segunda-feira, 27 de abril de 2020

Notícias de Educação - 27/abr/2020

Clipping Focando Educação

Destaque: Coronavírus

Recomendações da Unesco para o ensino a distância

Visando colaborar para esse desafiador contexto, a Unesco - Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura - lançou uma lista com 10 recomendações básicas para que o maior número possível de instituições consiga atender o maior número possível de alunos. Como fazer isso? É certo que as condições variam de país para país, de cidade para cidade. Por isso, é compreensível que essa lista seja curta, mas genérica o suficiente para servir de guia geral, ao qual cada rede de ensino poderá acrescer detalhes que respondam a suas demandas específicas.

Uol

CNE vota nesta terça diretrizes para reorganizar o calendário escolar

O Conselho Nacional de Educação (CNE) deve votar na próxima terça-feira (28), em plenário virtual, as diretrizes que irão orientar as escolas de todo país a como conduzir o ensino diante da pandemia do novo coronavírus. O documento traz orientações e sugestões para o ensino superior e para cada etapa de ensino da educação básica, desde a educação infantil ao ensino médio.

EBC

Governo de SP pretende retomar aulas presenciais na rede pública em julho

O governo de São Paulo anunciou nesta sexta-feira, 24, que as aulas presenciais na redes pública serão retomadas de forma gradual e em sistema de rodízio a partir de julho. O anúncio foi feito pelo governador João Doria (PSDB) e pelo secretario estadual da Educação, Rossieli Soares.

Terra

SP convoca youtubers de educação para tentar engajar alunos no ensino a distância

Com início marcado para esta segunda-feira (27/4), o ensino a distância no estado de São Paulo contará com youtubers especializados em educação, os edutubers, para tentar engajar os alunos. As aulas serão exibidas por um aplicativo lançado pela Secretaria de Educação e através de dois canais digitais abertos de televisão, ambos ligados à Fundação Padre Anchieta, que administra a TV Cultura.

Folha de São Paulo

São Paulo vai retomar aulas do ensino público com rodízio entre alunos

iG

Doria convoca professores de SP para irem a escolas entregar livros

Folha de São Paulo

SE: Secretaria de Estado da Educação antecipa férias de professores e equipe de apoio

A mudança atende à recomendação do Ministério Público Estadual 003/2020 e do Conselho Estadual de Educação 004/2020 e aos decretos relacionados à pandemia da Covid-19. A antecipação se deve a necessidade pedagógica do cumprimento da carga horária mínima anual de atividades escolares, conforme estabelecido na Medida Provisória nº 934, de 1º de abril de 2020.

G1

Secretaria de Educação avalia como aulas serão repostas na Bahia pós-pandemia

Segundo a SEC, estão sendo observados os decretos 19.529/2020 e 19.635/2020, que versam sobre a paralisação das aulas, com a condição de reposição presencial. A SEC diz ainda que estuda cenários sobre como ocorreria a reposição, porém, em qualquer caso, ela será implementada apenas após o retorno das atividades escolares.

Bahia Notícias

Fim do confinamento: retorno às escolas em 11 de maio divide pais de alunos na França

A partir de 11 de maio, a França inicia um processo de saída do regime de confinamento preventivo imposto no país para lutar contra a pandemia de Covid-19. Além da retomada de parte do comércio, o governo anunciou a reabertura das creches e a volta às aulas nas escolas até o ensino médio. No entanto, uma pesquisa de opinião divulgada esta semana revela que o assunto divide a população.

G1

Sala de aula

Pandemia da Covid-19 muda rotina de crianças na Educação Infantil

Mães relatam atividades remotas promovidas por creches e pré-escolas em casa, diante do novo coronavírus, mas especialista na área avalia que é preciso repensar forma das atividades e considerar especificidades de faixa etária
De acordo com a professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), Cristina Façanha, cuja área de atuação é a Educação Infantil, a pandemia impôs algo completamente inesperado à área educacional como um todo. "As instituições têm defendido a ideia de que é possível reproduzir em casa os espaços de práticas na educação infantil, mas isso pra mim é uma ilusão".

