quarta-feira, 13 de outubro de 2021

Notícias de Educação - 13/out/2021

Clipping Focando Educação

Coronavírus

Sudeste liderou o número de abandono escolar na pandemia

A região Sudeste liderou o número de abandonos escolares no ano da pandemia, foram 130.148, contra 103.203 do Nordeste, que historicamente costumava ter os maiores índices do país. Os dados fazem parte do Painel de desigualdades educacionais no Brasil, organizado pelo Cenpec com base nos números do censo escolar.

R7

Saúde mental dos professores melhora após retorno presencial

Pesquisa feita pela associação Nova Escola aponta melhora na saúde mental de professores de escolas públicas e privadas em 2021. Segundo os dados, 47,8% dos profissionais da educação básica avaliam que a saúde mental atualmente está “boa” ou “excelente”. Em 2020, eram 26%. Mesmo com a melhora nas estatísticas, a pandemia deixa sequelas para aqueles que voltaram para as aulas presenciais.

Correio Braziliense

Mais de 400 profissionais da educação e estudantes testaram positivo para Covid-19 desde a volta das aulas presenciais em MT

Em Mato Grosso, 237 profissionais da educação testaram positivo para a Covid-19 desde o início do retorno das atividades na modalidade híbrida, no dia 3 de agosto, até essa quinta-feira (7). Entre alunos e trabalhadores, foram 475 infectados.

g1

DF: Fim do modelo hibrido deve ocorrer após 70% da população imunizada, diz Ibaneis

A vacinação contra a covid-19 tem avançado no Distrito Federal, com a aplicação do imunizante para a população com 12 anos ou mais e a antecipação de segunda dose das vacinas Pfizer e AstraZeneca. Com isso, o governador Ibaneis Rocha (MDB) estuda a possibilidade do retorno total das aulas presenciais na rede pública de ensino.

Correio Braziliense

RN: Educação precisará de até 10 anos para recuperar perdas

A educação foi um dos segmentos mais afetados com a pandemia de coronavírus e está começando a retomar suas atividades presenciais, ao passo que busca recuperar o “tempo perdido” com 18 meses no cenário pandêmico. Entre educadores e estudantes, é consenso que o ensino remoto e aulas não presenciais não têm o mesmo impacto das atividades de antes. No Rio Grande do Norte, especialistas dizem não ter um “prazo” de quanto tempo a situação irá se equalizar. A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC/RN), estima de 5 a 10 anos para que essa situação venha a se normalizar, mas o prazo pode ser maior.

Tribuna do Norte

SP vai determinar volta obrigatória às aulas presenciais, a partir de segunda

A partir de segunda-feira, todos os alunos do Estado, de escolas públicas e particulares, terão de voltar obrigatoriamente às aulas presenciais, segundo determinação do governo estadual. O governador João Doria vai anunciar hoje, em coletiva à imprensa, que a presença deixa de ser facultativa. Além disso, a partir do dia 3 não será mais necessário o distanciamento de 1 metro entre estudantes, o que atualmente acaba levando ao revezamento de dias presenciais por falta de espaço nas salas.

Terra

25 universidades federais não têm previsão para retorno de aula presencial

Ao menos 25 universidades federais não têm previsão para liberar o retorno de todas as aulas no esquema presencial. A maioria das instituições, no momento, mantém apenas atividades práticas, principalmente dos cursos de Saúde, no presencial.

Uol

Justiça nega pedido do MP para aulas presenciais em Universidades Federais do RJ

Vestibulando Web

Dentro da Escola

Três tendências digitais para o futuro da educação

Educadores alternam métodos de ensino e aprendizagem graças a ferramentas tecnológicas
Os professores tiveram de se adaptar ao ensino remoto por conta da pandemia de Covid-19, que trouxe um avanço na Transformação Digital em todos os setores, principalmente no educacional. Com a evolução da vacinação no País, algumas escolas retomaram as aulas e outras continuam no ensino online. O especialista no mercado educacional e gerente B2B da Wacom no Brasil, Gustavo Pedrazini, fala sobre as principais tendências educacionais pós-pandemia.

InforChannel

Diagnóstico da dislexia não pode ser confundido com falta de ensino, diz especialista

Nesta semana, diversas instituições realizam eventos para discutir sobre os Transtornos Específicos da Aprendizagem (TEAp). Principalmente da dislexia. Esse tipo de TEAp inquieta educadores, uma vez que, para eles, o diagnóstico não pode ser confundido com a falta de oportunidade que a criança ou adolescente tem de aprender. Por isso, é preciso atenção, principalmente na rede pública, em como as desigualdades afetam a aprendizagem de infantis em situação de vulnerabilidade.

