terça-feira, 14 de abril de 2020

Notícias de Educação - 14/abr/2020

Clipping Focando Educação

Destaque: Coronavíruas

De aula ao vivo a grade flexível, escolas privadas diversificam métodos durante pandemia

Aulas com transmissão ao vivo pela internet, gravadas para a televisão, lista de exercícios por email, fóruns de discussão. São inúmeras as formas de ensino a distância adotadas pelas escolas particulares durante a pandemia de coronavírus para substituir as atividades presenciais.
Apesar do uso das mais diversas metodologias de ensino, pais e alunos ainda têm dificuldades de se adaptar às atividades remotas.

Folha de São Paulo

Professores de SP começam ensino a distância nesta segunda e estão apreensivos com método para crianças e acesso à internet

Os professores da rede municipal de São Paulo vão voltar ao trabalho nesta segunda-feira (13) para planejar, à distância, como deve ocorrer a retomada do ensino em meio à pandemia de coronavírus. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, o processo de aprendizagem se dará por meio de material impresso e, complementarmente, em ambiente virtual.

G1

Estados recorrem ao Amazonas para oferecer teleaulas durante pandemia

Folha de São Paulo

Francesco Tonucci: “Não percamos esse tempo precioso com lição de casa”

Francesco Tonucci (Fano, 1940) é um especialista em crianças. De sua casa em Roma, onde está confinado há cinco semanas, o psicopedagogo italiano responde por videoconferência algumas das perguntas que mais afetam as crianças durante esse período de quarentena para combater o coronavírus. Tonucci reconhece que são muitos os pais que pedem conselhos. Propõe ideias como que tenham seu próprio diário secreto de confinamento e um lugar, por menor que seja, para se esconder dentro de casa. O psicopedagogo critica a escola e a maneira como ela enfrenta o confinamento.

El País

Plataformas digitais ganham força na preparação para o Enem

Alunos têm recorrido às aulas online para manter estudos atualizados
Se antes da pandemia do novo coronavírus o foco e a disciplina já eram cruciais na preparação para o Enem, agora esses princípios são ainda mais importantes para manter os estudos em dia. Com a rotina de aulas presenciais interrompida devido ao isolamento social, o desafio é manter o mesmo ritmo em casa.

O Tempo

TV Escola disponibiliza acervo e aulas para o Enem para professores e alunos

Folha de São Paulo

Presidente de ONG vê como "incompleta" MP que suspende dias mínimos de aula

Priscila Cruz, presidente do Todos pela Educação, uma das principais organizações não governamentais voltadas à educação do Brasil, vê como "incompleta" a medida provisória que permite que as escolas tenham menos de 200 dias letivos no ano, desde que garantam, no mínimo, 800 horas de ensino na educação infantil.
"A MP é incompleta. O que está acontecendo é que o Conselho Nacional de Educação está debruçado. Estão produzindo uma resolução para regulamentar essa MP. E aí essas diretrizes para poder dar um pouco mais de clareza, segurança. Está todo mundo perdido: o que vai acontecer com esse ano letivo? Vamos perder? Vai juntar com o de 2021 ou não? O que as escolas têm que fazer?", questiona ela.

Uol

Covid-19 e mensalidades escolares: tire suas dúvidas

Com a interrupção das aulas, as mensalidades escolares devem continuar a ser pagas? A resposta é sim. O coronavírus é um evento de força maior temporário, o qual exclui culpa e nexo causal. Escolas e alunos não são responsáveis pela suspensão do fornecimento do serviço, pois não causaram a pandemia.
Do mesmo modo, o fenômeno é temporário pois, quando cessar, a escola ainda tem de estar lá, o que só acontecerá se mantiver seus compromissos em dia. Mesmo sem referência expressa no Código do Consumidor , os tribunais tem entendido que a força maior exclui o dever de indenizar.

iG

Governo define regras para distribuição de kits da alimentação escolar

Estados, municípios e o Distrito Federal já podem repassar aos estudantes das redes públicas de ensino os alimentos adquiridos com os recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), definiu as regras para a distribuição dos kits neste período de suspensão de aulas devido à pandemia do novo coronavírus.

EBC

Auxílio-merenda e cestas básicas: veja como prefeituras e estados estão compensando ausência de alimentação nas escolas

G1

Covid faz bolsistas voltarem ao país, e Capes faz cobrança em 'euro caro'

Após terem de voltar do exterior às pressas devido à pandemia do novo coronavírus, bolsistas da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) reclamam que o órgão está cobrando a devolução de parte das bolsas com base na cotação atual de moeda estrangeira, num valor superior ao do dia da disponibilização dos recursos. Em alguns casos, segundo os bolsistas, o prejuízo pode chegar a quase R$ 2.000.

