segunda-feira, 13 de abril de 2020

Notícias de Educação - 13/abr/2020

Clipping Focando Educação

Destaque: Coronavíruas

As famílias vão ter que criar uma nova experiência compartilhada, diz Christian Dunker

Christian Dunker deu dicas sobre como pais, mães e responsáveis podem lidar com novas agendas, horários, trabalho remoto e crianças em casa durante a quarentena
A suspensão das aulas como medida para conter o avanço do novo coronavírus e a adoção do trabalho em turnos ou prática do trabalho remoto vem promovendo maior convivência e interação entre crianças e suas famílias. Se antes era comum que eles pouco se encontrassem durante a semana, as medidas para frear a curva de disseminação do vírus impuseram um convívio intenso que traz inúmeros desafios.

Porvir

Com escolas fechadas, pais criam estratégias para manter foco das crianças na educação em casa

Com as aulas suspensas e as escolas fechadas por causa da pandemia do coronavírus, os pais estão tendo que se virar com a educação dos filhos. Horário separado para os estudos e até crianças de uniforme em casa, vale tudo para os pequenos não perderem o foco durante o isolamento social.

G1

Escolas, e agora?

Na área da educação, o distanciamento social, mais que necessário para conter a disseminação do novo coronavírus, cobra um preço muito alto dos alunos, dos pais e dos responsáveis pelas instituições de ensino, sejam elas privadas ou públicas. Faça-se a ressalva, no entanto, que por mais complicada que a situação tenha ficado, ela é irrisória diante da prioridade de salvar vidas.

IstoÉ

Covid-19: especialistas discutem rumos da educação brasileira após fim do isolamento social

O Globo

Isolamento social x educação: o desafio para pais, alunos e professores

Estado de Minas

Preocupação, riscos e dificuldades técnicas: professores da rede pública enfrentam desafios

Zero Hora

Escolas particulares de BH antecipam recesso de julho para maio

As medidas de isolamento social deixaram milhares de crianças em casa com o fechamento das escolas. Com o anúncio do governador Romeu Zema de que as escolas só retornarão às atividades presenciais somente em junho, o Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep) propôs um novo calendário escolar. As mudanças preveem a atencipação do recesso de julho e dos feriados do ano. Ao todo são 3.924 escolas da educação básica (infantil, fundamental e médio) e 654,5 mil alunos na rede privada.

MSN

Projeto no Senado quer suspender o calendário do Enem 2020

R7

As escolas particulares devem dar desconto na mensalidade durante o período sem aulas?

NÃO - É hora de pensarmos e agirmos com objetivos comuns

Folha de São Paulo

SIM - Com menos custos, instituições podem honrar compromissos

Folha de São Paulo

DF:Distritais devem votar, terça-feira (14), redução das mensalidades

Com novo texto pronto, o projeto de lei 1079/20 será apreciado em plenário, na próxima terça-feira (14), com início da votação às 15h. A reformulação foi feita com auxílio da Defensoria Pública e da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB-DF), ponderando as queixas de pais, alunos e estabelecimentos particulares.

Correio Braziliense

DF: Secretaria vai estabelecer parâmetros para que pais e escolas negociem

Agência Brasília

Projeto de Lei reduz valor de mensalidades escolares em Juiz de Fora

MSN

7 plataformas e sites com cursos onlines gratuitos pra fazer em casa

Com o aumento do ensino a distância, em razão do coronavírus, os números de pessoas estudando em casa aumentou bastante. Mas já faz alguns anos que esse número aumentou, viu? Segundo o último levantamento realizado pela ABED (Associação Brasileira de Ensino a Distância), publicado em 2019, mais de 9 milhões de brasileiros fazem EAD.

MSN

Grupos de educação criam plataforma aberta com aulas para o ensino médio

O Globo

CDMF desenvolve materiais educativos sobre a COVID-19

Fapesp

Ministério da Educação dá 10 recomendações para uso seguro da Internet

Ministério da Educação sugere que professores e alunos cumpram várias medidas de segurança, para proteção de privacidade e dados pessoais, no uso de plataformas digitais para o estudo e ensino em casa.
Em vésperas de arranque do terceiro período do ano letivo, previsto para terça-feira, com a maioria das escolas fechadas e com cerca de dois milhões de crianças e jovens confinados em casa, o Ministério da Educação divulgou, este sábado um 'guia' com indicações relativas ao uso seguro de plataformas digitais para o estudo e ensino em casa.