Terra

Assim funciona o cérebro da criança e do adolescente

Existem quatro cérebros: o vermelho, o verde, o azul e o amarelo. Esta é a metáfora que o psicólogo infantil e doutor em Educação Rafa Guerrero usa no seu livro El cerebro infantil y adolescente: claves y secretos de neuroeducación (inédito no Brasil), que tem como objetivo explicar a todos os públicos – adultos ou não – as funções cerebrais destas quatro aéreas de uma forma pedagógica, útil e simples: “O cérebro funciona como um todo, está interconectado, e o objetivo que temos como pais, mães, professores e terapeutas é colar, unir essas quatro zonas. Para tornar isso bem simples, decidi diferenciá-los por cores”, diz Guerrero.

El País

Escolas desenvolvem projetos de olho na educação ambiental

Ensino em sala de aula desperta interesse de alunos a criarem iniciativas para preservação do meio ambiente e sustentabilidade
Incentivados pelas aulas de educação ambiental nas escolas, estudantes desenvolvem projetos de sustentabilidade, além de cultivar plantas nas escolas.

R7

Livro traz novo olhar para jardins, pátios e quintais na educação infantil

Os espaços externos da escola – jardins, pátios, quintais – são indispensáveis como ambientes de aprendizagem na educação infantil. Brincadeiras e outras atividades ao ar livre promovem integração, ampliam as experiências positivas, permitem que as crianças investiguem e transformem os espaços e os objetos ao seu redor, diminui sintomas de depressão, ansiedade e déficit de atenção associado à hiperatividade – entre outros benefícios.

Desafios da Educação

'Brincar é fundamental para o desenvolvimento', diz especialista

Brincadeiras simples, baratas e que podem ser realizadas em família auxiliam na aprendizagem das crianças e dos adolescentes
"O brincar é isso: ajuda a criança a organizar o seu pensamento, desenvolver as funções executivas, planejar e organizar a brincadeira e brincar é fundamental para o desenvolvimento das crianças", explica a psicopedagoga Ivone Scatolin Serra.

R7

Dicas

Confira 3 cursos para professores que querem aprimorar suas práticas

Que tal levar as metodologias da educação inclusiva para a sua turma? Ou implantar inovações educacionais baseadas na Escola da Ponte, de Portugal? Ou ainda entender melhor a relação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) com a Educação Infantil?
O Porvir selecionou três cursos online voltados a educadores que pretendem ampliar sua formação profissional e abordar novas estratégias nesta fase de retomada das aulas presenciais.

Porvir

Podcast explica a importância do professor continuar estudando

Folha de São Paulo

Tecnologia

Mestres de tudo: uma multidão está aderindo aos cursos on-line

O sacolejo provocado pela pandemia nos vários setores da vida fez a humanidade conjugar com ênfase a palavra reinvenção. Muita gente se viu subitamente sem emprego e com abundância de tempo livre, tendo à frente o enorme desafio de preencher o vazio inesperado, tanto financeiro como mental. Eis que aí se descortinou uma avenida que vem se mostrando profícua para uma turma empreendedora e entusiasmada em transmitir seu conhecimento acumulado: a dos cursos on-line, oferecidos em plataformas em que qualquer um, desde que tenha uma câmera na mão e o domínio de um saber, pode se tornar mestre em alguma área — de finanças pessoais a ioga ou até sushi. E assim uma multidão tem aderido à docência, ministrando 730 000 cursos sobre tudo nos três principais sites especializados no Brasil.

Veja

Gestão

Governos estaduais reduzem gastos com educação apesar de aumento de receita

O levantamento sugere que a maioria dos governos estaduais deixou a educação em segundo plano, aproveitando o período de suspensão das aulas presenciais para economizar o dinheiro em caixa em vez de usá-lo para reformar escolas e se preparar para receber os alunos de volta neste ano.

Folha de São Paulo

Novo ensino médio começa em 2022 de forma desigual pelo país

Especialistas alertam que nível econômico dos estados, organização das redes e disponibilidade de recursos afetam modo como alterações serão sentidas em cada região.
Com a entrada em vigor do novo ensino médio a partir de 2022, escolas públicas e privadas deverão implementar mudanças no 1º ano dessa etapa do ensino. A começar pela carga horária, que sobe de 4 para 5 horas diárias. Mas essa revolução será sentida de maneira desigual a depender de onde o estudante vive.

g1

Novo ensino médio: entenda o que deve mudar a partir de 2022

g1

Em escola cívico-militar, bônus de oficial da reserva supera salário de professor

Bandeira da gestão Jair Bolsonaro, o programa de colégios cívico-militares não alcança nem 0,1% das escolas públicas e paga só em adicional a militares da reserva mais do que ganham professores. O governo enaltece "padrões de ensino de colégios militares" e o foco na disciplina agrada a parte dos docentes e diretores. Entre pais de alunos, há esperança de que a criança siga nas Forças Armadas - o que o modelo não prevê.

