quarta-feira, 22 de abril de 2020

Notícias de Educação - 22/abr/2020

Clipping Focando Educação

Destaque: Coronavírus

Educação na quarentena: pesquisador diz que problema foi “terceirizado” para os pais

Colocar crianças na frente de uma tela e esperar que elas se comportem e absorvam as informações da mesma maneira como faziam quando estavam na escola não é educação à distância. Trata-se mais de uma “terceirização” do problema por parte das autoridades no assunto para quem agora tem que conviver o tempo todo com elas, ou seja, seus pais. Mas será que os pais, em determinado momento, também não terceirizaram a educação de seus filhos exclusivamente às escolas?

O Livre

Há um mês em casa, estudantes vão das classes virtuais ao ócio total

Alunos das redes pública e particular pelo país vivem diferentes realidades
Há quase um mês com escolas fechadas por causa da pandemia, alunos das redes pública e particular pelo país vivem diferentes realidades, que vão desde assistir aulas virtuais pela TV ou internet, com o esforço individual de professores em atualizar as turmas, até crianças totalmente paradas em casa, sem nenhum tipo de estudo.

Folha Pernambuco

Em Minas Gerais, 700 mil alunos devem ficar sem acessar aulas remotas

O Tempo

MEC lança portal de monitoramento de ações e operação das instituições de ensino durante a pandemia

MEC

DF: Alunos da rede pública começam a usar Google Sala de Aula nesta quarta

Correio Braziliense

Apostila, TV, app: como SP retoma aulas e tenta acabar em 2020 o ano letivo

Uol

SE: Portal disponibiliza conteúdos para alunos e professores da rede estadual de educação

G1

Onipresente nos lares brasileiros, TV vira “sala de aula”

Desafios da Educação

Antecipação de férias escolares para maio na pauta do Conselho de Educação de Goiás

Diário de Goiás

Estados buscam soluções para manter período letivo

Em nota, Conselho Nacional de Secretários de Educação destaca ações de ensino remoto e pede ajuste no calendário do Enem
O Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação) divulgou na segunda-feira (20) uma nota pública em que reitera o trabalho para encontrar soluções que permitam a manutenção do período letivo em tempos de isolamento social em função da pandemia da covid-19.

R7

MP diz que Rio esqueceu alunos sem acesso e pede suspensão de aulas virtuais

iG

Regulamentação do homeschooling ganha novo fôlego em Brasília com isolamento por coronavírus

É um cenário próximo àquele com o qual alguns movimentos e políticos que defendem a regulamentação do ensino domiciliar no Brasil sonham há algum tempo, e que está sendo forçado temporariamente por medidas de isolamento social impostas pela pandemia de coronavírus.
Em Brasília, as mudanças trazidas pela covid-19 estão catalisando projetos de regulamentação do chamado homeschooling

BBC

Mensalidades escolares: os direitos dos pais com a suspensão das aulas

Escolas paradas, crianças em casa e muitas dúvidas na cabeça dos pais: como ficam as mensalidades se não há utilização do serviço? Posso cancelar a matrícula durante a pandemia? É possível ter desconto se o ensino continuar a distância?

Gazeta do Povo

AM: Escolas particulares criam ouvidoria para intermediar negociações com pais

O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas (Sinepe-AM) lança um canal de diálogo entre pais, alunos e representantes das escolas particulares. Trata-se da Ouvidoria da Educação Particular do Amazonas, que se propõe a intermediar as negociações com pais e alunos sobre mensalidades e práticas pedagógicas.

Portal do Holanda

Secretários de educação acusam MEC de não dar apoio para garantir aprendizagem durante pandemia

Secretários estaduais de educação de todo o país divulgaram, nesta segunda-feira, uma nota afirmando que o Ministério da Educação (MEC) não tem apoiado os estados para garantir a aprendizagem dos estudantes durante a pandemia.

O Globo

Bolsonaro quer reabrir escolas militares a partir da próxima semana

A reabertura das escolas militares depende das Forças Armadas, mas as cívico-militares precisam de autorização dos governadores ou prefeitos para voltar a funcionar, porque são ligadas às redes públicas.
São 13 escolas ligadas ao Exército, em PA, MG, DF, MS, PR, CE, AM, RS, RJ e BA. No Distrito Federal, são 10 escolas cívico-militares, com mais de 14 mil alunos, além das unidades da PM e dos Bombeiros.

Folha de São Paulo

Abaixo-assinado: famílias querem escolas militarizadas fechadas

Correio Braziliense

Por que os professores de educação especial precisam de uma grande rede de apoio

Embora todos os professores devam ter uma maneira de evitar o estresse e a exaustão, os professores de educação especial precisam especialmente de redes de apoio. Digamos apenas que o trabalho de um professor de educação especial é exigente, em um dia fácil. E quem está tendo dias fáceis no momento?

