sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Notícias de Educação - 08/out/2021

Clipping Focando Educação

Coronavírus

Unicamp define regras para volta de estudantes a atividades práticas presenciais em outubro

A Unicamp definiu regras para o retorno de estudantes da graduação, pós-graduação, extensão e dos colégios técnicos em atividades práticas presenciais. As medidas foram publicadas em resolução nesta quarta-feira (6) e começam a valer ainda neste mês de outubro. Testagem e imunização completa contra a Covid-19 são obrigatórias.

g1

Dentro da Escola

No ensino particular, modelo híbrido dará o tom quando pandemia estiver controlada

Pesquisa mostra que maioria dos alunos quer manter o remoto, mas com momentos presenciais
Será que o ensino superior voltará a ter cursos 100% presenciais? Tudo indica que não, ao menos nas instituições particulares. Se antes da pandemia a escolha dos vestibulandos estava entre dois extremos - totalmente presencial ou totalmente a distância (EaD) -, a partir de 2022 o híbrido dará o tom.

Terra

Gestão

Discussão sobre ensino híbrido na rede pública ainda engatinha

Propostas são poucas; recentemente, projeto uniu quatro federais de várias partes do País e agora será replicado para 20
A receita tradicional do ensino híbrido - com parte das aulas sendo cursadas presencialmente e parte sendo desenvolvida a distância, por meio de metodologias como sala de aula invertida - não faz parte dos editais das instituições públicas para um futuro próximo.

Terra

Inclusão

Alunos quilombolas e indígenas protestam por acesso a educação

Estudantes indígenas e quilombolas cobram do governo federal ações que garantam o acesso e a permanência de alunos carentes em universidades públicas. Entre as principais reivindicações do movimento estão o restabelecimento de parte dos auxílios financeiros federais suspensos no âmbito do Programa de Bolsa Permanência, do MEC (Ministério da Educação), e a ampliação do número de beneficiários da iniciativa criada para ajudar estudantes de graduação de instituições federais em situação de vulnerabilidade socioeconômica a concluir o ensino superior.

R7

Leis e políticas

Bolsonaro veta oferta de absorventes a alunas de baixa renda

Ao justificar o corte da distribuição gratuita, Bolsonaro argumentou que, embora seja "meritória a iniciativa do legislador", a proposta não indicaria uma "fonte de custeio ou medida compensatória".

Terra

Senadores querem derrubar veto à distribuição de absorventes a pessoas em pobreza extrema

Senado

Comissão da Câmara aprova incluir cursos de ensino a distância no Fies

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou a inclusão de cursos de graduação e pós-graduação à distância no Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior), o que deve beneficiar milhares de estudantes no país. O projeto ainda vai passar pelas comissões de Finanças e Tributação e pela de Constituição e Justiça, antes de ir para votação em plenário. Entidades aprovam o projeto.

R7

FIES: Congresso avalia conceder isenção para endividados

Como uma forma de amenizar os efeitos negativos advindos da crise econômica atualmente em vigência, o Congresso Nacional está estudando isentar os beneficiários inadimplentes do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) do pagamentos de juros e correções.

R7

Avaliação

MEC disponibiliza nesta quinta-feira (7) as Avaliações Formativas para Ensino Fundamental

A avaliação possibilitará a realização de diagnóstico quanto ao nível de aprendizagem do estudante, para fins de personalização do ensino, medindo de maneira profunda e individual o processo de ensino-aprendizagem. O anúncio será oficializado em uma cerimônia que ocorrerá no auditório da Capes, às 15h, e que será transmitida pelo canal do MEC no YouTube.

MEC

Ensino Superior

Falta de recursos faz faculdades públicas buscarem reinvenção

Criar parcerias com as empresas, sem perder em autonomia, volta a ganhar o centro das discussões
Por onde se vai, ouve-se que é preciso se reinventar e investir em tecnologia, em todas as áreas. Mas o que acontece quando não há recursos disponíveis nem previsão deles? As instituições públicas, principais celeiros das tão necessárias pesquisas que resultam em inovações, enfrentam um grande problema agravado pela pandemia: a redução de verbas.

Terra

Fuvest registra 110 mil inscritos para o vestibular de 2022

Carreiras com maior procura são Medicina e Direito em São Paulo e Ribeirão Preto. Ao todo, a USP oferecerá 11.147 vagas, das quais 8.211 destinadas para seleção pelo vestibular.
A Fuvest registrou 110 mil inscritos para o vestibular de 2022 da Universidade de São Paulo (USP). São 9.357 “treineiros” – estudantes que ainda não concluíram o ensino médio, mas que prestam a prova para testar conhecimentos – e mais 101.026 inscritos que já estão encerrando o ensino médio.

g1

Eventos

Evento internacional debate rumos da educação no pós-pandemia

O Educa Week 2021 irá reunir lideres, ativistas e especialistas internacionais para falar sobre as transformações geradas na educação brasileira no pós pandemia. A 6ª edição do Educa Week será transmitida pelo Youtube entre os dias 18 e 23 de outurbo das 8h30 às 21h30.

R7

Negócios

Yduqs e Ser sobem quase 10% e puxam valorização de papéis de educação

As ações da Yduqs fecharam em alta de 9,82%, um dos melhores desempenhos da B3 no pregão, negociadas a R$ 25,62, puxando a valorização dos papéis de educação na bolsa.

Valor Investe