quinta-feira, 23 de abril de 2020

Notícias de Educação - 23/abr/2020

Clipping Focando Educação

Destaque: Coronavírus

“Professores terão que mudar seu jeito de ensinar depois da quarentena”

Andreas Schleicher (Hamburgo, 55 anos), diretor de Educação da OCDE e principal responsável pelo relatório PISA ―que mede o nível de conhecimento dos alunos de 15 anos de 75 países em ciências, matemática e leitura― acredita que a pior consequência do fechamento das salas de aula pelo coronavírus é o desaparecimento durante meses do maior igualador social: a escola.

El País

Mães defendem suspensão do calendário de escolas durante crise do coronavírus

Aulas online não substituem bem experiência escolar, e foco deveria estar no emocional, opinam também especialistas
Passado um mês do fechamento das escolas na maior parte do Brasil, alguns pais começam a se perguntar se o ensino remoto, sobretudo para os mais jovens, seria mesmo a melhor opção, e surgem os que defendem a suspensão do conteúdo curricular enquanto não for possível voltar às escolas.

Folha de São Paulo

Covid-19: aulas nas escolas particulares podem terminar só em 2021

“Correr” com o conteúdo em apenas um semestre ou adiar o fim do ano letivo para 2021? Para os pais de alunos matriculados em escolas privadas da Grande BH, eis a questão. A possibilidade de estender o calendário letivo foi aventada nesta quarta-feira (22) pelo sindicato que representa as instituições de ensino, o Sinep, deixando muita gente apreensiva.

Hoje em Dia

Escolas devem zelar pela segurança de suas salas de aula virtuais

Como evitar que hackers invadam ambientes de aprendizado online? Especialistas indicam caminhos
No meio de uma aula online de um colégio particular do Rio de Janeiro, surge um usuário desconhecido usando um codinome pornográfico. Professora e alunos se surpreendem com a situação e, pouco depois, o "invasor" simplesmente desaparece. A situação aconteceu na última semana, em uma turma de crianças na faixa etária dos 11 anos.

O Globo

5 dicas essenciais para professores prepararem uma videoaula de qualidade

Após a quarentena decretada devido à pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), muitos professores passaram a ter que dedicar um tempo maior para preparar e produzir videoaulas para seus alunos. Para aqueles que passam a maior parte do tempo em sala de aula e não estão acostumados com o Ensino a Distância (EAD), preparar uma videoaula pode ser uma tarefa difícil.

Canaltech

Como fica a educação das crianças pequenas em tempos de coronavírus?

Durante a pandemia de Covid-19, pais com filhos idade pré-escolar podem encontrar dificuldade para entender como seguir ensinando em casa até a volta das aulas atualmente suspensas.
Diferente das crianças mais velhas, os pequenos matriculados nas escolinhas de educação infantil ainda não acompanham aulas à distância ou têm grade curricular a cumprir durante o ano letivo.

Bebe.com.br

MG: Sinep quer antecipar recesso para maio na rede particular; aulas podem se estender até 2021

Na tentativa de evitar prejuízos ao ano letivo devido à quarentena, o Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep) sugeriu uma antecipação, para maio, dos recessos referentes a feriados e férias de julho. Não está descartada a possibilidade de se estender a recomposição das aulas até 2021.

Hoje em Dia

GO: Conselho de Educação não autoriza antecipação de férias escolares para maio

Reunido nesta quarta, 22, os integrantes do Conselho Estadual de Educação de Goiás, presidido por Flávio de Castro, decidiu por não autorizar antecipação das férias escolas de meio de ano para o mês de maio. A nota técnica 02/2020 informou sobre a decisão da entidade e orientou diversos pontos sobre a gestão do regíme de aulas não presenciais autorizados para todas as escolas.

Diário de Goiás

RS: EaD e atividades domiciliares contam para o calendário letivo

A Medida Provisória 934/2020 publicada pelo governo federal no dia 1º de abril altera as normas que regulamentam o ano letivo em escolas e instituições de ensino de todo país
O Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (CEEd-RS) deve discutir a MP em suas reuniões ordinárias. O conselheiro do CEEd, professor Sani Cardon, avalia que, em princípio, o texto do governo federal não altera o entendimento do Conselho de considerar as atividades domiciliares realizadas pelos professores e alunos como dias e horas para o cumprimento das exigências do calendário letivo.