Terra

MG: Zema põe educação em 2º plano, mas investe R$ 500 mi em federais

Como boa parte de outros estados, Minas deixou a educação estadual em segundo plano sob os argumentos da pandemia. As escolas ficaram fechadas, o que trouxe economia considerável, mas não investiu no ensino remoto, especialmente para alunos que não dispõem de computadores e internet em casa. Por conta disso, o governo não conseguiu cumprir o mínimo constitucional de gastar 25% com a educação, já que não havia programa para receber os recursos.
Mesmo assim, o governador Romeu Zema (Novo) anunciou, na sexta (8), repasse de R$ 500 milhões a oito universidades federais pelo Programa de Apoio às Universidades Federais em Minas Gerais.

Além do Fato

Profissionais da Educação

Prefeitura do Rio e servidores da educação entram em acordo sobre greve em audiência de dissídio coletivo

A Prefeitura do Rio vai arquivar todos os processos administrativos abertos contra profissionais de educação da rede municipal por conta da "Greve pela vida" e pagar os valores que foram descontados dos salários, desde que haja reposição das horas paralisadas.
O acordo entre a administração municipal e a categoria foi obtido em uma audiência de dissídio coletivo no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ).

Extra

ES: Estado vai pagar bônus para mais de 15 mil profissionais da Educação

O governo do Estado vai pagar bônus de desempenho a mais de 15 mil profissionais da Educação da rede estadual. O Projeto de Lei do Executivo que garante o pagamento aos professores foi aprovado na quarta-feira (6) pela Assembleia Legislativa.

Tribuna Online

Inclusão

Com Lei de Cotas para ser revisada, parlamentares querem excluir negros

Ao completar 10 anos, a Lei das Cotas precisará ter seus efeitos revistos. Antes mesmo da legislação que impulsionou a presença de pretos e pardos nas universidades federais atingir este marco, em agosto de 2022, já há 36 projetos de lei tramitando no Congresso. Estas iniciativas tentam desde garantir a continuidade da política pública e ampliar seus efeitos para outros públicos até retirar o teor racial da reserva de vagas no Ensino Superior.

Uol

Diagnóstico precoce e educação especial permitem progressos de crianças com deficiência

Em entrevista à Gazeta do Povo, o PhD em Psicologia Experimental da Cognição e professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) Fernando César Capovilla fala sobre o que há de mais recente em conhecimento científico e recursos tecnológicos para potencializar o desenvolvimento educacional de crianças e adolescentes com deficiências.

Gazeta do Povo

Secretaria de Educação diz que aquisição de absorventes para distribuição em escolas do RJ está em processo licitatório

A distribuição dos absorventes para as estudantes consta na Lei nº 9404, sancionada pelo Governo do Estado em 16 de setembro de 2021. "A partir dessa data, foram elaborados todos os estudos técnicos exigidos por Lei e a aquisição já está em processo licitatório", disse a secretaria.

g1

Leis e políticas

'Se Congresso derrubar veto, vou tirar dinheiro da Educação e da Saúde', diz Bolsonaro sobre distribuição de absorventes

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou neste domingo (10), em entrevista, transmitida pela internet, realizada em frente ao Forte dos Andradas de Guarujá, no litoral de São Paulo, que caso o Congresso Nacional derrube o veto dele no PL que previa a distribuição gratuita de absorventes higiênicos, ele irá "tirar o dinheiro da Educação e da Saúde" para custear a ação.

g1

Proposta atualiza a regulamentação do Fundeb permanente

Projeto especifica quais profissionais da rede de educação básica em efetivo exercício poderão ser beneficiados com recursos do fundo
O Projeto de Lei 3418/21 atualiza a regulamentação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O texto está em análise na Câmara dos Deputados, e o Plenário já aprovou a urgência na tramitação.

