terça-feira, 3 de março de 2020

Notícias de Educação - 03/mar/2020

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Atividades que conectam fala e escrita melhoram aprendizado infantil

Um experimento realizado com alunos de educação infantil mostrou que o uso de jogos digitais de consciência fonológica aumentou a aprendizagem em leitura e a habilidade de escrita das crianças.
Amorim desenvolveu um programa de estimulação da consciência fonológica por meio de 20 atividades lúdicas gamificadas, que foram realizadas por meio de tablets de baixo custo.

Uol

Escolas dinamarquesas têm aulas de empatia como parte do currículo oficial

A Dinamarca é o segundo país mais feliz do mundo, perdendo apenas para a Finlândia. No entanto, além dos bons indicadores sociais e excelente qualidade de vida, existe um fator crucial para que esta nação seja tão feliz e a resposta está na educação. No país nórdico, desde 1993 as crianças têm aulas obrigatórias de empatia – a capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa e são desestimuladas à competição.

MSN

Tecnologia

Ministério da Educação estimula universidades privadas a emitir diplomas utilizando a tecnologia blockchain

O Ministério da Educação (MEC) está estimulando as universidades privadas a desenvolver uma plataforma baseada na tecnologia blockchain com foco no registro digital de diplomas.
A proposta apresentada pelo Ministro da Educação, Abraham Weintraub, visa a autorregulação do segmento e o combate às fraudes de emissão deste tipo de certificado.

Bitcoin News

Gestão

Coronavírus: escolas particulares indicam quarentena a alunos

Preocupados com o surto de coronavírus em outros países, colégios particulares de São Paulo já estão enviando comunicados aos pais e alunos recomendando quarentena em casos de famílias que voltaram de países atingidos pela doença.

R7

Coronavírus: ao menos 5 escolas particulares de São Paulo indicam quarentena a alunos

Gazeta do Povo

TO: Pais e alunos do Colégio Militar de Palmas relatam falta de professores e problemas de estrutura

Estudantes e pais estão incomodados com a situação do Colégio Militar de Palmas. A escola, que é considerada referência no estado, sofre com a falta de professores em várias áreas e também com problemas estruturais que impedem alguns tipos de atividades. Eles relatam que pediram que a Secretaria Estadual de Educação encontrasse soluções em várias ocasiões, mas que até o momento os transtornos continuam.

G1

Profissionais da Educação

Em assembleia, professores municipais de Belo Horizonte decidem manter a greve

Dentre as reivindicações do movimento, iniciado na última quinta-feira (27), estão o pagamento do piso salarial nacional, que foi reajustado em 12,84% no início de 2020, e também a quitação de parcelas do reajuste salarial de 3,78%, que conforme negociação na paralisação de 2019, deveria ser pago a partir do início deste ano, mas que ainda não está sendo praticado.

Hoje em Dia

Prefeitura de BH entra na Justiça contra greve dos servidores da Educação

O Tempo

Após Justiça estabelecer multa em caso de greve, servidores da Educação usam mordaças para protestar no AC

Com cartazes e usando mordaças, merendeiros e assistentes de creche de escolas fizeram um protesto, nesta segunda-feira (2), após a Justiça do Acre determinar que a categoria se abstenha de deflagrar paralisação e estabelecer multa de R$ 10 mil por hora em caso de descumprimento.

G1

Leis e políticas

MEC publica vídeos de cientistas que fundamentam proposta do governo para a alfabetização

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na última sexta-feira (28) uma série de vídeos de pesquisadores e cientistas que contestam a forma como o Brasil alfabetiza hoje e apoiam algumas das mudanças propostas pelo governo para essa fase da educação básica. Em entrevista para a Gazeta do Povo, o secretário de alfabetização do MEC, Carlos Nadalim, frisou que o governo quer adotar um programa de alfabetização apoiado na ciência, mas sem impor métodos.

Gazeta do Povo

Política partidária

“Feio, fraco e não tem resultado positivo”, diz Weintraub sobre Paulo Freire

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, voltou a atacar o educador brasileiro Paulo Freire. Em uma entrevista concedida ao deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), divulgada em seu canal do Youtube neste domingo 1, o ministro disse que Freire é “feio, fraco e não tem resultado positivo”.

Carta Capital

Educação de Jovens e Adultos

Apostilas com materiais de estudos para o Encceja estão disponíveis no portal

Quem se prepara para fazer as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) encontra no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) uma série de materiais de estudos. Além dos cadernos de questões e gabaritos de aplicações passadas, também estão acessíveis apostilas gratuitas com conteúdo voltado especialmente para quem pretende buscar a certificação.

Inep

Negócios

Fusões e aquisições crescem no setor de educação

O setor de ensino privado realmente retomou o embalo e promete um crescimento ainda maior nas operações de fusões e aquisições.
O crescimento registrado da primeira metade de 2019 já era um prenúncio de que a indústria de ensino privado continuaria crescendo em 2020. A JK Capital - consultoria de fusões e aquisições que assessora várias operações neste segmento - já está com 6 operações em andamento para este ano. O setor já passou por diversas ondas de consolidação.

Terra

Eventos

Abertas inscrições para concurso de desenho da Bandeira Nacional em livros didáticos

As inscrições devem ser feitas por meio do link http://pddeinterativo.mec.gov.br/. Só é permitida a inscrição de dois alunos por escola e de uma arte por estudante. Os diretores precisam preencher os dados dos alunos e enviar os desenhos em formato JPG, JPEG ou PNG, com tamanho máximo de 2 megabytes. Mais informações no edital do concurso.

MEC

Policiais e jurídicas

Mais de 38 mil câmeras de segurança serão instaladas em escolas de Fortaleza

Aparelhos serão implantados em 60 unidades neste mês, conforme a Secretaria Municipal de Educação.
Escolas de ensino fundamental e centros de educação infantil de Fortaleza receberão nos próximos meses a instalação de 38.688 câmeras de videomonitoramento. As imagens serão monitoradas por órgãos de segurança para identificar autores de crimes ocorridos dentro das unidades de educação.

G1

Polêmicas

Ministro da Educação fala em "limpar aos poucos" livros de história

Em conversa com um seguidor nas redes sociais no último sábado (29), o Ministro da Educação, Abraham Weintraub , afirmou que os livros de história do Brasil serão limpos "aos poucos". A declaração foi dada após ele ser questionado da presença de elementos como o candomblé e a história da China nos livros atuais.

iG

Governo de RO responde ao MPF após 'ordem' para recolher 43 livros de escolas públicas e repete: 'documento não oficial'

Após questionamento do Ministério Público Federal (MPF) sobre o memorando da Secretaria de Educação de Rondônia (Seduc-RO) que ordenava a retirada de 43 livros das escolas estaduais, o governo reafirmou que o documento não era oficial nem chegou a ser expedido.

G1