quinta-feira, 16 de abril de 2020

Notícias de Educação - 16/abr/2020

Clipping Focando Educação

Destaque: Coronavírus

'Perda do ano letivo não está descartada', afirma secretário de Educação do RS

Ainda sem informações consistentes a respeito de até quando vai o isolamento social, o secretário de Educação do Rio Grane do Sul, Faisal Karam, deu entrevista à Rádio ABC na manhã desta quarta-feira (15) explicando que mesmo sem aulas presenciais, os alunos da rede estadual seguem tendo acesso a conteúdos, já os professores fazem cursos de capacitação.

Diário de Canoas

Onze estados têm projetos para obrigar desconto em mensalidades escolares

Em ao menos 11 estados, na Câmara dos Deputados e no Senado foram protocolados projetos de lei para obrigar escolas e faculdades particulares a dar desconto nas mensalidades durante o isolamento da pandemia do coronavírus.
Órgãos de defesa do consumidor e juristas alertam que as propostas, nenhuma delas ainda aprovada, podem ser consideradas inconstitucionais e interferir de forma injustificada na livre iniciativa das instituições de ensino.

Folha de São Paulo

AM - MENSALIDADES: Comissões do Consumidor e Educação vão à Justiça contra instituições privadas de ensino

As Comissões de Direito do Consumidor (CDC) e de Educação (COED) da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) encaminharam, na noite da última terça-feira (14), um relatório conjunto com alternativas de descontos e negociação das mensalidades da rede privada de ensino, durante a suspensão das aulas devido à pandemia da Covid-19, ao Ministério Público do Estado (MP-AM). O documento irá subsidiar a Ação Civil Pública que será impetrada pelos órgãos de defesa do consumidor contra as instituições particulares de ensino.

Fato Amazonico

SP: Escolas de elite sugerem dividir em duas as férias de julho

A Associação Brasileira de Escolas Particulares (Abepar), que reúne colégios de elite como Bandeirantes, Oswald de Andrade, Pentágono, Lourenço Castanho e Escola da Vila, emitiu comunicado após reunião na noite desta quarta-feira (15) colocando como possibilidade que as férias de julho, em razão da quarentena, sejam divididas em dois períodos, o primeiro em maio e o segundo em outro momento do ano, a ser definido.

Folha de São Paulo

MG: Escolas particulares antecipam férias para minimizar impacto do coronavírus

O Tempo

Rede Minas exibirá cinco horas diárias de teleaulas para estudantes do Estado

Uma das ferramentas que a Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG) usará para trabalhar o ensino à distância para alunos da rede estadual é a teleaula, que deve ocupar cinco horas da programação da Rede Minas. A informação foi divulgada e detalhada em primeira mão nesta terça-feira (14) pelo jornal Hoje em Dia e confirmada pela secretária Julia Sant’Anna durante sabatina on-line realizada na tarde desta quarta (15) por deputados da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Diariamente, serão quatro horas de programas gravados e uma hora de conteúdo transmitido ao vivo.

Hoje em Dia

TJMG suspende ordem de volta ao trabalho de servidores da educação em Minas

Estado de Minas

DF terá que afastar vigilantes da educação que são do grupo de risco

Correio Braziliense

AC: Com aulas suspensas, Educação inicia exibição de videoaulas para os mais de 150 mil alunos

Os alunos da rede estadual de ensino, que tiveram as aulas suspensas como forma de prevenção ao novo coronavírus, vão ganhar um ambiente de aula virtual para que possam ter acesso aos conteúdos e participar de atividades pela internet, sem precisar sair de casa.

G1

Coronavírus: resolução do Conselho de Educação da Paraíba orienta atividades escolares

O Conselho Estadual de Educação da Paraíba publicou nesta quarta-feira (15) no Diário Oficial do Estado da Paraíba (DOE) uma resolução que orienta na reorganização do calendário letivo durante e após o distanciamento social causado pelo coronavírus (Sars-Cov-2). De acordo com a resolução, as adequações atendem ao cumprimento mínimo da carga horária definida pelo Ministério da Educação.

G1

UnB adia vestibular do 2º semestre por tempo indeterminado

A Universidade de Brasília (UnB) anunciou, nesta quarta-feira (15), que o vestibular marcado para o meio do ano foi adiado por tempo indeterminado. Segundo a instituição, ainda não há uma data prevista para a divulgação do edital.

G1

Sala de aula

Tempo que crianças gastam em telas tem pouco impacto nas habilidades sociais, aponta estudo

As crianças de hoje em dia estão bem, afirmou, em nota, Douglas Downey, principal autor do estudo e professor de sociologia da Universidade Estadual de Ohio. "Em praticamente todas as comparações que fizemos, as habilidades sociais permaneceram as mesmas ou aumentaram modestamente para as crianças nascidas da nova geração", disse Downey. "Há muito pouca evidência de que a exposição às telas seja problemática para o desenvolvimento das habilidades sociais".

Crescer

Jovens podem sair do isolamento com mais autonomia para estudar, diz astro do ensino online

Com três filhos em idade escolar, Khan conta em entrevista à Folha que enfrenta dificuldades como qualquer um, mas que sua experiência no ensino digital também permite que ele compartilhe conselhos para famílias, alunos e professores sobre o que tem dado certo. Alguns deles: siga uma rotina, comece pelo básico, seja gentil consigo mesmo. E, especialmente para os pais: mantenham a sua saúde mental.

Folha de São Paulo

Dicas

Tour por museus do mundo é opção cultural e divertida para quarentena

Em meio a isolamento provocado pela covid-19, aplicativo gratuito do Google adicionou 18 mil obras para que usuários possa visitar digitalmente
Através de seu app gratuito Arts & Culture, a gigante da tecnologia disponibilizou uma nova coleção para que pais e filhos possam aprender de um jeito diferente e interativo sobre arte, animais, ciência, espaço, livros e música.

R7

Educação na quarentena! Google Play Store ganha área kids com apps "aprovador por professores"

A gigante de Mountain View levará para a Play Store uma guia chamada Kids, que tem aplicativos que apresentam o selo "aprovado por professores". Na prática, esse selo é uma garantia de que os apps listados atendem aos padrões de qualidades, e cada aplicativo traz uma lista de razões pelas quais os professores aprovam, como adequação à idade e o que está sendo ensinado aos pequenos.

Tudo Celular

Profissionais da Educação

Sinpro/RS pede a prorrogação das Convenções Coletivas de Trabalho 2019

A orientação para o isolamento social chegou ao Rio Grande do Sul no início das tratativas coletivas do Sinpro/RS com o Sindicato patronal (Sinepe/RS) para a renovação das Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs) da educação básica e da educação superior. A data-base dos segmentos é 1º de março. Apenas duas reuniões foram realizadas até a interrupção das tratativas, solicitada pelo Sinepe/RS.

Extra Classe

Negócios

70% das empresas de tecnologia educacional oferecem produtos para educação básica

A pandemia do coronavírus (COVID-19) colocou o setor de tecnologia educacional sob os holofotes. Nas últimas semanas, gestores, escolas, professores e famílias certamente passaram por lojas de aplicativos ou receberam ofertas gratuitas de recursos digitais para apoiar o aprendizado de estudantes durante a quarentena. Entender essa diversidade de opções leva tempo, tudo o que gestores e educadores não têm neste momento.

Porvir

Eventos

Mais de 17 milhões de estudantes se inscreveram na Olimpíada Brasileira de Matemática

A 16ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) contará com a participação de 17.729.451 alunos de 51.932 escolas municipais, estaduais, federais e privadas. Esse foi o número de inscritos para a maior competição científica do país neste ano.

MEC