políticas

Veto de Bolsonaro cai e escola pública deverá ter atendimento psicológico

O Congresso Nacional derrubou hoje o veto integral do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) à proposta que garante atendimento psicológico aos alunos das escolas públicas do país. Com isso, volta a valer o texto do PLC (Projeto de Lei da Câmara) 60/2007, aprovado em setembro deste ano pelos deputados.

Uol

Educação Financeira será disciplina obrigatória nas escolas em 2020

A partir de 2020 a Educação Financeira será um dos temas transversais do Ensino Fundamental e o assunto, que antes era associado apenas à Matemática, poderá ser abordado em diferentes componentes ou em projetos que visam trabalhar habilidades socioemocionais e reforçar a conexão entre o ensino e a realidade das crianças.

R7

Estatística, pesquisas e estudos

Jovens esperam da escola apoio para construir projeto de vida

Pesquisa ‘Nossa Escola em (Re)Construção’ traz reflexões de mais de 258 mil estudantes de todo o país sobre o Novo Ensino Médio e a escola dos sonhos

Porvir

SEB supera 1 milhão de cadastrados que já podem emitir ID Estudantil

O Sistema Educacional Brasileiro (SEB) superou 1 milhão de estudantes cadastrados na tarde desta quarta-feira, 27 de novembro. SEB é o banco de dados nacional de estudantes do Ministério da Educação (MEC). Com o cadastro realizado, o estudante pode emitir a ID Estudantil, basta baixar o aplicativo nas lojas virtuais de celular.

Inep

EAD

Dia Nacional da Educação a Distância marca a expansão de ofertas de cursos e aumento do número de alunos matriculados

Foi no grupo de cursos de grau tecnológico que houve o maior crescimento no número de matrículas, 346% nos últimos dez anos. No mesmo período, os cursos presenciais tiveram uma variação positiva de 28,4%. O Inep vem registrando uma tendência de queda nas matrículas dos cursos presenciais de tecnologia desde 2013.

Inep

Técnico e Profissionalizante / Executiva

'Autonomia e responsabilidade tendem a se sobressair na crise'

O mercado de trabalho do século 21 tem uma premissa importante: mais do que ter um currículo no qual se acumulam saberes técnicos, características como autonomia, estabilidade emocional e criatividade contam preciosos pontos aos olhos dos recrutadores de empresas de diversos segmentos. Principalmente em tempos de crise econômica.
“Cursos de recolocação profissional se mostram cada vez mais inefetivos e capacidades como autonomia e responsabilidade tendem a se sobressair na crise”, explica Daniel Domingues.

O Estado de São Paulo

Opinião

Desigualdade de oportunidades e educação

O Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb) avalia a qualidade do ecossistema de educação de um determinado território e explicita esforços do poder público e da sociedade civil para que os cidadãos que lá vivem possam se desenvolver. Com isso, amplia a visão sobre a educação para além do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que capta fluxo escolar e proficiência em leitura e matemática.
Os resultados de 2019 (com dados de 2018) indicam um avanço, ainda que tímido, do nível de oportunidades ofertadas.

Folha de São Paulo

Ensino Superior

Plenário do Senado aprova novas regras para revalidação de diploma médico

O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (27) novas regras para o Revalida, exame nacional de revalidação de diplomas de medicina expedidos por universidades estrangeiras. O projeto aprovado (PL 6.176/2019) agora vai para a sanção presidencial.

Senado

Eventos

São Paulo Play Week, um jeito de mudar o mundo brincando

Um convite a criação de jogos de impacto social, essa é a principal proposta da São Paulo Play Week.
A partir do tema Acessibilidade, Diversidade e Justiça estudantes, jovens e todos os interessados são convidados a criar games, jogos e brincadeiras que possam ser usados como meio de transformação social.

R7

Policiais e jurídicas

Estudantes são denunciados por fraude no Enem em Mato Grosso

Seis pessoas foram denunciadas ontem, 26 de novembro, por fraude no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pelo Ministério Público Federal (MPF) em Cáceres, Mato Grosso. Elas são suspeitas de fraudar as provas do Enem 2014.

Brasil Escola

Polêmicas

Capes retira homenagem a Paulo Freire do nome de plataforma dedicada à formação de professores

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes) alterou a plataforma criada para os professores buscarem cursos de aperfeiçoamento profissional e retirou a homenagem ao educador Paulo Freire do nome. Agora, a "Plataforma Freire" passa a se chamar "Plataforma da Educação Básica".

G1