quarta-feira, 6 de maio de 2020

Notícias de Educação - 06/mai/2020

Clipping Focando Educação

Destaque: Coronavírus

SC: Ministério Público recomenda desconto imediato de mensalidades da educação infantil

O Ministério Público de Santa Catarina (MP/SC) recomendou ao Sindicato das Escolas Particulares de Santa Catarina (Sinepe) que oriente as instituições de ensino a concederem desconto imediato nas mensalidades da educação infantil. O MP entende que essas aulas tem dois pilares fundamentais- aprendizagem e cuidado- e um deles não está sendo prestado. Como não há contato presencial, o cuidado com as crianças não ocorre.

NSC

Online e juntos nas novas salas de aula globais

Em um tempo em que a tecnologia passou a fazer parte vital de nosso cotidiano, pensar e aprimorar o aprendizado online se torna uma necessidade global. Para compreendermos melhor esse assunto que está revolucionando o ensino superior no planeta, a Dra. Katie Nielson, especialista em linguística e diretora de educação da Voxy, explica as tendências da educação online no mundo atual.

O Estado de São Paulo

RS: Escolas estaduais antecipam recesso de julho para maio

Desde segunda-feira, até 18 de maio, as escolas da rede estadual não terão atividades e tarefas a distância, como vinha ocorrendo desde a suspensão das aulas por conta da pandemia da Covid-19. O motivo é a antecipação - feita pela Secretaria Estadual de Educação - do recesso escolar que ocorre tradicionalmente em julho.

Diário

Escolas públicas enfrentam desafios de aulas a distância por pandemia

Não tem aula em zoom ou qualquer outro encontro virtual para ver os amigos de sala, como se tornou comum nas escolas particulares. Na rede pública de São Paulo, o ensino a distância é com aulões padronizados por série, apostilas impressas e lições pela televisão.

R7

Peru descarta aulas presenciais e aposta em educação à distância para 2020

O presidente peruano, Martín Vizcarra, descartou nesta terça-feira (5) a possibilidade de faculdades e universidades poderem recomeçar as aulas presenciais ainda este ano por causa da pandemia do novo coronavírus no país, o segundo com maior número de infectados da América Latina depois do Brasil.
Vizcarra reiterou que a educação de crianças em idade escolar e universitários deve ser feita através de aulas virtuais na internet, rádio e televisão.

IstoÉ

Sala de aula

Assistir a filmes pode deixar o estudo em casa mais atrativo

Estudar Matemática, Ciências, História, Geografia ou qualquer outra matéria acadêmica estando longe do contato com o ambiente escolar pode desmotivar muitos estudantes. No entanto, a tecnologia está auxiliando os aprendizes nesse momento que requer mais disciplina.
Vídeos no Youtube, filmes em plataformas de streamings, podcasts e visitas a museus virtuais são ferramentas que possibilitam auxílio para o ensino de diversos assuntos.

Estado de Minas

Inclusão

Deputado quer o fim das bancas para negros em concursos e vestibulares

O sistema de cotas raciais no Brasil, cercado por amplos debates e pontos de vista diversos, pode ganhar mais um capítulo. Tramita na Câmara dos Deputados o projeto de lei (PL) 461/2020, de autoria do deputado Marcel van Hattem (Novo/RS), que impede a realização de comissões de heteroidentificação – avaliação por parte de uma banca para confirmar se a pessoa é, de fato, preta ou parda – em concursos públicos e no ingresso em instituições públicas de ensino.

Gazeta do Povo

Avaliação

MEC lança novo Saeb com avaliação para todos os anos a partir do 2º do ensino fundamental

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) completa 30 anos com o lançamento de uma nova versão. A prova será anual e aplicada para todos os anos e séries a partir do 2º do ensino fundamental. A ideia é trazer resultados com mais agilidade, informações mais precisas e por escola, para conseguir realizar intervenções pedagógicas com tempo mais curto. E com mais uma possibilidade de acesso ao ensino superior: o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) seriado.

MEC

Saeb comemora 30 anos com reformulação, avaliação seriada, censitária e provas adaptativas

Inep

Governo torna Saeb anual para todas as séries e prevê seu uso para acesso à universidade

Folha de São Paulo

Líderes pedem adiamento do Enem, mas ministro da Educação defende calendário

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, se manteve contrário ao adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano por mais seis meses, cogitado em virtude da pandemia de coronavírus no país. Ele participou da reunião de líderes partidários do Senado, feita por videoconferência, nesta terça-feira (5), para explicar sua posição. E alegou que a crise de saúde não seguirá até a época da realização das provas, prevista para novembro. 

Senado

Em reunião com senadores, Weintraub diz que Enem não foi feito para corrigir injustiças

Folha de São Paulo

'Maioria dos que fazem Enem já terminou o ensino médio', diz Weintraub

Uol

Por coronavírus, relatório do TCU aponta riscos ao MEC manter data do Enem

Uol

Weintraub diz que Enem não mudará e sugere fundo eleitoral para internet a todos

iG

"Não desistam, estudem", diz Weintraub após manter Enem

R7

Opinião

É hora de agir na educação, mesmo que de maneira remota

O ideal seria repor todas as atividades de maneira presencial, mas o tempo será inimigo. Concentrar tudo para depois pode significar sobrecarga de trabalho pedagógico para docentes e estudantes. Diante da possibilidade de considerar as atividades remotas, é importante elencarmos princípios e critérios para fazê-lo. Os princípios que entendo fundamentais são: 1) flexibilidade, 2) garantia do direito à educação, 3) foco em habilidades mais do que em conteúdos e 4) bom senso no que tange ao volume de atividades propostas.

Nexo

Policiais e jurídicas

Justiça determina nomeação de reitor impedido pelo MEC de assumir cargo

A Justiça Federal do Rio Grande do Norte determinou ao ministro da Educação, Abraham Weintraub, que, em um prazo máximo de 24 horas, nomeie e dê posse ao professor eleito para reitor do IFRN (Instituto Federal do Rio Grande do Norte).

Folha de São Paulo

Após parecer do MEC, UFSJ fica temporariamente sem reitor

G1