quinta-feira, 12 de março de 2020

Notícias de Educação - 12/mar/2020

Clipping Focando Educação

Destaque: Coronavírus

Coronavírus: Weintraub diz que escolas poderão ter aulas suspensas

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, usou o Twitter para pedir que escolas se planejem "para a possibilidade, ainda que futura, de medidas emergenciais" caso a epidemia de coronavírus avance no país.

R7

Coronavírus: pandemia vai superlotar hospitais brasileiros e governo deve restringir eventos em breve, diz infectologista

BBC

Weintraub sugere que escolas e faculdades criem planos de aulas remotas por causa do coronavírus

Folha de São Paulo

Reitores e secretários de educação dizem que aulas a distância para evitar coronavírus são inviáveis

Terra

Governo do DF suspenderá aulas e eventos por cinco dias por causa de coronavírus

Folha de São Paulo

Coronavírus: confirmada suspensão de aula em escolas; UnB mantém calendário

Correio Braziliense

Por caso de covid-19, colégio de São Paulo suspende aulas de pré-escola

R7

Escola da Zona Sul tem aulas suspensas após suspeita de coronavírus

Veja SP

SP: Colégio em Interlagos suspende aulas após 30 casos de H1N1

Gazeta SP

Geografia da USP suspende aula após estudante confirmar coronavírus

Folha de São Paulo

Possibilidade de fechar a USP deve ser discutida amanhã (hoje)

O Estado de São Paulo

PUC-SP confirma dois casos de coronavírus, mas mantém aulas

R7

MEC: Nota oficial

O Ministério da Educação (MEC) informa que tem orientado às instituições de ensino o reforço nas ações preventivas contra o coronavírus, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde. Neste momento, não há recomendação para suspensão de aulas.

MEC

Coronavírus: plataforma digital libera acesso a quem tiver aulas suspensas

Com mais de 30 casos confirmados no Brasil, algumas instituições de ensino já estão adotando providências para conter o coronavírus (Covid-19) entre alunos, professores e outros funcionários, com ações de conscientização, prevenção, higiene e, em casos extremos, a suspensão das aulas. Foi nesse cenário que a Mangahigh, plataforma de recursos digitais adaptativos para o ensino-aprendizagem da Matemática por meio da tecnologia, decidiu ajudar as escolas brasileiras que precisarem parar.

MSN

Sala de aula

Como abrir espaço para o desenvolvimento de criatividade e pensamento crítico

Entre 2000 e 2018, houve um aumento de apenas dois pontos percentuais no número de estudantes que sabem distinguir fatos de opiniões, para os atuais 9%, segundo dados da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Se há 20 anos a discussão girava em torno da inclusão digital, hoje tudo está ao alcance de um clique, que pode levar a uma fonte de informação falsa ou verdadeira, seja em buscadores ou em redes sociais. Neste sentido, saber como avaliar conteúdos criticamente e fazer julgamentos éticos é cada dia mais importante e a escola é o lugar onde isso precisa ser trabalhado desde cedo.

Porvir

Projetos

Escola oferece oficina de inteligência emocional e tecnologia

Ter a capacidade de entender e gerenciar as emoções é uma habilidade que deve ser trabalhada desde a infância até a vida adulta. Da mesma forma que saber lidar com a tecnologia, a internet e estabelecer relações saudáveis nesses meios que evoluem rapidamente.
Com foco nessas novas habilidades, o Colégio Marista Pio XII, de Ponta Grossa (PR), inseriu na sua proposta pedagógica as oficinas de educação tecnológica e inteligência emocional.

MSN

Professor de matemática descobre talentos e muda histórias de vida no Rio de Janeiro

Os 25 anos de sala de aula deixam claro que Luiz Felipe Lins tomou a decisão certa. O professor carioca de matemática, que sempre quem o lecionou como exemplo, viu na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) uma oportunidade para descobrir talentos. O resultado são mais de 400 alunos premiados com medalhas ou menções honrosas na competição desde 2007.

MEC

Gestão

IPCA acelera alta a 0,25% por educação, mas tem menor taxa para fevereiro em 20 anos

A inflação oficial do Brasil voltou a acelerar em fevereiro e ficou acima do esperado com os reajustes sazonais de educação, porém registrou, ainda assim, a taxa mais baixa para o mês em 20 anos.
O mês de fevereiro mostrou, segundo o IBGE, forte impacto do grupo Educação, que também registrou a maior variação, uma alta de 3,70%. Isso reflete o avanço de 4,42% dos cursos regulares, item que deu ainda a maior contribuição individual para a taxa do IPCA de fevereiro. Os cursos diversos também se destacaram, após subirem 2,67%.