Extra Classe

GDF pede que Educação prepare plano em 10 dias para reinício das aulas no DF

O governador do Distrito Federal, após uma reunião com o presidente nessa segunda-feira (20), já avaliava a reabertura das escolas cívico-militares
Nesta quarta-feira (22) o Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, encaminhou ofício para o secretário de Educação, João Pedro Ferraz dos Passos, para requerer a elaboração e apresentação, em até 10 dias contando a partir de hoje, do plano que efetivará a reabertura das escolas do Distrito Federal para reiniciar as atividades de turmas de Ensino Médio das escolas do Distrito Federal.

Jornal de Brasília

Comunidade escolar está apreensiva com a possibilidade de volta às aulas

Correio Braziliense

Ibaneis recua e mantém fechamento das escolas cívico-militares

Correio Braziliense

Escolas internacionais se preparam para terminar ano letivo a distância

A menos de dois meses de encerrar o ano letivo, colégios internacionais de São Paulo, que seguem o calendário escolar americano ou europeu, se preparam para fazer nas próximas semanas provas online ou buscar outras estratégias de avaliação dos alunos, com a impossibilidade de retomar as atividades presenciais por causa da pandemia do coronavírus.

Folha de São Paulo

Escolas vão reabrir em ao menos 8 países europeus, com distanciamento entre alunos

A Holanda se tornou o oitavo país europeu a anunciar a volta das aulas, após 61 dias de fechamento das escolas para combater a transmissão do coronavírus. O plano de abertura, anunciado nesta terça (21), começa em 11 de maio, com creches e ensino fundamental.

Folha de São Paulo

Projetos

Vínculo com alunos em redes sociais ajuda professora a manter atividades na quarentena

Ter uma página no Facebook para divulgação de trabalhos e acolher os alunos foi a estratégia de Márcia Bacic para manter engajamento mesmo durante o fechamento da escola

Porvir

Gestão

Witzel tenta incluir inativos e pensionistas nos gastos com Educação

Dois projetos que o governador Wilson Witzel (PSC) enviou à Assembleia na última segunda-feira (20) reverberaram nas ondas virtuais que unem os deputados em tempos de quarentena.
Um deles prevê a inclusão do pagamento de inativos e pensionistas nas despesas que o governo tem com a Educação.

Extra

Avaliação

Apesar de coronavírus, Fuvest mantém vestibular em novembro

Apesar da crise do novo coronavírus e da paralisação das aulas presenciais em todo o país, a Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular), que seleciona para a USP (Universidade de São Paulo), decidiu manter o calendário do vestibular 2021, que prevê a realização das provas da 1ª fase em novembro.

Uol

Enem: Conselho Nacional de Educação pode sugerir que governo só defina datas das provas após retorno das aulas

Uma proposta que será analisada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) na próxima terça-feira sugere que o Ministério da Educação (MEC) e o Inep só definam o cronograma do Enem após o retorno às aulas, suspensas em todo o país em função da pandemia de coronavírus. De acordo com o texto, a espera seria necessária para “garantir uma avaliação equilibrada” dos estudantes e evitar “prejuízos”.

O Globo

Presidente do Inep não descarta mudança de data no Enem se necessário

iG

Inep formaliza adiamento do Enem digital para 22 e 29 de novembro

EBC

Opinião

Nada mais será como antes, nem a Educação

A criação de um novo modelo pedagógico tornou-se um grande desafio para escolas e universidades, que em uma corrida contra o tempo e sob pressão de todos os lados, buscam implementar e adequar-se às ferramentas necessárias para um ensino, agora, exclusivamente à distância, causando grande impacto na rotina de alunos e professores, sobretudo, se considerarmos as respectivas diferenças econômicas, sociais e culturais que permeiam todas as sociedades.

O Estado de São Paulo

Celular na educação: os desafios da pandemia

O fechamento das escolas empurrou milhões de alunos — e seus professores — para a frente de computadores, tablets ou smartphones. Esta tem sido a maneira encontrada em grande parte das escolas para que os estudos não sejam totalmente interrompidos enquanto o isolamento durar.
Se a presença das telas em nossas vidas já era um caminho sem volta bem antes do coronavírus, agora, com a necessidade de distanciamento físico, essa situação ficou ainda mais evidente.

Folha de São Paulo