segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Notícias de Educação - 30/ago/2021

Clipping Focando Educação

Coronavírus

Gestão Doria deixa de contar casos confirmados e mortes por Covid em escolas

Secretaria de Educação passou a contabilizar apenas casos prováveis
De 2 a 14 de agosto, a Secretaria Estadual de Educação diz que as escolas estaduais e particulares registraram 1.288 casos "prováveis" de infecção, 72,5% deles entre alunos e 27,5% em trabalhadores. Não foi informado quantas pessoas frequentaram as unidades no período, por isso, não é possível saber a taxa de incidência da doença.

Folha de São Paulo

A partir do dia 8, SP terá 100% de atendimento presencial em creches

A Prefeitura de São Paulo autorizou que as creches e unidades escolares que atendem bebês e crianças de 0 a 3 anos, nas redes pública e privada na capital, retomem 100% do atendimento presencial a partir de 8 de setembro.

R7

Universidades do DF avaliam possibilidade de retomar atividades presenciais

O avanço da vacinação no Distrito Federal e a volta às escolas dos estudantes da rede pública têm motivado o ensino superior a cogitar o retorno das atividades presenciais. O Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do DF (Sindepes-DF), em deliberação da categoria, decidiu que cada instituição de ensino superior terá autonomia para escolher pelo retorno ou não de suas atividades, observando as necessidades específicas e o cenário de cada uma.

Correio Braziliense

Dentro da Escola

Aprendizagem guiada pelo aluno: uma das novas tendências da educação

Recentemente, uma pesquisa realizada pela Nureva mostrou que 80% dos educadores entrevistados nos Estados Unidos reconhecem que a aprendizagem guiada pelo aluno (Student led-learning) é extremamente valiosa no desenvolvimento do estudante. Essa nova abordagem da educação visa atualizar a tradicional ideia da sala de aula organizada e centrada no professor.

Folha Vitória

Com evasão escolar e desigualdade social, educação para autonomia do aluno é desafio no Brasil

Quase 30 anos depois de divulgadas, as ideias de Freire ainda lançam um desafio aos pais, professores e gestores de todo o País. Como oferecer ao estudante uma formação que o faça se desenvolver como um sujeito autônomo, consciente das próprias escolhas e que saiba se colocar na diversidade de um mundo cada vez mais complexo?

Folha de Pernambuco

Tecnologia e educação midiática são ferramentas para a formação de novos leitores

Durante muito tempo, os aparelhos de retroprojetor (quem lembra?), e posteriormente, os chamados data-show, eram o mais perto de tecnologia em algumas salas de aula, uma vez que escolas proibiam o uso de celulares, alegando que isso seria uma distração. A pandemia de Covid-19 veio para mudar essa concepção e mostrar que é possível desenvolver propostas que unem o mundo tecnológico, os interesses dos alunos e o aprendizado de conteúdos previstos nos planos pedagógicos, como a promoção da leitura.
Para essa missão ser bem-sucedida, entretanto, um dos pontos fundamentais é considerar o mundo do estudante e, assim, realizar propostas que combinem o conteúdo pedagógico com o que crianças e jovens estão vendo e utilizando em aplicativos e nas redes sociais.

Porvir

Tecnologia

Revolução virtual

Facebook propõe novo modelo de interação em que as pessoas e os acontecimentos reais são projetados no mundo online em três dimensões
A previsão é que viveremos plenamente em ambientes virtuais em 3D, na forma de avatares, cumprindo todo tipo de função profissional e reproduzindo nossa própria vida na rede com personagens animados. “Faremos com que as pessoas que nos vêem como uma empresa de mídia social nos vejam como uma empresa metaversa”, disse Zuckerberg.
Se a palavra parece saída da ficção científica é porque isso é verdade: o termo “metaverso” surgiu pela primeira vez no livro “Snow Crash”, escrito por Neal Stephenson, em 1992. O enredo trazia dois entregadores de pizza que mergulham no espaço virtual para fugir de uma vida disfuncional. Hoje se fala simplesmente numa combinação da vida comum das pessoas com recursos de realidade aumentada, como uma espécie de projeção de si mesmo na rede. “As pessoas conversam em telas onde só o rosto é visto”, explica o cofundador da empresa de realidade virtual VR Monkey, Pedro Kayatt. “Mas uma reunião de trabalho onde é possível ver o gestual dos envolvidos, será muito mais produtiva”. Ele diz que os ganhos na educação serão relevantes, já que os estudantes poderiam interagir como em um videogame com colegas e professores.