Diário do Nordeste

Por que a educação sexual é tão importante para crianças e adolescentes?

Especialistas em saúde e educação explicam por que abordar assuntos sobre sexualidade com os mais novos é o melhor caminho para um crescimento saudável
Como nem sempre essa é uma tarefa fácil para pais e mães, a escola também tem seu papel. Até porque é lá onde as crianças se sentem mais à vontade para tirar dúvidas, contar seus medos e desenvolver suas opiniões pessoais.

Galileu

10 conhecimentos tecnológicos necessários para o mercado do futuro

O mercado de trabalho atual é tão pautado pelo uso da tecnologia, que não há escapatória: existem tech skills consideradas tão básicas, que são esperadas de todos os profissionais, em qualquer setor.

MSN

Dicas

TV Escola estreia 200 horas de programação inédita

A partir desta segunda-feira (27), a TV Escola exibirá mais de mil horas de conteúdo educativo. Desse total, 200 horas são de vídeos e documentários inéditos.
Estarão disponíveis no âmbito da iniciativa Seguimos Conectados, programas para o ensino fundamental e ensino médio, e de formação para professores e outros educadores – com destaque para o programa Hora do Enem, que prepara alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio.

O Documento

Profissionais da Educação

Socióloga defende papel do professor e propõe mais momentos de reflexão durante pandemia

Um dos pontos fundamentais na condução da educação em tempos de crise como a instaurada pelo coronavírus (COVID-19) é dar suporte e atenção às necessidades dos professores, incentivando que utilizem o momento para repensar suas práticas e se reconectar com o que realmente faz sentido no processo de ensino-aprendizagem. É isso que defende Lourdes Atié, socióloga e educadora.

Porvir

Inclusão

Desigualdade demanda esforço do professor para atender a todos a distância

Diversificação é palavra de ordem na hora de levar conteúdos educativos a estudantes durante a quarentena
A virada de aulas presenciais para remotas em razão da pandemia do coronavírus é um processo que vai além da escolha de plataformas e recursos digitais de aprendizagem. Diante de realidades distintas dentro das redes de ensino e das dificuldades de acesso à internet por parte de educadores e alunos, as secretarias de educação tiveram que pôr em prática estratégias diversas, conforme relatado em reportagem do Porvir logo que as escolas foram fechadas.

Porvir

Leis e políticas

Por unanimidade, Supremo declara inconstitucional lei municipal de 'ideologia de gênero'

Dez ministros acompanham relator, Alexandre de Moraes, sobre lei de Nova Gama (GO) que proibia debate sobre identidade de gênero em escolas
Os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), por unanimidade, votaram contra uma lei municipal que vetava a discussão de gênero em escolas.

Folha de São Paulo

Técnico e Profissionalizante / Executiva

Senai tem 1ª plataforma de ensino adaptativo na educação profissional

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) lançou o curso técnico em Mecânica, a primeira plataforma de ensino adaptativo na educação profissional. A ferramenta é digital e gratuita. Conteúdos interativos já estão disponíveis para toda a população se capacitar durante a emergência em saúde pública provocada pela covid-19. As inscrições podem ser feitas na internet.

IstoÉ Dinheiro

Opinião

Reduzir a mensalidade

O sindicato das escolas diz que 75% do que ganham os estabelecimentos de ensino vão para pagamento de salários, impostos e encargos. A maioria tem se comprometido em manter os professores sem redução de remuneração – por defesa da categoria ou até porque muitos estão se reinventando e trabalhando o dobro para dar conta de ensinar online.
Mas há a luz, a água, a alimentação, o ar-condicionado. Contas feitas, escolas passaram a anunciar medidas.

O Estado de São Paulo

Ensino Superior

MEC deixa de nomear reitor após denúncia do MBL

O ministro Abraham Weintraub não nomeou o candidato eleito pela comunidade estudantil do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) por uma denúncia feita pelo Movimento Brasil Livre (MBL) após um evento na instituição em que foram vendidos produtos com a expressão “Lula livre”.

Folha de São Paulo