quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Notícias de Educação - 09/nov/2021

Clipping Focando Educação

Coronavírus

'Olhar com tanto descaso para dois meses de aula é desvalorizar a educação pública', diz especialista sobre pais de alunos que consideram o ano perdido

Claudia Costin, diretora-geral do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getulio Vargas (FGV) e ex-secretária municipal de Educação, defende a volta imediata ao ensino presencial para crianças e adolescentes e teme a volta do trabalho infantil.

Extra

Dentro da Escola

Educação Infantil: 5 propostas para o uso de tecnologias com bebês e crianças pequenas

Confira sugestões de atividades que unem a exploração de espaços com a utilização de recursos digitais – sempre visando favorecer o protagonismo dos pequenos
O período de pandemia foi, e continua sendo, desafiador, mas algo que pudemos notar é que as interações por meio das tecnologias foram uma barreira muito maior para nós, adultos, do que para crianças. Esse fato se relaciona a um debate bem pertinente: os impactos das interações com aparelhos tecnológicos na primeira infância. Sabemos, por exemplo, que o consumo diário de telas é alto em muitos lares, o que pode até comprometer a socialização com os pais e limitar outras aprendizagens importantes.

Nova Escola

Gestão

Gasto de Estados com educação cresce, mas fica abaixo do de 2019

Os gastos dos Estados com educação crescem este ano em termos reais, mas ainda estão em nível aquém do de 2019. As despesas totais liquidadas dos 26 Estados e Distrito Federal na educação somaram R$ 71,5 bilhões de janeiro a agosto deste ano, com alta real de 1,3% em relação a igual período do ano passado. O ganho, porém, não compensou a queda real de 8,5% de gastos na área de 2019 para 2020, ainda no mesmo período. Com o desempenho, o gasto com educação ainda está 7,3% reais abaixo do de 2019, ano anterior à pandemia.

Valor

Bolsonaro trai o país ao nomear desqualificados à Educação, diz ex-ministro

O ex-ministro da Educação Cristovam Buarque disse ao UOL Entrevista hoje (9) que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) trai a pátria quando indica, na avaliação do professor, pessoas desqualificadas à Educação.
"Bolsonaro não é patriota. Ele aparelha um setor que vai construir o futuro do país. E aparelha com incompetentes. Ele trai os eleitores e a pátria", disse Buarque.

Uol

Vistoria do TCE aponta problemas graves em escolas municipais e estaduais de SP

Uma vistoria surpresa que envolveu cerca de 500 agentes do TCE -SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) realizada entre esta segunda-feira (8) e terça-feira (9) constatou diversos problemas em escolas públicas estaduais e municipais instaladas no estado de São Paulo.

MSN

Leis e políticas

CNE elabora documento para manutenção do ensino híbrido após pandemia na educação básica e superior

A presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Maria Helena Guimarães de Castro, afirmou que o Conselho prepara um documento favorável à permanência do ensino híbrido para a educação básica e superior brasileira.

Extra

Câmara aprova PL que destina 60% dos precatórios do Fundef a professores

A Câmara dos Deputados aprovou no começo da tarde desta terça-feira (9), por ampla maioria (412 votos a favor e 11 contra), o substitutivo ao projeto de lei 10.880/2018, que, entre outras coisas, garante que professores da ativa, aposentados, pensionistas e temporários recebam 60% (R$ 9,6 bilhões) dos precatórios da União relacionados ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). Houve um único destaque à matéria, feito por deputados do partido Novo, mas ele foi rejeitado.

