terça-feira, 31 de agosto de 2021

Notícias de Educação - 31/ago/2021

Clipping Focando Educação

Coronavírus

Aulas presenciais para Educação Especial do DF retornam com cuidado redobrado com Covid-19

O retorno às aulas presenciais na rede pública do Distrito Federal teve a última etapa concluída nesta segunda-feira (30), com a volta dos 13 centros de ensino especiais. Ao todo, 2.476 estudantes voltam de forma escalonada.
Segundo especialistas, o retorno às atividades presenciais para os alunos da Educação Especial é importante, principalmente por causa da socialização. Os cuidados com a pandemia da Covid-19 foram redobrados nas escolas, principalmente por se tratar de um grupo onde muitos têm comorbidades.

G1

Como a variante Delta se infiltrou numa escola dos EUA

Estudo detalhado concluiu que a variante se propaga facilmente de um professor não vacinado para os alunos, e em alguns casos, suas famílias
O estudo bastante detalhado, divulgado num momento em que as instituições de ensino em todo o país foram reabertas, deve intensificar o debate sobre a vacinação nas escolas. Uma série de distritos escolares, incluindo a cidade de Nova York, já anunciou a obrigatoriedade de professores e funcionários das escolas se vacinarem.

Terra

Dentro da Escola

As principais tendências para os próximos anos na educação

A educação do futuro estará intimamente ligada com a tecnologia, com o ensino híbrido, a personalização do ensino, a digitalização, os estudos “mão na massa” e os jogos digitais.

ND+

Educação híbrida ajuda a recuperar aprendizagem na volta ao presencial

A educação híbrida pode ajudar na recuperação da aprendizagem na volta às aulas presenciais ao permitir que o professor diversifique os tempos, espaços e metodologias usadas no processo. Para isso, ele precisa ter um mapeamento para diferenciar o que pode fazer em cada momento a partir do que definiu como essencial.

Porvir

Projetos

Projeto promove ensino prático e divertido de ciência na rede pública de São Carlos

Um projeto desenvolvido pelo Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo (IQSC-USP), em parceria com escolas públicas de ensino fundamental e médio, tem contribuído para a formação de estudantes mais preparados por meio de atividades que desafiam os jovens a resolverem situações-problema em classe.
Professores da rede estadual aplicam nas aulas uma estratégia de ensino chamada “Abordagem Investigativa”, na qual os alunos assumem o protagonismo e aprendem fazendo. Depois de trabalharem conceitos teóricos em livros e apostilas, como é comum no ensino tradicional, os alunos vão para a prática.

Fapesp

Tecnologia

Senadores defendem foco na educação na implementação do 5G

Em audiência pública nesta segunda-feira (30) na Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR), senadores cobraram que a implementação da tecnologia 5G no Brasil venha acompanhada de investimentos na área da educação. O leilão do 5G está previsto para outubro.

Senado

Inclusão

“Maioria de docentes pensa como o nosso ministro da educação”, diz aluna vítima de racismo na USP

As recentes falas do ministro da Educação de que a “universidade deve ser para poucos” e que “alunos com deficiência atrapalham” são absurdas, mas, infelizmente elas encontram forte ressonância no próprio corpo acadêmico das principais universidades do Brasil, entre elas, a USP (Universidade de São Paulo).

Fórum

Leis e políticas

Dirigentes de Educação demonstram preocupação com atraso na definição de critérios para repasse do novo Fundeb

Dirigentes municipais e estaduais de Educação chamaram a atenção para o possível atraso na definição dos critérios para repassar os valores do novo Fundeb – o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – para estados e municípios a partir de 2022. O tema foi debatido pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados nesta segunda-feira (30).

Surgiu

Obrigatoriedade da oferta de Libras na educação básica passa na CDH

A Comissão de Direitos Humanos do Senado (CDH) aprovou nesta segunda-feira (30) projeto que torna obrigatória a oferta de ensino da língua brasileira de sinais (Libras) em todas as etapas e modalidades da educação básica.

Senado

Policiais e jurídicas

STF vai julgar pedido para suspender restrições à isenção de taxa do Enem

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar nesta semana um pedido de nove partidos e quatro entidades para suspender restrições à concessão de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

G1

Ensino Superior

Especialistas rebatem fala de Milton Ribeiro sobre diploma não ter utilidade

Ao contrário do que acha o ministro da Educação, Milton Ribeiro, o país precisa de mais jovens nas universidades. É o que sustentam representantes de instituições que defendem, fomentam e dão suporte à educação. Em encontro realizado na cidade de Nova Odessa (SP), Ribeiro disse que não adianta ter diploma "porque não tem emprego".

Correio Braziliense

Opinião

Ensino híbrido não é panaceia

A tecnologia deve servir à aprendizagem, não ao nosso fetiche por inovação
Quando a pandemia começou e as escolas fecharam, a palavra de ordem era a de que finalmente a escola se renderia à tecnologia. O Brasil tinha mais celulares do que habitantes, os alunos já estavam cheios das aulas tradicionais e iriam aprender pelo celular. Meses depois, virou senso comum a urgência de reabrir as escolas. Agora, o remédio para todos os males da educação é o ensino híbrido. De panaceia em panaceia, perdemos chances preciosas de investir na escola e na formação dos professores.

Folha de São Paulo

Eventos

Livros didáticos brasileiros para o ensino de inglês conquistam destaque mundial

Materiais didáticos desenvolvidos por editora brasileiras têm se destacado e recebido premiações do ELTons Award, concurso mundial feito pelo British Council (organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais), que há 19 anos reconhece a inovação em ensino de língua inglesa.

Porvir

Negócios

Grupo chileno Vitamina chega ao País e já soma 29 escolas de educação infantil

A chegada ao País do grupo chileno Vitamina marca uma nova etapa no mercado da educação privada brasileira. Depois do ensino superior, médio e fundamental, os negócios agora se voltam para o atendimento de crianças de 0 a 5 anos. Desde 2020, o grupo já comprou 29 escolas de educação infantil em São Paulo e deve chegar a 40 nas próximas semanas.

O Estado de São Paulo

Outras do dia

China proíbe provas nas escolas para crianças de 6 e 7 anos

A China proibiu, nesta segunda-feira (30), testes escritos para crianças de seis e sete anos, como parte de uma ampla reforma de seu sistema educacional para aliviar a pressão sobre pais e alunos e pais em sua escolas altamente competitivas.

R7