terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Notícias de Educação - 18/fev/2020

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Tem carnaval na escola e vai muito além da guerra de confete

É muito comum que escolas separem um dia do calendário para que as crianças pequenas "brinquem" o carvanal. Mas muitos colégios vão além da guerra de confete e resgatam marchinhas, histórias e a tradição da festa popular.

R7

Gestão

AL: Responsáveis pela melhoria do IDEB, prefeitos assinam novo pacto pela educação

Os programas “Criança Alfabetizada” e “Vem que dá tempo” foi apresentado pelo governo e pactuado pelos municípios alagoanos, durante evento no Centro de Convenções. Para o ex-prefeito de Sobral, Veveu Arruda, o papel de liderança do prefeito é um dos pontos mais importantes em todo processo de alfabetização e a participação da AMA nesse processo é fundamental para orientá-los.

Cada Minuto

DF: Escolas particulares deverão passar por processo de credenciamento

A Secretaria de Educação lançou, nesta segunda-feira (17/2), o selo e a página na internet das Escolas Credenciadas. A plataforma presta informações aos pais referente às instituições particulares e atesta que essas escolas são credenciadas junto à secretaria, ou seja, está apta a oferecer o ensino de qualidade.

Correio Braziliense

Inclusão

A polêmica das creches noturnas: 'Tive que sair do trabalho por não ter onde deixar minha filha'

(...) Histórias como a de Bruna são comuns entre mães e pais que trabalham em períodos que não se encaixam com o horário de entrada e saída de creches e escolas públicas — na rede particular normalmente há mais flexibilidade de horário, embora encontrar unidades noturnas seja difícil.
Mas como resolver essa questão? O Estado deveria proporcionar vagas para crianças no período noturno? Deixar uma criança na escola até tarde funciona do ponto de vista educacional?

BBC

Leis e políticas

Secretários de Educação criticam falta de diálogo sobre nova política de alfabetização do MEC

Após mais de dez meses da publicação de um decreto sobre uma nova política de alfabetização, o governo Jair Bolsonaro vai apresentar nesta terça-feira (17) parte dos planos de sua implementação, sem a participação das Secretarias de Educação.
Há receio entre governos e prefeituras de que a nova política não chegue às salas de aula e conflite com ações em andamento.

Folha de São Paulo

Deputados querem aprovar novo Fundeb nesta semana em comissão especial na Câmara

Deputados federais vão revisar nesta segunda-feira (17) os detalhes do texto do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, o Fundeb, para tentar aprovar a proposta em comissão especial nesta semana, antes do carnaval.

G1

Novo modelo do Fundeb é definido por deputados, mas relatora não finaliza texto

iG

Política partidária

Weintraub: 'Se você fez escola cívico-militar, é de direita'

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse nesta segunda-feira, 17, que quem estuda em escolas cívico-militares é de "direita" e defendeu o modelo de ensino, que é uma das bandeiras do governo Jair Bolsonaro, apesar de ter iniciado o ano letivo com uma série de indefinições.

Terra

Em SP, Weintraub alfineta gestão Doria e defende escolas cívico-militares

Uol

Estatística, pesquisas e estudos

Pesquisa mostra que governo Bolsonaro piorou 58 áreas, como educação, saúde e social

Uma análise feita pelo jornal Folha de S.Paulo mostra que o primeiro ano do governo de Jair Bolsonaro trouxe retrocesso em 58 áreas das 108 que foram analisadas. Assistência social, saúde, educação e meio ambiente foram as que mais sofreram com a política do ex-capitão.

Fórum

Matrícula na educação infantil cresceu 12,6% nos últimos cinco anos

O número de matrículas na educação infantil aumentou em 12,6% nos últimos cinco anos. Segundo dados do Censo Escolar 2019, realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no ano passado foram registrados 8.972.778 alunos em creches e pré-escolas. Em 2015, foram 7.972.230 estudantes.

EBC

Opinião

Educação e cidadania digital para um jovem cada vez mais conectado

Na última semana uma série de acontecimentos reforçou a importância de se incluir o tema da educação digital, ou ainda melhor, da cidadania digital, tanto no currículo das escolas como no diálogo dentro de casa.

Uol

Ensino Superior

Pós prepara para os desafios digitais

É fato: independentemente do porte da empresa, proprietários, gerentes e supervisores sabem que precisam despender recursos para adequar ambientes, garantir a vigilância e prover os reparos que mantêm o local conservado. O que ainda não parece óbvio (e deveria) é que o mesmo grau de cuidado deve valer para o mundo virtual, sob o risco de o empreendimento fechar as portas.

Terra

Na era tecnológica, ganha quem sabe programar

Terra

MEC veta promoção e hora extra em universidades federais

O Ministério da Educação (MEC) determinou às universidades e institutos federais de todo o País que não paguem aos professores horas extras, adicional noturno e até aumento de salário por progressão na carreira - ou qualquer ato que resulte no aumento de despesas com servidores ativos e aposentados. Os reitores afirmam que a determinação atinge diretamente as atividades de ensino e pesquisa e pode levar a uma série de ações judiciais, pois fere direitos dos professores e funcionários.

Terra

Universidades suspendem concursos e até pagamento de gratificações após ofício do MEC

Folha de São Paulo

Polêmicas

MEC não desiste da ID Estudantil e busca alternativas para a emissão

O Ministério da Educação (MEC) informou nesta segunda-feira (17) que busca alternativas para garantir aos estudantes a emissão gratuita de carteirinha que permite acesso com meia-entrada a eventos culturais e esportivos. Desde domingo (16) está suspensa a emissão, pelo MEC, da ID Estudantil, após o prazo da Medida Provisória 895/2019, que institui carteira virtual, ter expirado sem a apreciação pelo Congresso Nacional.

iG