Jornal de Brasília

Aumenta em 70% procura por educação a distância, afirma Catho

Mesmo durante a quarentena, as pessoas continuam buscando formas de se qualificar para o mercado de trabalho. É o que aponta levantamento realizado pela Catho Educação, que apontou um aumento de 68% em matrículas para cursos EAD ou semipresenciais, entre o período de 21 de março e 06 de abril.

R7

Escola em São Paulo corta salário de estagiários

Ensino a distância A Escola da Vila, do Grupo Bahema Educação, decidiu cortar 75% da remuneração de uma parte de seus estagiários até o retorno das aulas presencias quando a quarentena terminar. A medida foi uma alternativa para não encerrar os contratos dos estagiários recém-contratados, que ainda precisam ter suas atividades monitoradas, de acordo com a administração da escola paulistana. Mas provocou reclamações entre professores e preocupação entre pais de alunos.

Folha de São Paulo

Sala de aula

Em aula online, pão caseiro, avião de papel e torre de macarrão são lição de casa

Professores usam atividades para engajar alunos e reduzir tempo de tela; parte das famílias tem dificuldade de entender
Competição de aviãozinho de papel, assar pão, fazer torre de macarrão, dobraduras, observar a chama de uma vela. Muitas das atividades propostas pelos professores em escolas que aderiram ao ensino a distância durante a epidemia do coronavírus se distanciam do formato convencional de aulas.

Folha de São Paulo

Dicas

PERA: uma ferramenta de planejamento de experiências remotas de aprendizagem

Baseado no pensamento do design que pressupõe empatia, colaboração e experimentação, as designers e educadoras Ana Paula Gaspar e Adriana Costa propuseram a PERA (Planejamento de Experiências Remotas de Aprendizagem). Trata-se de uma ferramenta de planejamento para ajudar professores e gestores a pensarem em suas propostas de atividades para os estudantes no período de quarentena. Ela ganhou esse nome porque é uma brincadeira com a forma rápida que falamos em português “pera” de “espera!”. E também para lembrar que temos uma situação muito incomum e que precisamos lembrar desses componentes antes de sair propondo atividades.

Porvir

Gestão

Ministro da Educação descumpre resultado de eleições para reitores e MPF cobra explicação

Em pelo menos duas ocasiões, nas eleições dos IFES do Rio Grande do Norte e de Santa Catarina, Weintraub não teria respeitado o resultado das urnas
O Ministério Público Federal, por meio da Procuradoria dos Direitos do Cidadão, pediu ao ministro Abraham Weintraub que explique por que a pasta da Educação tem deixado de acatar o resultado de eleições para reitores do País.

Midia Max

Leis e políticas

Projetos mantêm auxílios a universitários carentes durante suspensão das aulas

Estão em análise na Câmara propostas que visam garantir a manutenção de benefícios voltados a estudantes de baixa renda de universidades federais mesmo com a suspensão das aulas decorrente da pandemia de coronavírus.

Câmara

RJ: Projeto de lei de Witzel abre brecha para privatizar universidades públicas

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), enviou à Alerj (Assembleia Legislativa do Rio) projeto de lei que abre brecha para a extincão ou privatização de universidades públicas, fundações e estatais. A justificativa adotada pelo governo é o agravamento da crise fiscal do estado por conta da pandemia de covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Uol

Estatística, pesquisas e estudos

Quase 29% dos estudantes de faculdades privadas ficaram desempregados

Os impactos das medidas de quarentena adotadas para frear o avanço do Covid-19 causaram desemprego de cerca de 29% dos estudantes de universidades privadas no Brasil, segundo pesquisa realizada pela companhia de tecnologia voltada ao mercado de ensino Quero Educação.

Money Tymes

Avaliação

Secretários de Educação discordam de Weintraub sobre Enem

O Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) publicou nota contra as declarações do ministro da Educação, Abraham Weintraub, de manter o Enem em novembro, apesar da crise do novo coronavírus.
A entidade alega que é necessário um ajuste no cronograma em benefício dos estudantes, especialmente os da rede pública que estão sem aulas presenciais e com dificuldade para se inscrever e pedir isenção no exame.

Terra

Ensino Superior

Weintraub nomeia reitor temporário para Instituto Federal de SC, que não aceita indicação

Ministério Público Federal deu prazo de 10 dias para ministro apresentar explicação
O Ministério da Educação (MEC) não aceitou mais um resultado de eleição para reitor de instituições de ensino da rede federal e designou um reitor temporário para assumir o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). A pasta não informou o motivo pelo qual não acatou a decisão da maioria da comunidade acadêmica.

Folha de São Paulo

Weintraub despreza eleição e nomeia membro do PSL à reitoria do IFRN

Carta Capital

Outras do dia

França deve fazer retorno às aulas em escalas a partir de 11 de maio

O ministro da Educação da França, Jean-Michel Blanquer, propôs nesta terça-feira (21) uma reabertura gradual das escolas a partir de 11 de maio, escalonada em três semanas e organizada para que nenhuma turma tenha mais de 15 alunos.

R7