sexta-feira, 17 de abril de 2020

Notícias de Educação - 17/abr/2020

Clipping Focando Educação

Destaque: Coronavírus

SP libera atividades a distância na educação infantil na quarentena

Medida do Conselho Estadual de Educação vale para escolas públicas e privadas
As atividades feitas em casa por crianças de 0 a 5 anos durante o período de suspensão das aulas em decorrência do isolamento contra o coronavírus poderão ser contabilizadas para o cálculo do ano letivo em São Paulo.

Folha de São Paulo

Pesquisa mostra o sentimento de professores em meio à pandemia do coronavírus

Com o objetivo de entender os sentimentos, a percepção e as demandas de apoio de mais de 2,2 milhões de docentes brasileiros nesse momento, o Instituto Península acaba de lançar a pesquisa “Sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios do coronavírus (COVID-19) no Brasil“.

Porvir

Coronavírus: professores falam dos desafios e vantagens de trabalhar em casa

Brasil Escola

SP: Alunos vão receber 3,5 milhões de kits com material pedagógico e de orientação para período de aulas em casa

Em anúncio nesta quinta-feira (16), o Governador João Doria e o Secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, anunciaram a distribuição de kits com material impresso contendo apostilas de matemática e língua portuguesa, gibis da Turma da Mônica, livros paradidáticos e manual de orientações às famílias e do Centro de Mídias da Educação de São Paulo (CMSP). A entrega ocorrerá a partir do dia 27 de abril.

SEE-SP

Alunos de escolas municipais de São Paulo receberão apostila em casa

Uol

PE: Secretaria Estadual de Educação lança nova plataforma digital para estudos

Diário de Pernambuco

Teleaula deve alcançar 1 milhão de estudantes em Minas; SindUTE é contra

Hoje em Dia

MG quer fazer teleaulas para alunos de escolas públicas em TV estatal

R7

No AM, profissionais da Educação se reinventam para transmitir conteúdos a alunos

Manaus Alerta

Escolas apostam em plataformas para alunos manterem o ritmo para o Enem

MSN

SP: Associação de escolas particulares recomenda férias em maio

A Associação Brasileira de Escolas Particulares (Abepar) orientou a antecipação de parte das férias de julho para maio, em nota publicada na manhã desta quinta-feira, 16. A parcela complementar do recesso de 30 dias ficaria para outro período do ano, em razão do isolamento social por conta da pandemia do novo coronavírus. "Caberá a cada associada encontrar a solução mais adequada", comunicou o órgão.

Terra

Ensino a distância ou férias antecipadas no isolamento, o novo 'Fla-Flu' da educação

Folha de São Paulo

Weintraub pede volta às aulas em cidades com poucos casos de coronavírus

Em entrevista ao Jornal da Manhã, da rádio Jovem Pan, na última terça-feira (14), o ministro da Educação, Abraham Weintraub, pediu para que os governadores e prefeitos de locais onde há poucos ou nenhum caso de coronavírus tenham sensibilidade e retomem as aulas presenciais. “Não tem porque deixar tanto tempo parado. Eu acho um absurdo”, declarou.

Correio Braziliense

Baseada em decisão do STF, Justiça proíbe aula presencial em escola militar

Usando como base uma decisão do ministro Alexandre de Moraes, que acabou sendo confirmada quarta-feira (15) pelo Supremo Tribunal Federal (STF), um desembargador ordenou que uma escola militar pare de colocar professores e funcionários técnicos para trabalhar dentro da instituição durante a pandemia do coronavírus. A decisão não atinge os estudantes, mas o sindicato que abriu a ação e uma representação na Procuradoria Geral da República (PGR), espera que ela seja estendida a alunos de todo o país em breve.

Uol

SP: Vestibulares 2020/2 das Fatecs e Etecs estão suspensos

O Centro Paulo de Souza (CPS) informou, em contato feito pelo Brasil Escola, que estão suspensos os cronogramas do Vestibular 2020/2 das Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs) e do Vestibulinho 2020/2 das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs).

Brasil Escola

Dicas

4 filmes para professores e famílias discutirem a infância

A pedido do Porvir, o site Curta Na Escola separou uma lista de filmes para professores relacionados à infância e à relação família-criança. Com menos de meia hora, as produções levam a uma reflexão sobre o que é ser criança nos dias atuais, a literatura, a amizade e as brincadeiras.

Porvir

Leis e políticas

STF julga ação sobre Escola Sem Partido nesta sexta

O Supremo Tribunal Federal vai julgar nesta sexta-feira (17) a ADPF 457, que trata do município de Nova Gama, em Goiás. A prefeitura da cidade proibiu em 2015 o uso de materiais escolares que tratam sobre questões de gênero e sexualidade. Essa é uma das 15 ações que tramitam no tribunal referentes ao movimento Escola Sem Partido .

iG

AGU concorda com ação proposta por Mauro contra aplicação mínima de 35% na educação em Mato Grosso

A Advocacia-Geral da União (AGU) emitiu parecer favorável à Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) proposta pelo governador Mauro Mendes (DEM) contra dispositivos da Constituição de Mato Grosso, que determinam aplicação mínima de 35% dos recursos estaduais na educação. Em dezembro do ano passado, o ministro Alexandre de Morais, cautelarmente, acatou o pedido do governador e suspendeu os dispositivos, que também vinculavam 2,5% da receita corrente líquida do Estado para a Unemat.

Só Notícias

Avaliação

Com Enem mantido, MPF quer MEC mostre ações para assegurar ensino na pandemia

A Procuradoria dos Direitos do Cidadão do MPF (Ministério Público Federal) deu dez dias para o MEC (Ministério da Educação) apresentar —uma vez que manteve o cronograma do Enem— as medidas tomadas para garantir acesso educacional igualitário de educação a todos os estudantes em meio à pandemia do coronavírus.

Folha de São Paulo

Defensoria pede que data do Enem 2020 seja alterada por causa da pandemia de coronavírus

G1

Opinião

O boleto da escola

Compreende-se o intuito dos parlamentares de auxiliar famílias que arcam com a educação dos filhos e, neste momento, se veem com a renda reduzida. A solução aventada, contudo, é problemática, pois esbarra em dificuldades legais e ignora a realidade do ensino.

Folha de São Paulo

Ensino Superior

Caixa divulga orientações para renovação de contratos do Novo Fies

A Caixa Econômica Federal divulgou hoje (16) os procedimentos de renovação e manutenção dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), na modalidade Novo Fies, firmados a partir do 1º semestre de 2018, pela Caixa Econômica Federal. A Circular nº 895/2020 foi publicada no Diário Oficial da União.

EBC

Suspensão do pagamento do Fies é rejeitada na Câmara dos Deputados

Gazeta do Povo