quinta-feira, 7 de maio de 2020

Notícias de Educação - 07/mai/2020

Clipping Focando Educação

Destaque: Coronavírus

Demissões e redução de salário levam pais a trocar filhos de escola na pandemia

As demissões e reduções de salário já sentidas pelas famílias gerou um movimento atípico na rede particular para esse período, com pais buscando mensalidades com valores que caibam no novo orçamento doméstico. Escolas que cobram abaixo de R$ 800 dizem já ter fila de espera com o aumento da procura no último mês.

Folha de São Paulo

Posso negociar um desconto enquanto as aulas estão suspensas?

R7

Faculdades privadas oferecem benefícios para manter alunos

iG

Pesquisa ouve professores sobre educação escolar em tempos de pandemia

A Cátedra da UNESCO em Formação de Professores e o Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas (FCC) coordenam uma pesquisa para entender como os professores estão realizando suas atividades docentes neste momento de isolamento social.
Os participantes da pesquisa não serão identificados, e os resultados do estudo serão divulgados no site da FCC. A consulta estará aberta até o dia 10 de maio.

ONU

MG: Sindicato diz que não há definição para retorno das aulas em junho

Após pais de alunos das escolas particulares receberem novos calendários com previsões para o ano letivo, interrompido desde o fim de março por conta da pandemia do coronavírus, muitas dúvidas e questionamentos voltaram a surgir. Em alguns casos, teve até escola particular de Belo Horizonte confirmando a retomada das aulas presenciais para o dia 2 de junho.
Porém, o Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep-MG) informou que, até o momento, não há nenhuma definição sobre o retorno.

O Tempo

Aulas presenciais em Goiás não serão retomadas antes de agosto, afirma secretária de Educação

As aulas em Goiás devem seguir com o sistema de ensino à distância. Em reunião virtual realizada nesta quarta-feira, 6, entre a secretária estadual de Educação, Fátima Gavioli, prefeitos e representantes de entidades ligadas à educação, as orientações sobre o assunto foi pela adaptação e melhoria do atual regime, sem previsão para o retorno presencial.

Opção

ES: Secretário da Educação avalia juntar anos letivos de 2020 e 2021

A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) está buscando alternativas para reduzir o prejuízo dos alunos em relação ao aprendizado e traçando estratégias para quando as aulas presenciais forem retomadas.
Segundo o secretário Vitor de Angelo, uma das opções que estão sendo avaliadas pela pasta é a junção dos anos letivos de 2020 e 2021.

Tribuna Online

Ministra da Educação italiana propõe dividir turmas em sala de aula e em casa

A ministra da Educação da Itália, Lucia Azzolina, sugeriu nesta quarta-feira que as aulas no país voltem a partir de setembro, com metade dos alunos em sala e o restante em casa, acompanhando de maneira virtual, para evitar aglomerações nas escolas e o risco de propagação do novo coronavírus.

Uol

Projetos

Com passeio pela NASA e construção de foguete, professoras engajam alunos do fundamental 1

Em atividade remota, educadoras de Curitiba contam como utilizaram a metodologia da sala de aula invertida para trabalhar sistema solar com turma do quarto ano

Porvir

Gestão

FNDE define regras para planejamento das prioridades escolares de estados e municípios

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) publicou as diretrizes para o planejamento técnico e financeiro das necessidades das redes de ensino dos estados, dos municípios e do Distrito Federal. As informações dos entes federativos vão construir o Plano de Ações Articuladas (PAR), instrumento que orienta como serão utilizados os recursos do governo federal em benefício das escolas. As regras e critérios para atendimento foram definidas pelo FNDE e pelo Ministério da Educação (MEC). A resolução foi divulgada nesta terça-feira, 5 de maio, no Diário Oficial da União (DOU).

MEC

Avaliação

Paródia de propaganda do Enem viraliza: "Você que lute" Paródia da propaganda do Enem

Foi divulgado no começo da semana um anúncio oficial falando das inscrições do Enem, com jovens dando uma mensagem otimista do Ministério da Saúde antes do exame, mesmo em meio à pandemia do coronavírus. Uma usuária do Twitter resolveu fazer uma versão "sincerona" com seu ponto de vista um pouco mais realista do atual momento, e o resultado viralizou, com mais de 900 mil visualizações.

Uol

Opinião

Educação Infantil: o cuidado com as atividades no período da pandemia

Com o isolamento social, muitos estudantes têm sentido a falta da escola. Mas, é a fato que as crianças sentem muito mais, principalmente porque essa é a fase de interação e de aprendizagem mútua, o que exige um olhar e cuidado diferenciado por parte de educadores ao propor atividades.

Uol

Educação no contexto da pandemia: Um olhar sobre o caso de Portugal

A pandemia do COVID-19 está a provocar mudanças e transformações estruturais e irreversíveis nos indivíduos, nas famílias, nas empresas, nos países e no mundo em geral. Haverá uma sociedade “pré” e “pós” COVID-19.
A educação é um pilar da sustentabilidade e do futuro da sociedade, e também ela está a ser abalada por esta crise mundial.

O Estado de São Paulo

Polêmicas

MEC nomeia reitor eleito após ordem judicial

Depois de determinação judicial, o ministro da educação, Abraham Weintraub, nomeou o reitor eleito pela comunidade acadêmica do IFRN (Instituto Federal do Rio Grande do Norte). A Justiça Federal do Rio Grande do Norte havia determinado que o ato fosse feito em 24 horas, mas o ministério só cumpriu a decisão após ser intimado mais uma vez nesta quarta-feira (6).

Folha de São Paulo

NOTA OFICIAL: Esclarecimentos sobre nomeação para o cargo de reitor IFRN

MEC

Outras do dia

Andrew Cuomo pede ajuda de Bill Gates para repensar escolas públicas em Nova York

O governador de Nova York, Andrew Cuomo, está usando o período de quarentena nos Estados Unidos para pensar em estratégias de como retomar a economia local, além de reestruturar o sistema público de ensino. Para isso, contará com a ajuda do fundador da Microsoft, Bill Gates.

MSN