IstoÉ

Gestão

Previsto para ser oferecido em metade das escolas até 2024, ensino de tempo integral ainda é escasso no RS

Hoje, faltando menos de três anos para o vencimento do prazo, a meta está longe de ser cumprida. Na rede estadual, por exemplo, 91 das 2.145 instituições que oferecem Ensino Fundamental possuem a modalidade de tempo integral, o que representa 4,2% das escolas. Na rede municipal de Porto Alegre, o número atual é zero – nenhuma escola de Ensino Fundamental possui tempo integral.

Zero Hora

Maior experimento de gestão da educação brasileira será realizado na cidade do Rio

O Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro, a Universidade de Cambridge e a Secretaria Municipal de Educação, na próxima segunda-feira (30), vão assinar o acordo de Cooperação Técnico Científica, que marca o início de um estudo inédito na área da educação: o projeto de pesquisa “Gestão, arranjos institucionais e educação: um experimento de campo aleatório de três níveis no Rio de Janeiro”.
O estudo, uma iniciativa pioneira, é um projeto inovador com o objetivo de analisar a relação entre a gestão escolar e o resultado dos alunos em avaliações de larga escala: o maior experimento de gestão na Educação Brasileira. A conclusão desse experimento vai constituir um programa permanente e efetivo de fiscalização e acompanhamento da educação, que será implementado nas escolas municipais.

O Dia

Gestão Doria exclui alunos das escolas estaduais de SP sem aviso prévio

Sem aviso prévio, a gestão João Doria (PSDB) retirou da lista de matriculados das escolas estaduais uma série de alunos sob a justificativa de que eles deixaram de frequentar as aulas. A medida pegou de surpresa diretores da rede, que afirmam que ela foi aplicada até mesmo a estudantes que estavam indo presencialmente às unidades.

Folha de São Paulo

Prefeitura de SP entrega tablets, mas aluno fica ao deus-dará, diz mãe

Na condição de anonimato, um professor da Escola Municipal Bartolomeu Campos de Queirós, que fica no Conjunto Habitacional Teotônio Vilela, na zona leste, disse que há mais de 60 equipamentos aguardando manutenção. A diretoria regional justifica aos funcionários que a prefeitura está priorizando a entrega dos tablets para depois resolver a situação dos equipamentos com problemas.

Uol

Profissionais da Educação

Prefeitura do Rio lança programa de saúde mental para 51 mil profissionais da Educação

O Programa Saúde Mental foi lançado nesta quinta-feira (dia 26), pela Prefeitura do Rio, para oferecer apoio psicológico on-line individualizado ou em grupo para mais de 51 mil profissionais da rede municipal de ensino.

Extra

Inclusão

Especialistas temem que nova política de educação especial possa gerar segregação

A organização internacional Human Rights Watch lançou um alerta para a ameaça à educação inclusiva no Brasil. Esta semana, a organização de defesa dos Direitos Humanos participou de uma audiência pública sobre um decreto que inclui escolas especiais como opção para educação de estudantes com deficiência.

JN

Decreto de Bolsonaro para alunos com deficiência é retrocesso de 30 anos, diz pedagoga da Unicamp

BBC

Inclusão total de crianças com deficiência em escolas é a melhor saída? O que dizem os especialistas

Gazeta do Povo

MEC defende decreto de educação especial e afirma que ele ‘amplia inclusão’

Uol

O que está em jogo quando ministro fala em educação para PcDs?

