segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Notícias de Educação - 17/fev/2020

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Novo coronavírus: como escolas podem usar o tema para discutir fake news

O novo coronavírus virou notícia em jornais do mundo inteiro depois de a China anunciar o crescimento desenfreado do número de infectados. Com muitas perguntas ainda sem respostas, a doença misteriosa tem sido alvo constante de desinformação. Para evitar uma ‘infodemia’, diversas iniciativas tentam conter a propagação de conteúdos falsos sobre o novo vírus e evitar um pânico generalizado na população.
Além de debater temas como fake news e exercitar práticas de fact-checking, o novo coronavírus pode ser usado para falar sobre produção de conteúdo e uso de diferentes formatos de narrativas jornalísticas.

O Estado de São Paulo

Primeiro lugar em educação, Sobral usa tecnologia para continuar avançando

Em inovação, é chamado de “leapfrogging”: conceito que explica que, para adotar o que há de mais avançado em uma tecnologia, por exemplo, não é preciso passar por todos os passos que foram necessários para desenvolvê-la. Ou seja, assim como um país não precisa conectar todas as residências à telefonia fixa antes de usar o celular, as escolas também não precisam esperar alcançar uma nota 9 no Ideb para adotar inovações e promover uma aprendizagem mais ativa.
(...) A partir dessa experiência piloto em duas escolas, o município planeja agora expandir a prática e a infraestrutura necessária para toda a rede. A tecnologia, como foi utilizada, permitiu um significado muito mais profundo ao currículo, além de posicionar os alunos no papel de investigadores, coletando e interpretando os próprios dados e instigando novas perguntas e o interesse da turma. Nessas condições, a tecnologia potencializa o trabalho de bons professores, com forte apoio de seus gestores e de boas políticas públicas em educação.

CanalTech

Gestão

Dieese: sem o Fundeb, 94% dos alunos da educação básica serão prejudicados

A extinção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) colocará em risco 94,2% das matrículas da educação básica, de acordo com nota técnica do Dieese, recém-divulgada. Isso significa que mais de 20 milhões de alunos serão prejudicados, caso o governo não renove o fundo.

RBA

Por que o Maranhão paga os melhores salários a professores no Brasil?

O repasse do aumento aos professores se orienta de acordo com as diferentes cargos, carreiras e referências dos professores, conforme previsto na Lei 9860/13, que dispõe sobre o plano de carreira, cargos e remuneração da categoria no Estado. O governador Flávio Dino explicou à reportagem de CartaCapital que os repasses serão feitos dentro de uma política de reajuste variável, que vai de 5% a 17,5%.

Carta Capital

Profissionais da Educação

Servidores da educação de Minas Gerais decidem seguir com greve por tempo indeterminado

Centenas de servidores públicos da educação se reuniram na porta da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, nesta sexta-feira para decidir se seguem ou não em estado de greve. Por quase unanimidade dos presentes, o movimento iniciado na última terça-feira seguirá por tempo indeterminado.

Estado de Minas

Inclusão

Programa de educação do DF está entre os 24 mais inovadores do mundo

O Programa Educação Precoce, da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), vai representar o Brasil em Viena, na Áustria, como uma das 24 práticas educacionais mais inovadoras do mundo. Voltado para bebês e crianças com deficiência, transtorno do espectro autista, altas habilidades, entre outros casos, o programa foi escolhido entre 469 projetos de mais de 100 países.

Correio Braziliense

Após UFRJ reafirmar processo, alunos e candidatos relatam mais casos de racismo

Alunos e candidatos se manifestaram nas redes sociais, nesta sexta-feira (14), após a Universidade do Rio de Janeiro (UFRJ) divulgar um comunicado reafirmando o processo realizado pela Comissão de Heteroidentificação – que avalia o fenótipo dos candidatos (características físicas) que tentam ingressar na instituição por cotas . O episódio acontece dias após O DIA revelar, com exclusividade, o caso de uma jovem que foi declarada como "não apta" a usufruir da vaga destinada para candidatos autodeclarados pretos ou pardos.

iG

Política partidária

Rodrigo Maia cria agenda de Educação para neutralizar efeito Weintraub

Presidente da Câmara vai tratorar o ministro da Educação e ditar agenda do setor a partir da pauta do Legislativo
Já que Bolsonaro insiste no erro de manter Abraham Weintraub no MEC, Maia vai tratorar o ministro do guarda-chuva com a pauta da Câmara. “É uma posição minha e a de muitos brasileiros, que acham que a Educação precisa ter uma pessoa que compreenda melhor o tema e que foque nos problemas no mundo real, dos jovens, das crianças, da qualidade de ensino. É uma sinalização ruim para a sociedade. Mas vamos avançar”, diz.

Veja

Estatística, pesquisas e estudos

Ensino fundamental tem 80% dos professores graduados, com licenciatura

O país tem 1,4 milhão de docentes em atividade nas salas do ensino fundamental, de acordo com o Censo Escolar 2019, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A pesquisa aponta que 83,2% dos docentes do ensino fundamental (1º ao 9º ano) têm nível superior completo, com licenciatura (formação específica para lecionar), um percentual que vêm crescendo nos últimos anos.