Câmara

Policiais e jurídicas

Governo não precisa nomear mais votado de lista tríplice para reitor, decide STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) negou um pedido para que, na nomeação dos reitores e dos vice-reitores das universidades federais e dos diretores das instituições federais de ensino superior, o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), fosse obrigado a indicar os nomes mais votados nas listas tríplices enviadas pelas instituições. Desde o início do atual governo, já foram nomeados 19 reitores que não estavam no topo da relação.

iG

Estatística, pesquisas e estudos

Sob governo Bolsonaro, número de crianças em creches diminui e se afasta da meta

Apenas 17% das cidades brasileiras possuem metade das crianças de 0 a 3 anos matriculados em unidades educacionais
Em 2020, 31% das crianças de 0 a 3 anos encontravam-se matriculadas em creches. O índice apresentou um leve recuo e interrompeu a sequência de avanços, já que em 2019 eram 32%.

iG

Estudo mostra que 55% dos alunos confiam na qualidade do ensino no Brasil

Estudo realizado entre abril e agosto deste ano com 2.312 adolescentes, pais e professores de escolas públicas e privadas mostrou que 55,2% dos estudantes confiam totalmente na qualidade da educação ofertada no Brasil e 72% deles avaliam que os professores fazem um bom trabalho, apesar de a confiança diminuir ao longo do ensino médio.

Hoje em Dia

Estudo revela dúvidas na qualidade da educação no Brasil

R7

SP lidera dados de trabalho infantil; evasão escolar é consequência

Estado tem predomínio desproporcional à população. Mais crianças trabalhando são menos alunos na escola, alerta especialista
Para Bernardo Leoncio Moura Coelho, representante de São Paulo na Coordinfância (Coordenadoria Nacional de Combate ao Trabalho Infantil), do MPT, a diferença de São Paulo – superior até em proporção, se consideradas as populações de todos os estados – pode ser explicada pela subnotificação nas demais regiões.

R7

Pesquisa aponta que educação a distância cresceu 9,8% no 1º semestre de 2021

Além das consequências da pandemia, a flexibilidade que o modelo remoto oferece vem atraindo novos estudantes nos últimos anos
Dados da 11ª edição do Mapa do Ensino Superior 2021, divulgados pelo Instituto Semesp, mostram um crescimento de 9,8% da educação a distância no primeiro semestre do ano, considerando apenas as matrículas nas universidades privadas do país. Esses números se contrapõem aos das aulas presenciais, cuja queda foi de 8,9% no mesmo período. O levantamento tem como base o Censo do Ensino Superior 2019.

Costa Norte

USP é considerada a universidade com os melhores cientistas da América Latina

A AD Scientific Index 2021 classificou a USP (Universidade de São Paulo) como a melhor universidade da América Latina. O ranking, divulgado nesta 2ª feira (11.out.2021), categoriza as universidades de acordo com o desempenho científico individual dos pesquisadores da instituição. Essa análise é feita a partir de indicadores como citações no Google Scholar.

MSN

Avaliação

Mais de 6 milhões de alunos serão avaliados no Saeb 2021

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) espera aplicar os testes e questionários do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021 para mais de seis milhões de alunos da educação básica. O número ainda é preliminar, uma estimativa com base nos dados do Censo Escolar. Os dados definitivos serão conhecidos após a consolidação das informações referentes à checagem das amostras, que o Inep realiza até esta sexta-feira (8).

Correio Braziliense

Eventos

Ministro da Educação recebe agronegócio para debater ‘distorções no material escolar’

A reunião foi marcada por solicitações para que os livros incluam dados sobre o setor, além de informações da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e outros órgãos relacionados ao tema. O grupo também criticou as críticas feitas pelos materiais quanto ao prejuízos da pecuária ao meio ambiente, o trabalho escravo em lavouras e o uso de agrotóxicos.

Carta Capital

Negócios

Santillana Educação investirá R$ 240 milhões no Brasil

O atendimento a escolas privadas do grupo Santillana passa a se chamar Santillana Educação. A mudança faz parte de um plano estratégico que visa ao crescimento da operação no Brasil. Para isso, a holding de negócios educacionais anunciou o investimento de R$ 240 milhões para os próximos quatro anos (R$ 60 milhões por ano), com o objetivo de avançar no mercado privado. A meta é dobrar seu faturamento até 2025, ultrapassando os R$ 800 milhões.

Monitor Mercantil

Outras do dia

‘Perdi meu emprego de professor por recusar vacina’: os americanos que não aceitam se imunizar

O presidente americano diz que, em breve, colocará em vigor uma regra que exige que todos os profissionais de saúde tenham recebido a vacina, e pediu aos Estados que façam o mesmo com os professores.
(...) Leah Cushman está preparada para perder seu emprego de enfermeira por recusar-se a ser vacinada.

BBC