quarta-feira, 11 de março de 2020

Notícias de Educação - 11/mar/2020

Clipping Focando Educação

Destaque: COVID-19

Ministério estuda sugerir que escolas adiantem férias por coronavírus

Diante do avanço do novo coronavírus, representantes do Ministério da Saúde discutem a possibilidade de apresentar proposta para que escolas adiantem o período de férias de dezembro para os meses de inverno.
Outra sugestão em análise é que o período de férias de julho seja ampliado, evitando aglomerações no período em que há mais casos de gripe e resfriados e, agora, de alerta para o novo coronavírus.

Folha de São Paulo

Com avanço de vírus, Ministério da Saúde abre espaço pra discutir fechamento de escolas

Folha de São Paulo

Colégio de elite em SP tem 100 alunos em quarentena após contato com estudante infectado por coronavírus

O Globo

Contra o coronavírus, colégios de SP pedem que alunos troquem 'abraços por sorrisos'

O Estado de São Paulo

RS: Coronavírus faz um a cada cinco alunos no mundo não ter aula

R7

EUA: Universidades oferecem aulas online por causa do coronavírus

MSN

Profissionais da Educação

MG: Prefeitura aciona o MP para por fim à greve de professores considerada ilegal pela Justiça

Sem acordo com os professores municipais, que estão em greve há doze dias, a Prefeitura de Belo Horizonte decidiu acionar o Ministério Público nesta terça-feira (10) em mais uma tentativa de encerrar o movimento. A ação é de não cumprimento de medida judicial, já que os educadores decidiram manter a paralisação nessa segunda-feira (9).

Hoje em Dia

Leis e políticas

Repasse maior para educação terá de ser compensado, diz equipe econômica

Em meio à pressão do Congresso pela ampliação de recursos do Fundeb (fundo da educação básica), o secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, afirmou que eventual aumento de repasses da União deverá ser compensado com a redução de transferências a estados e municípios.

Folha de São Paulo

Estatística, pesquisas e estudos

OIT vê alta de jovens fora de emprego, educação ou treinamento profissional

O Brasil continuará a ter aproximadamente o dobro da taxa de desemprego entre os jovens (de 15 a 24 anos) em relação à média global em 2020 e 2021. Além disso, um entre quatro jovens no Brasil atualmente não está estudando, trabalhando ou em treinamento profissional.
Os dados são da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em relatório sobre as “Tendências mundiais do Emprego dos jovens 2020: a tecnologia e o futuro dos empregos”.

Valor

USP é a melhor universidade da América Latina, segundo consultoria internacional

A Universidade de São Paulo (USP) foi considerada, pela 10ª edição do "QS World University Rankings", a melhor universidade da América Latina.
Em 2019, a instituição também liderou entre as demais brasileiras. A QS utiliza quatro métricas para avaliar os melhores cursos — que, somadas, dão os resultados das instituições mais bem rankeadas. O peso de cada uma varia de acordo com a disciplina analisada.

O Globo

Mulheres são maioria entre bolsistas de mestrado e doutorado

As mulheres são maioria entre os bolsistas de mestrado e doutorado no Brasil. Elas somam 195 mil matriculadas em cursos ofertados pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), que conta, ao todo, com 364 mil estudantes. Elas também são maioria na produção de artigos científicos.

R7

Opinião

Desafios da Educação Contemporânea: O livro didático

Como professor de escola pública em Manaus e no interior do Amazonas reconheço à importância do livro didático no ensino. No entanto, reconheço também que o livro didático não pode ser o único instrumento que o professor possui para ministrar suas aulas. Com efeito, essa é uma realidade que atinge grande parte das escolas. Em muitas delas, inclusive das quais já trabalhei em Manaus, o livro didático era o único instrumento pedagógico do professor.

Fato Amazônico

Eventos

Febrace 2020

Promovida anualmente pela Escola Politécnica da USP, a Febrace é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, que todo ano realiza em São Paulo uma grande mostra de projetos criativos e inovadores. Um dos objetivos é aproximar as escolas públicas e privadas da universidade.
A edição deste ano contará com 345 projetos finalistas, de instituições de todo o país. Estarão presentes 761 estudantes e 510 professores do ensino fundamental, médio e técnico, de 295 escolas.

Fapesp

Todos pela Educação cancela evento em Brasília e diz que participante tem sintomas de coronavírus

Um evento do Movimento Todos Pela Educação, que aconteceria nesta terça (10) e quarta-feira (11), em Brasília, foi cancelado após uma participante apresentar sintomas do novo coronavírus, a Covid-19.

G1

Principais universidades de Israel realizam intercâmbio no Brasil

A III Feira das Universidades Israelenses - Estágios e Oportunidades acontece em São Paulo e no Rio nos próximos dias 22 e 23
Três das principais universidades de Israel - Universidade de Tel Aviv, a Universidade de Jerusalém e a Universidade de Haifa - listadas entre as melhores do mundo, estarão com representantes no Brasil para criar uma plataforma de conexão entre brasileiros que têm interesse em estudar em Israel.

R7

Policiais e jurídicas

Justiça determina que governo do AP deixe de realizar processos seletivos na área da educação

A Justiça do Amapá decidiu em liminar que o governo estadual não realize Processos Seletivos Simplificados (PSS) na área da educação. A decisão atende, em parte, a Ação Civil Pública (ACP) do Ministério Público (MP) do Estado que pede a garantia da realização de concurso público no segmento, o que não ocorre desde 2012.

G1