Inep

Opinião

Jovens ignoram tendência e buscam carreiras tradicionais

Fiquei estarrecida com o resultado da pesquisa Dream Jobs: Teenagers’ Career Aspirations and The Future of Work, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), divulgada durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos. Surpreendentemente, segundo o estudo, feito a partir de entrevistas e dados do Pisa 2018 com 600 mil jovens de 15 anos, 47% dos meninos e 53% das meninas de 41 países disseram que querem trabalhar em apenas 10 carreiras, todas elas tradicionais e que podem deixar de existir nos próximos 15 anos. No Brasil, esse percentual é ainda maior: 66% e 75%, respectivamente.

O Estado de São Paulo

"Escola sem partido" e o mal que ronda a educação

De Brasília a Rondônia, a extrema-direita no poder e seguidores denunciam que um espectro ameaça a ordem e a virtude: o espectro do comunismo! Para combatê-lo, desejam impor a “ordem da ameaça”. Em tempos sombrios, quando a ameaça à democracia proveniente do próprio poder político encontra ressonância em parcela da opinião pública, a refutação do discurso da ameaça pelo discurso da razão argumentativa e pela resistência da sociedade civil precisariam ampliar a “voz”, perseverar e convencer. Onde está aquela potente e admirável sociedade civil que, sob a ditadura, ergueu a sua voz na década de 1970?

Estado de Minas

Ensino Superior

Justiça manda rever cinco anos de financiamentos da Universidade Brasil

A União e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fnde) terão de rever todos os financiamentos estudantis – Fies e bolsas do ProUni – concedidos nos últimos cinco anos a alunos e ex-alunos da Universidade Brasil. A determinação, proferida em caráter liminar na quarta (12) pelo juiz Bruno Valentim Barbosa, da 1.ª Vara Federal de Jales (SP), tem como objetivo apurar supostas irregularidades relacionadas à Operação Vagatomia – investigação sobre venda de vagas no curso de Medicina e fraudes no Fies e no ProUni de até R$ 500 milhões. O magistrado deferiu ainda outras medidas no âmbito de uma ação civil pública interposta pelo Ministério Público Federal, entre elas a reiteração da intervenção do Ministério da Educação na Universidade Brasil.

Gazeta do Povo

Juiz reitera ordem de intervenção do MEC na Universidade Brasil

Uol

Ministério da Educação veta abertura de sete cursos de Direito no País

Para o presidente da OAB-PI, Celso Barros Neto, a decisão contribui para garantir a qualidade do ensino na área
O Ministério da Educação (MEC) vetou a abertura de sete cursos de Direito que haviam sido solicitados por Instituições de Educação Superior. Dois dos sete cursos seriam implantados no Piauí, sendo um na capital e outro em Parnaíba, litoral do Estado.

O Dia

Com aulas de empreendedorismo digital e ética, Campinas tem primeiro curso superior do país para formar youtuber

Campinas (SP) terá a partir deste ano o primeiro curso de graduação para youtuber do Brasil registrado no Ministério da Educação (MEC). De acordo com a coordenadora do curso na Universidade Paulista (Unip), Roberta Matarazzo, a proposta é suprir a demanda crescente de profissionalização nas plataformas de vídeos das redes sociais.

G1

Impacto de cortes de bolsas da Capes foi maior no Nordeste

O corte de bolsas para pós-graduação feito pelo governo Jair Bolsonaro em 2019 teve maior impacto no Nordeste. Os cursos mais atingidos são das áreas de engenharia, educação e medicina.

Folha de São Paulo

Graduação faz salário mais que dobrar; veja vantagens de acesso ao Ensino Superior via Fies

Os números são claros: quem tem curso superior no Brasil ganha, em média, mais que o dobro (140%) do formado apenas no ensino médio. O dado consta em relatório de 2019 da OCDE*. Pessoas que buscam uma graduação, capaz de fazer toda a diferença no concorrido mercado de trabalho, contam com importantes incentivos. O principal é o financiamento público.

Hoje em Dia

Policiais e jurídicas

Tribunal condena escola por professora que questionava educação de aluno

A 32ª Câmara de Direito Privado reformou decisão de primeiro grau e condenou instituição de ensino a indenizar um aluno e sua mãe em R$ 10 mil, por danos morais, devido à conduta inadequada de professora que constrangeu o estudante em sala de aula e questionava a educação dada pela mãe.

IstoÉ Dinheiro

MEC processa 30 professores da UFF

Ministério notificou ex-integrantes de conselho universitário por voto dado há 12 anos
O MEC abriu um procedimento administrativo disciplinar contra 30 professores da UFF (Universidade Federal Fluminense) para que eles expliquem um voto que deram há 12 anos sobre a carreira administrativa dos funcionários da instituição.

Folha de São Paulo

Outras do dia

Desafio da Rasteira: ações mobilizam escolas e alunos

O desafio da rasteira se tornou um pesadelo para os pais. Um vídeo mostrando três meninos pulando ao mesmo tempo e derrubando o terceiro, que cai e bate a cabeça no chão, viralizou nas redes. A modinha, que pode até matar, também mobilizou as redes e escolas, mas de uma maneira positiva.

R7

Pais podem ser responsabilizados por 'desafio da rasteira', diz advogado

Uol

Artigo: O risco de uma rasteira

O Estado de São Paulo

Retórica de Trump alimenta nova forma de bullying em escolas americanas

Desde a ascensão de Trump ao mais alto cargo dos Estados Unidos, sua linguagem inflamatória – muitas vezes condenada como racista e xenofóbica – se infiltrou nas escolas dos Estados Unidos. Muitos ‘valentões’ agora atacam outras crianças de maneira diferente do que costumavam fazer – com crianças de 6 anos imitando insultos do presidente e a maneira cruel como ele os faz.

O Estado de São Paulo