Nas últimas duas semanas o Brasil ficou estarrecido com as falas do ministro da Educação, Milton Ribeiro, sobre educação para crianças com deficiência. O chefe da pasta deixou claro que o governo não quer “inclusivismo” e chegou a dizer que algumas crianças com deficiência "atrapalham". O ministro tentou se explicar e dizer que tinha sido mal interpretado. Porém, as falas de Milton Ribeiro são pano de fundo para uma mudança na forma como a educação para pessoas com deficiência é conduzida no Brasil.

Correio Braziliense

Educação inclusiva: entenda o que está em jogo com a proposta da nova Política Nacional de Educação Especial

Fantástico

Espelho e alarme musical: como uma escola comum inclui alunos com deficiência

Folha acompanhou aulas em unidade da rede municipal de SP; estrutura e professores fazem a diferença
O debate sobre a inclusão de alunos com deficiência em classes regulares ganhou força após a declaração do ministro da Educação, Milton Ribeiro, de que algumas crianças com deficiência “atrapalhavam entre aspas” o aprendizado de outros alunos na mesma sala de aula. Defensor de classes especiais para crianças com deficiência mais grave, ele afirmou que elas não aprendem nas salas comuns.
Na Emef Irineu Marinho, as declarações causaram indignação.

Folha de São Paulo

Como funciona uma escola que inclui alunos com deficiência; ouça podcast

Folha de São Paulo

Enem 2021: número de pretos, pardos e indígenas inscritos cai mais de 50%

Com a pandemia, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registrou em 2021 o menor número de inscritos desde 2007. Além dessa queda no total absoluto de candidatos, houve também uma redução mais acentuada na participação de pretos, pardos e indígenas, em comparação com a última edição da prova.

G1

Leis e políticas

Cotas nas universidades para estudantes que moram em abrigos na pauta da CDH

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) pode votar, na próxima segunda-feira (30), o Projeto que reserva vagas em universidades federais e instituições de ensino técnico para estudantes que vivem em abrigos. O PLS 506/2018 busca suprir a desvantagem que esses estudantes enfrentam em relação aos que têm o apoio familiar. A reunião está marcada para as 14 horas.

Senado

Avaliação

Enem: deputados se articulam para barrar terceirização das questões da prova

Deputados se articulam para tentar barrar o plano do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) de terceirizar a elaboração do Banco Nacional de Itens (BNI), que alimenta o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) . A principal frente de ação é levar o caso ao Tribunal de Contas da União (TCU).

iG

Ensino Superior

Com Pix, ajuda mensal e redes sociais, universidades miram pequeno doador

"Marque três amigos para doar", pede uma publicação de ex-alunos da Universidade de São Paulo (USP) no Instagram. O objetivo é engordar o fundo de doações, chamado endowment, da Escola Politécnica, um dos pioneiros no País. Na esteira de algumas poucas experiências bem-sucedidas, universidades brasileiras tentam alavancar a criação dessas poupanças. Além de ex-alunos endinheirados, as instituições miram agora pequenos doadores interessados em apoiar projetos de impacto social e impulsionar a pesquisa brasileira.

Terra

Polêmicas

Escolas públicas no DF voltam às aulas presenciais com separação entre 'moças' e 'rapazes'; Centro de Direitos Humanos questiona segregação

Pelo menos duas escolas públicas do Distrito Federal organizaram o retorno às aulas presenciais com a separação de alunos por gênero. Nos colégios que aderiram ao modelo, "meninas/moças" frequentam as aulas em uma semana, e, na outra, as atividades são exclusivas para "meninos/rapazes".

G1

Outras do dia

Alunos são suspensos após fazerem saudação nazista em sala de aula em Criciúma

A direção de um colégio particular de Criciúma, no sul de Santa Catarina, anunciou nesta quinta-feira (26) a suspensão de um grupo de estudantes do 9º ano que reproduziu uma saudação nazista em sala de aula. O caso ocorreu há cerca de três meses, mas o vídeo foi compartilhado nas redes sociais nos últimos dias.

MSN