quarta-feira, 4 de março de 2020

Notícias de Educação - 04/mar/2020

Clipping Focando Educação

Destaque: Coronavírus

Coronavírus: como falar com as crianças sobre o surto

Muitas pessoas estão ficando mais preocupadas com os perigos relacionados ao vírus, incluindo crianças que procuram seus pais em busca de informação e conselhos. Então, como você deve conversar com as crianças se elas dizem que estão assustadas ou ansiosas com o surto?

BBC

Coronavírus coloca escolas e pais em alerta em São Paulo

R7

DF: Escolas adotam ações de prevenção ao coronavírus

Correio Braziliense

Novo coronavírus faz universitários brasileiros desistirem de intercâmbio

MSN

França anuncia 4º morte por coronavírus; mais de 100 escolas foram fechadas no país

G1

Sala de aula

8 planos de aula para usar no Dia da Mulher

Considerando o que motivou as Nações Unidas a oficializar o 8 de março como Dia Internacional da Mulher, é interessante levar o assunto como conteúdo para sala de aula e promover a reflexão dos alunos em relação às conquistas das mulheres e as desigualdades que ainda não foram superadas.

Nova Escola

Dicas

Khan Academy tem cursos gratuitos que auxiliam professores brasileiros

Com o propósito de levar educação gratuita e de qualidade para qualquer pessoa e em qualquer lugar, a organização sem fins lucrativos Khan Academy oferece os novos conteúdos das disciplinas de Matemática e Ciências alinhados às novas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Foi lançado também, de forma gratuita, o curso de Língua Portuguesa.

MSN

Experimento escolar mostra o efeito de lavar ou não as mãos e viraliza, em tempos de coronavírus

Em um projeto de ciências, os alunos pegaram fatias de pão e colocaram em saquinhos vedados para mostrar a diferença na proliferação de fungos e bactérias, dependendo da higienização. Uma das fatias foi passada direto para o saquinho, sem que ninguém a tocasse; outra foi tocada pelos alunos depois de lavarem as mãos com água e sabão; outra foi tocada pelos alunos depois de eles apenas as higienizarem com álcool em gel; outra foi tocada por todos sem lavar as mãos de jeito nenhum; outra foi passada na superfície de notebooks. Depois de 3 ou 4 semanas, os resultados apareceram, mostrando a diferença na deterioração de cada uma das fatias, de acordo com a manipulação que tiveram.

Crescer

Projetos

Simulações da ONU levam temas da atualidade para escolas públicas de ensino médio

Debater, discordar e criar consensos para o bem comum. Essa é a rotina da vida de diplomatas que alunos de escolas públicas de ensino médio de São Paulo podem vivenciar por meio do MONUEM (Modelo das Nações Unidas para o Ensino Médio). Organizado em formato de eletiva, o projeto promove habilidades como comunicação, cidadania empatia e cooperação ao trabalhar os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) de forma transversal, ou seja, conectando temas como energia acessível e limpa (ODS 17), igualdade de gênero (ODS 5) e redução de desigualdades (ODS 10) a todas as disciplinas tradicionais.

Porvir

Aulas de yoga acalmam e desenvolvem a autoestima das crianças

O Yoga vem sendo cada vez mais conhecido e se tornou uma prática muito encontrada em estúdios por todo o Brasil, sobretudo para jovens e adultos em busca de um melhor condicionamento físico, flexibilidade, relaxamento e consciência espiritual. Dentro desse contexto, estudos científicos sobre os benefícios da prática começaram a surgir, e algumas escolas passaram a introduzir o yoga como atividade pedagógica para seus alunos.

Porvir

Gestão

DF: Contraturno digital vai complementar a educação pública

A partir do segundo semestre deste ano, o contraturno na rede pública de ensino no Distrito Federal será digital. O GDF, por meio da Secretaria de Educação e de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), vai oferecer aos estudantes do ensino médio uma plataforma de Ensino a Distância (EAD) formada por cursos de línguas e conteúdos exclusivos para complementar a aprendizagem em sala de aula.

Brasília

SP: Conselho das Escolas rejeita a cívico-militar

O Conselho das Escolas de Campinas vai entregar um manifesto contrário à instalação do modelo cívico-militar na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Odila Maia Rocha Brito, no Jardim São Domingos, em Campinas, na reunião do Conselho Municipal de Educação, que está programado para a próxima quinta-feira.
Representantes do Conselho das Escolas alegaram, por meio de nota, que as diretrizes do programa cívico-militar “não são compatíveis com os princípios da educação pública que são elaborados e vivenciados há mais de 30 anos nas redes e instituições de ensino, no processo de redemocratização, pós-ditadura militar”.

Correio

Profissionais da Educação

Exigências e aperfeiçoamento elevam busca pela Licenciatura no Brasil

O Brasil tem 1,4 milhão de professores lecionando nas salas de aula do ensino fundamental, de acordo com o Censo Escolar da Educação Básica 2019, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Fatores como exigência da Licenciatura para concursos públicos e a necessidade da formação de professores com didática e práticas de ensino contribuíram para que fosse registrado um aumento no número de professores com Licenciatura no país.

Estado de Minas

Leis e políticas

Bolsonaro altera regras de nomeação de reitores e MPF contesta

A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) e o Grupo de Trabalho Educação em Direitos Humanos, do Ministério Público Federal, encaminharam nota técnica ao Congresso Nacional, na segunda-feira 2, uma nota técnica criticando a Medida Provisória 914, encaminhada pelo governo federal, e que dispõe sobre a escolha dos dirigentes das universidades federais, dos institutos federais e do Colégio Pedro II. A MP ainda precisa ser votada pelo Congresso para se tornar efetiva.

Carta Capital

Estatística, pesquisas e estudos

Número de creches aumenta em 2,4% no último ano

O total de crianças matriculadas nas creches brasileiras alcançou 3,8 milhões. O Censo Escolar 2019 registrou 71,4 mil creches cadastradas, um aumento de unidades de 2,4% (1,7 mil) em relação ao total de 69,7 mil do ano anterior. Os municípios prevalecem na oferta de creches, com 2,5 milhões de matrículas.

Inep

Ensino Superior

Fundeb volta a ser analisado em comissão da Câmara; confira o que pode mudar com o novo fundo

Fundo criado para garantir os investimentos na educação básica vence em 31 de dezembro deste ano. A expectativa é aprovar um novo texto, antes que o anterior expire. Proposta ainda tramita em comissão da Câmara.
Os deputados devem voltar a analisar nesta quarta-feira (4) o texto que prevê a criação de um novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

G1

Eventos

Alepe aprova projeto de lei que declara Paulo Freire patrono da educação pernambucana

A Assembleia Legislativa de Pernambuco aprovou, em primeira e segunda votações, o projeto de lei (PL) que declara o educador Paulo Freire patrono da educação pernambucana. De acordo com publicação no Diário Oficial desta terça-feira (3), o projeto passa por redação final e, em seguida, deve ser encaminhado para sanção do poder Executivo.

G1