quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Notícias de Educação - 14/out/2021

Clipping Focando Educação

Nossa palavra

Hoje tem programa do Focando Educação

A Rádio Web Manawa nos convidou e aceitamos de pronto! Toda 5ª-feira, das 18h às 19h, estamos no ar!
Você pode ouvir pelo site da rádio ou ver pelo Youtube e Facebook. Acompanhe!

Focando Educação

Coronavírus

Dez meses após lançar sistema, SP disponibilizará dados de covid em escolas

O governo de São Paulo anunciou que na próxima semana irá divulgar publicamente os dados de casos e mortes de covid-19 em escolas públicas e privadas do estado. A decisão acontece dez meses após a criação do Simed (Sistema de Informação e Monitoramento da Educação).

Uol

SP: Doria detalha retorno obrigatório das aulas presenciais

Escolas manterão esquema de rodízio até novembro, quando distanciamento social de um metro será abolido; educação privada terá prazo maior para se adaptar
O governador João Doria anunciou nesta quarta-feira, 13, o retorno obrigatório das aulas presenciais em São Paulo a partir de 18 de novembro. A data inicial abrange exclusivamente a rede estadual, enquanto as escolas privadas e parte das municipais terão um prazo maior de adaptação, ainda a ser definido. A ampliação ocorrerá em esquema de rodízio, com o retorno integral em 3 de novembro.

Terra

Unesco apoia volta do ensino presencial obrigatório em SP; especialistas pedem protocolos e reforma nas escolas

g1

Volta às aulas é "passo fundamental", diz secretário de educação de SP

iG

Aulas presenciais são necessárias para conter evasão, defende Priscila Cruz

Uol

Sem espaço, 75% das escolas estaduais de SP ainda terão aula remota

Uol

'Posso até repetir de ano, mas não quero colocar quem eu amo em risco', diz estudante que não vai voltar às aulas presenciais em SP

g1

Projetos

Prefeitura do Rio vai distribuir 8 milhões de absorventes para alunas

A prefeitura do Rio de Janeiro lançou hoje (13) o Livres para Estudar, programa que vai distribuir 8 milhões de absorventes por ano para estudantes da rede municipal para ajudar a combater a evasão escolar. A expectativa é que a iniciativa alcance cerca de 100 mil alunas. O investimento será de R$ 14 milhões por ano.

EBC

Leis e políticas

Lei que prorroga medidas excepcionais na educação é sancionada

O presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta quarta-feira (13) a lei que amplia até o fim do ano letivo de 2021 as normas excepcionais na área de educação previstas durante a pandemia. O projeto de foi aprovado pelo Senado Federal no último dia 16 de setembro, e aguardava a sanção presencial para entrar em vigor.

EBC

Ensino Superior

Fuvest divulga o ranking com os cursos mais disputados

Medicina e direito são as carreiras mais disputadas no vestibular 2022 na USP (Universidade de São Paulo). A Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular), responsável pelo exame, divulgou nesta quarta-feira (12) a lista com os cursos mais procurados pelos estudantes.

R7

Eventos

Comissão de Educação debate proposta que regulamenta escolha de reitores

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realiza audiência pública nesta sexta-feira (15) para debater o Projeto de Lei 2699/11, que trata da escolha de reitores das instituições de ensino superior.
O debate será realizado no plenário 11, às 9 horas, e poderá ser acompanhado de forma virtual e interativa pelo e-Democracia.

Câmara

Negócios

Startups se unem para se tornar potência em educação de tecnologia no Brasil

A startup de educação Digital House — voltada ao ensino de dados, marketing, experiência de usuário e outras vertentes do mundo digital — anunciou nesta quarta-feira (13) a fusão com a Rocketseat, plataforma criada em Santa Catarina para o aprendizado de programação. O valor da operação foi de R$ 150 milhões, pagos em dinheiro e também com trocas de ações entre as empresas.

Canaltech