Gazeta do Povo

Decisivo para aprovação da PEC dos precatórios, acordo sobre Fundef prevê 60% da verba para professores

Gazeta do Povo

Projeto de lei inclui mudanças climáticas nos currículos escolares

Se aprovado, o projeto representaria uma alteração na Lei de Diretrizes e Bases, regulamentada na Lei nº 9.394/1996. A mudança ocorreria no Artigo 26, inciso 9, que passaria a vigorar com a seguinte redação (em itálico, o trecho novo): “Conteúdos relativos aos direitos humanos, às mudanças climáticas e à prevenção de todas as formas de violência contra a criança, o adolescente e a mulher serão incluídos, como temas transversais, nos currículos de que trata o caput deste artigo, observadas as diretrizes da legislação correspondente e a produção e distribuição de material didático adequado a cada nível de ensino”.

Carta Capital

Aprovada assistência integral a alunos com transtornos de aprendizagem

Em votação simbólica, o Plenário do Senado aprovou, nesta terça-feira (9), substitutivo da Câmara dos Deputados ao Projeto de Lei do Senado (PLS) que obriga o poder público a oferecer um programa de diagnóstico e tratamento precoce a alunos da educação básica diagnosticados com dislexia, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou qualquer outro transtorno de aprendizagem. Aprovado na forma do relatório do senador Flávio Arns (Podemos-PR) sem modificações, o texto segue para sanção presidencial.

Senado

Avaliação

Inep: entenda a crise no órgão responsável pelo Enem e como isso pode impactar o exame

A debandada dos servidores acontece às vésperas da aplicação do exame, prevista para os dias 21 e 28 de novembro, e também do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que será aplicado neste domingo (14).
Em nota, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou que os pedidos de demissão não afetam o cronograma do exame e informou que a situação está sendo monitorada para garantir a normalidade de execução do Enem.

g1

Problemas no Inep causam atraso em distribuição de provas do Saeb aos estados

Folha de São Paulo

Enem vai acontecer mesmo com crise no Inep, mas futuro da prova é incógnita

Folha de São Paulo

Enem deve ter prova geral e específica a partir de 2024

Em meio a pedidos de demissão no Inep, foram apresentadas na segunda-feira no Conselho Nacional de Educação (CNE) as recomendações para o novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que deve ser aplicado em 2024. O Estadão teve acesso ao documento que indica que a prova deve ter duas etapas, uma de conhecimentos gerais e outra, dividida em quatro áreas profissionais.

Terra

Eventos

Comissão de Educação ouve explicações do presidente do Inep sobre pedido coletivo de exoneração no órgão

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Danilo Dupas Ribeiro, é esperado nesta quarta-feira (10) na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. Ele terá que explicar por que dezenas de servidores ligados à organização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pediram, nesta segunda-feira (8), o desligamento de seus cargos.

Câmara

Deficiências educacionais provocadas pela pandemia são tema de encontro da Unesco

A pandemia de Covid-19 provocou deficiências sem precedentes nos sistemas educacionais e despertou a necessidade de um planejamento educacional.
Esse foi o tema de discussão do Fórum Regional de Política Educacional da América Latina e Caribe na semana passada, que tem como foco as implicações políticas da Agenda ODS-Educação 2030 e em estratégias eficazes para sua implementação.

Carta Capital

Negócios

São Paulo é a melhor cidade para fazer negócios no setor de educação

O ritmo acelerado de vacinação contribuiu para que São Paulo ficasse em primeiro lugar no ranking Melhores Cidades para Fazer Negócios, no setor de educação. O posto já tinha sido alcançado em 2020. Em segundo lugar ficou a cidade do Rio de Janeiro, e em terceiro lugar a capital do Paraná, Curitiba. A lista contempla 100 cidades.

Exame

Outras do dia

Quanto custa estudar em 31 das escolas mais caras do Brasil em 2022

Em média, instituições aplicaram reajustes de 4% a 10%; IPCA acumulado de 12 meses até setembro foi de 10,25%.
A Forbes apurou o custo mensal de 31 instituições de ensino localizadas em São Paulo, São José dos Campos (SP), Curitiba, Recife, Salvador, Brasília e Rio de Janeiro para saber qual será o custo da educação privada de algumas das escolas mais caras do país em 2022.

Forbes