Extra

'Se não houvesse aumento na educação, essa inflação teria sido praticamente zero'

CBN

PB: Conselho de Educação paralisa após 16 membros terminarem mandato

A Associação dos Professores de Licenciatura Plena do Estado da Paraíba (APLP) reclama que o Conselho Estadual de Educação está sem funcionar desde 7 de fevereiro deste ano. O motivo seria a falta dos 16 membros com mandatos vencidos e que ainda não foram substituídos pelo governador do Estado, João Azevêdo (Cidadania).

Correio

Profissionais da Educação

MG: Em greve há um mês, profissionais da educação de Minas questionam pagamento proporcional de piso

Profissionais da rede estadual de ensino se reuniram, nesta quarta-feira (11), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para debater o pagamento do Piso Salarial Profissional Nacional. Segundo a categoria, o pagamento que o governo alega ser proporcional pelas 24 horas de trabalho é o principal motivo da greve, que já dura um mês. O governo alega que paga o piso, se levar em conta a proporcionalidade das horas/aula.

G1

Justiça aumenta multa, mas professores decidem manter a greve em BH

Hoje em Dia

30 dias de Greve Geral dos Trabalhadores(as) da Educação no Piauí

Com adesão de 90% dos trabalhadores e das trabalhadoras no estado do Piauí, a Greve da Educação continua forte, e nesta manhã de terça-feira dia 10 de março de 2020, contou com o apoio dos sindicatos filiados a central, que mostraram o quanto a unidade na luta é importante.

Piauí Hoje

Leis e políticas

Especialistas apontam urgência na aprovação do novo Fundeb

A Comissão de Educação (CE) debateu, na tarde desta quarta-feira (11), a aprovação do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), na perspectiva do relatório da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 15/2015, apresentado pela deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO). Os especialistas ressaltaram a urgência da votação, mas defenderam mudanças na proposta. Para eles, é necessário um Fundeb reformulado, que valorize uma educação de qualidade, e com mais participação da União.

Senado

Relatório sobre novo Fundeb deve ser votado na próxima semana

Câmara

Governo sugeriu retirar percentual mínimo do Fundeb para pagamento de profissionais da educação

O Globo

União pode ganhar mais prazo para aumentar contribuição ao Fundeb

Valor

Política partidária

O ministro que manipula a Bíblia para criar ódio político

O ministro, por ocasião de um encontro em Brasília promovido pela ONG Todos pela Educação, além de fazer ironias sobre o coronavírus, que pode ter infectado a organizadora do evento, Priscila Cruz.
Tirando do contexto o salmo bíblico “O Senhor fará recair sobre eles sua própria iniquidade, e os destruirá em sua própria malícia; o Senhor nosso Deus os destruirá” (Salmos, 94,23), ele manipulou os livros sagrados para semear ódio político.

El País

Estatística, pesquisas e estudos

32% dos professores de educação física usam o próprio material por falta de recursos das escolas

A precariedade de materiais e infraestrutura esportiva nas escolas é o principal empecilho para a oferta adequada de aulas de educação física do ensino fundamental, segundo a opinião de quase dois terços dos professores e diretores de escolas do país. Para contornar o problema, um terço deles (32%) leva seu próprio equipamento de casa para a escola. Outros 29% promovem com os alunos atividades de reciclagem de materiais para uso na educação física.

G1

Avaliação

Pisa 2021 analisará competências matemáticas da educação básica

Prova visa avaliar competências e a capacidade de formular, aplicar e interpretar problemas
Questões relacionadas à Matemática serão o foco da prova do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), da edição de 2021, que irá analisar as competências, a capacidade de formular, aplicar e interpretar problemas matemáticos. Com isso, espera-se coletar informações sobre a aprendizagem.

Metrópoles

Eventos

Especialistas defendem educação para reduzir feminicídios

Participantes de audiência pública da Comissão Mista de Combate à Violência contra a Mulher defenderam nesta quarta-feira (11) a importância da educação para a redução dos casos de violência e feminicídios.

Câmara