sexta-feira, 24 de abril de 2020

Notícias de Educação - 24/abr/2020

Clipping Focando Educação

Destaque: Coronavírus

Coronavírus debilita orçamento da Escola Pública

Para cobrir despesas com covid-19, governo cortou R$ 718 milhões do ensino básico
O Colégio Pedro II, uma das mais tradicionais instituições de ensino do Brasil, viu suas finanças ficarem ainda mais críticas nesses tempos de coronavírus. A rede de escolas federais do Rio de Janeiro, com cerca de 12 mil alunos, teve uma emenda parlamentar de R$ 1,15 milhão redirecionada para o combate ao covid-19. O drama do Pedro II promete se estender por outras escolas Brasil afora.

Piauí

Cursinhos de SP dão aulas online e mantêm rotina de ensino durante a quarentena

O corpo pedagógico dos cursinhos de São Paulo está fazendo de tudo para ajudar os estudantes. Logo que o governador João Doria anunciou a quarentena no Estado, em 24 de março, os professores começaram uma força-tarefa para gravar aulas compartilhadas em plataformas virtuais. O mesmo vale para os plantões de dúvida e correção de redações: os educadores ficam de prontidão em uma sala de vídeo para sanar as dificuldades de quem precisar.

Terra

Inadimplência no ensino privado triplicou, diz empresário do setor de educação

Chaim Zaher participou, nesta quinta-feira, da Ao Vivo em Casa, série de lives promovidas pela Folha
O empresário afirmou que o mercado de ensino privado em geral tem convivido com um nível de inadimplência em torno de 30%. "A inadimplência dobrou e em alguns casos triplicou. E tem sensibilidade de não ficar cobrando o pai nesta hora, está sendo parcelado", diz.

Folha de São Paulo

MG: Zema chama de 'descabida' liminar que suspendeu retorno dos servidores da Educação; Estado recorre

O governador Romeu Zema informou nesta quinta-feira (22) que o Estado recorreu da decisão que suspendeu o retorno dos servidores da Educação às atividades. Ele classificou como “descabida” a liminar, conquistada pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Estado de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), para suspender o retorno ao trabalho desses servidores, mesmo que de forma remota.

Hoje em Dia

Tecnologia

Startups ganham espaço e revolucionam o setor de educação

Com as edtechs, o aprendizado vai além do caderno e toma as telas do celular e do notebook
Convém citar que o campo de atuação pode abarcar ainda o meio empresarial e cursos livres, a exemplo do que foi observado com a Hi, que se destaca igualmente por seu modelo de negócios.

Veja SP

Gestão

MEC suspende implantação da escola cívico-militar em Campinas

Campinas (SP) não receberá mais o modelo de Escola Cívico-Militar, pelo menos por enquanto. De acordo com ofício do Ministério da Educação (MEC), sem a realização da consulta pública prevista e os prazos estimados para a regularização, a pasta decidiu ofertar a vaga a outro município do Estado - a cidade era a única de São Paulo entre as 54 unidades previstas no Brasil. Em nota, a Secretaria de Educação afirma apenas que foi notificada sobre a decisão.

G1

Inclusão

Alunos pobres enfrentam dificuldades para manter estudos do vestibular na quarentena

Com poucos recursos tecnológicos, sem espaço de estudo em casa e com risco de perder o emprego, estudantes de baixa renda relatam o abismo social que existe no ensino à distância em cursinhos de SP
Embora o ministro da Educação, Abraham Weintraub, diga que o Enem é uma "competição que ficou mais difícil para todo mundo" devido ao coronavírus, estudantes pobres saem em maior desvantagem nessa 'disputa' durante a pandemia. Apesar da desigualdade nos vestibulares sempre ter existido, agora a situação se complica ainda mais com as inseguranças que o País enfrenta por causa da covid-19.

Terra

Leis e políticas

Texto de MP sobre homeschooling é enviado pelo MEC para avaliação da Casa Civil

Uma Medida Provisória (MP) que aprova a prática do ensino domiciliar, o homeschooling, foi enviada pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliação da Casa Civil nos últimos dias, afirmaram fontes à Gazeta do Povo. O fato não anula a tramitação do Projeto de Lei 2.401, enviado pelo governo ao Congresso, em 2019, e que trata da regulamentação do homeschooling no país.

Gazeta do Povo

Câmara aprova projeto que suspende dívidas do Fies por 60 dias

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (23) o texto principal de projeto que suspende temporariamente o pagamento de parcelas do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) durante o período de 60 dias, prorrogáveis por mesmo prazo se assim avaliar o Executivo, diante da crise do coronavírus.

R7

Opinião

Educação pós-coronavírus: mais tecnologias digitais e novos ecossistemas pedagógicos

A pandemia do coronavírus nos surpreendeu e nos colocou “cara a cara” com as desigualdades e fragilidades do nosso sistema educacional. Como será a educação após o coronavírus? Fazendo um exercício prospectivo, levantamos desafios e possíveis legados dessas vivências para alavancar novas ações pela educação.

Zero Hora