País ao Minuto

MG: Servidores da educação voltam ao trabalho terça-feira

Os servidores estaduais da educação vão se juntar, na próxima terça-feira, aos da saúde e da segurança pública ao serem tratados como essenciais enquanto vigorar o estado de calamidade pública em Minas. Assim, todos devem voltar ao trabalho, sendo que a maior parte poderá fazê-lo de forma remota, a fim de conter a disseminação do novo coronavírus, que já matou 14 pessoas nas Alterosas. Não há prazo para a volta das aulas.

Estado de Minas

Deputados mineiros pedem ao Ministério Público que escolas permaneçam fechadas

O Tempo

MP pede ao governo de MG explicações sobre volta ao trabalho de servidores da Educação

G1

Universidades brasileiras se adaptam para responder à pandemia

É um esforço de guerra – mesmo que o inimigo seja invisível e não carregue nenhuma bandeira. No combate à pandemia da doença respiratória covid-19, causada pelo coronavírus Sars-Cov-2, universidades brasileiras se transformaram em quartéis-generais, organizando forças-tarefas e agindo em várias frentes: da pesquisa, ofício inerente à natureza da instituição, à produção de equipamentos como máscaras e respiradores.

MSN

Em meio a quarentena, universidades adotam vestibular digital

iG

Estudantes de Direito da UnB entram com mandado de segurança após suspensão de aulas

Gazeta do Povo

SP: Universidades formam rede para acelerar compra de insumos

R7

Projeto vai avaliar efeitos do distanciamento social nos acadêmicos

Campo Grande News

Domicílios sem internet sofrem os impactos do isolamento social

As desigualdades e assimetrias de aprendizado nas escolas, principalmente públicas, tendem a se agravar, passado o período da quarentena. Isto porque 20% por cento dos domicílios brasileiros – o equivalente a 17 milhões de unidades residenciais – não estão conectados à internet, o que impossibilita o acesso de alunos ao material de ensino a distância disponibilizado em seus portais por muitas escolas públicas do ensino fundamental e do ensino médio. Vivem nesses domicílios cerca de 42 milhões de pessoas, entre as quais, 7 milhões são de estudantes, 95% matriculados em escolas públicas e 71% cursando o ensino fundamental.

MSN

EaD na educação pública ignora que 42% das casas não têm computador

RBA

Suspensão das aulas em universidades públicas reabre discussão sobre EaD e inclusão digital

Gazeta do Povo

Nova York decide manter escolas fechadas pelo resto do ano letivo, em meio à expansão de casos de coronavírus

O ano letivo nos EUA é diferente do Brasil: lá, ele termina entre maio e junho, quando começam as férias de verão. No Brasil, geralmente termina em dezembro.

G1

Gestão

Secretário de Educação Básica do MEC pede demissão

O secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Janio Macedo, pediu demissão nesta quarta-feira. Após comunicar a decisão ao ministro, o secretário informou a interlocutores que se afastaria por questões pessoais e para se dedicar a projetos próprios. Macedo era um dos poucos quadros atuais do MEC que recebia o apoio do setor educacional.

O Globo

Ilona BIlona Becskeház assume a Secretaria de Educação Básica do MEC

MEC

EAD

Ensino fundamental à distância precisa de 3G melhor e professor capacitado

Educação à Distância é uma palavra muito comum para quem cursa ensino superior. Mas a chegada da modalidade para a educação básica aconteceu em caráter de emergência com a suspensão das aulas por causa da pandemia do coronavírus.
Agora, a aplicação das EADs para o ensino fundamental traz novos desafios, além da oportunidade de crescimento também fora do ensino superior num futuro próximo.

Uol

Técnico e Profissionalizante / Executiva

Fatecs e Etecs alteram datas de processo seletivo

Diante do isolamento social para combater o coronavírus, o Centro Paula Souza, responsável pelo vestibular das Fatecs (Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo) e pelo vestibulinho das Etecs (Escolas Técnicas Estaduais), anuncia que vai alterar o calendário dos processos seletivos do segundo semestre.

R7

Opinião

Um ano de Weintraub

Difícil achar quem aponte algo positivo que tenha feito para educação do País; é inacreditável que quem esteja balançando no cargo seja o ministro da Saúde e não o da Educação.

O Estado de São Paulo

Negócios

Ânima Educação avança com contratação de empréstimo de R$ 450 milhões

Na parte da manhã desta quinta-feira na bolsa brasileira, as ações da Ânima Educação (SA:ANIM3) operam com valorização, depois do grupo anunciar na noite de quarta-feira que acertou novo empréstimo de R$ 450 milhões da International Finance Corporation (IFC), braço de participações do Banco Mundial.

SpaceMoney