Uol

Dicas

4 planos de aula para combater a desinformação em tempos de coronavírus

Em tempos de infodemia, com o excesso de informações que circulam nas redes sociais, o desenvolvimento de habilidades midiáticas se torna ainda mais relevante. Os educadores podem aproveitar a abundância de matérias sobre o coronavírus para trabalhar desinformação, refletir sobre ponto de vista, fazer a leitura reflexiva de imagens e ainda interpretar dados. Com sugestões facilmente adaptadas para atividades remotas, confira alguns planos de aula oferecidos pelo programa EducaMídia.

Porvir

Estácio e Eleva criam plataforma digital gratuita para ajudar alunos da rede pública com Enem

Numa iniciativa inédita, que reúne duas das principais instituições de educação do país, a plataforma Resolve Sim está disponível para apoiar os alunos dos últimos anos do ensino médio, que se preparam para o Enem e os vestibulares em meio ao conturbado e delicado cenário provocado pelo novo Coronavírus. A Resolve Sim tem conteúdo produzido pela Eleva Educação, um dos mais conceituados grupos de ensinos fundamental e médio do país, e metodologia e tecnologia digitais da Estácio, maior universidade brasileira e líder em inovação no EaD. Para os alunos da rede pública, será um serviço gratuito, sem qualquer limitação de conteúdo. O portal www.resolvesim.com.br pode ser acessado de qualquer computador, smartphone ou tablet.

MídiaBahia

IBM anuncia plataforma de educação digital gratuita

Na economia global de hoje, o ritmo acelerado das mudanças tecnológicas está causando um grande impacto nos empregos. É imperativo que todos os alunos adquiram na escola conhecimentos em tecnologia e habilidades profissionais, como pensamento crítico e capacidade analítica, para ter sucesso nesta era digital e de inteligência artificial.
Para atender a essa necessidade, a IBM está lançando o Open P-TECH, uma plataforma com conteúdo de educação digital gratuito, com o objetivo de equipar jovens e educadores com competências tecnológicas fundamentais em áreas como segurança cibernética, inteligência artificial e computação em nuvem, além de outras habilidades profissionais valorizadas no mercado de trabalho.

IP News

Google oferece programa de iniciação ao empreendedorismo a estudantes

Imagine um curso on-line e gratuito em que estudantes, pais, mães ou outros responsáveis possam aprender juntos a desenvolver uma startup de impacto social baseada em tecnologia. Graças à parceria entre a consultoria de inovação social Ideais de Futuro e o Google, o programa Startup in School abre, pelo sexto ano consecutivo, as inscrições para programa de iniciação ao empreendedorismo tecnológico.

Correio Braziliense

Grupo libera acesso a cursos e livros on-line para Educadores durante isolamento

Professores da rede pública de educação básica poderão fazer mais de 30 cursos on-line gratuitos durante a quarentena do coronavírus. Todos os educadores ganharão certificados.
O grupo Cogna, que liberou os cursos da plataforma Programa de Formação de Professores (PROFS), informa que as vagas são limitadas.

Brasil Escola

Profissionais da Educação

MG: Servidores da educação começam greve nesta terça

Sindicato diz que pelo menos 40 mil funcionários das escolas estaduais, inclusive do grupo de risco, foram convocados para atuar presencialmente a partir de amanhã; categoria só não vai parar caso governo recue em relação à medida

O Tempo

Opinião

Pandemia impulsiona o surgimento de uma nova geração de aprendizes

Por causa da pandemia, pais, filhos e educadores precisam se reinventar
Diante de uma pandemia que exige o distanciamento social, as sociedades têm enfrentado o desafio de se reorganizar para manter o fluxo de trabalho e de educação dentro das próprias casas, contando com o apoio da tecnologia para aproximar alunos, professores e pais. Da noite para o dia, a sala de aula veio para dentro de muitos lares!

IT Forum 365

Eventos

Unicamp lança Pré-olimpíada de História como treino e opção ao isolamento social

O Departamento de História da Unicamp, em Campinas (SP), abriu inscrições para a Pré-olimpíada Nacional em História do Brasil, uma iniciativa para levar conhecimento e entretenimento às pessoas em isolamento social durante a pandemia de coronavírus.

G1