quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Notícias de Educação - 11/nov/2021

Clipping Focando Educação

Nossa palavra

Hoje tem programa do Focando Educação

A Rádio Web Manawa nos convidou e aceitamos de pronto! Toda 5ª-feira, das 18h às 19h, estamos no ar!
Você pode ouvir pelo site da rádio ou ver pelo Youtube e Facebook. Acompanhe!

Focando Educação

Dentro da Escola

Como inserir os objetivos do desenvolvimento sustentável na escola

Além do conteúdo curricular, a escola é um espaço onde os alunos aprendem atitudes, valores e habilidades. Abordar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas instituições de ensino contribui para a formação de cidadãos conscientes da missão de construir um mundo melhor.
(...) A ONU incentiva a adoção dos ODS por toda a sociedade, o que engloba governos, empresas, escolas e universidades. Na educação, eles são grandes aliados para nortear projetos e programas da comunidade escolar.

Desafios da Educação

Dicas

Jogo educativo incentiva o uso sustentável da água

O grupo de desenvolvimento de jogos educacionais Ludo Educativo relançou o EcoCasa-Água, um game que incentiva o uso sustentável da água mostrando de maneira lúdica ações diárias que podem evitar o desperdício dentro de casa.

Fapesp

Gestão

Como foi a gestão de Bolsonaro na educação até a crise no Inep

Além de ameaça à execução do Enem, o Saeb, que avalia a educação básica, corre risco por atraso na entrega das provas. Governo promete cumprimento dos calendários
A crise no Inep, que culminou no pedido de exoneração de 37 servidores ligados à realização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), a menos de duas semanas da prova, expõe ainda mais o que parlamentares de oposição e especialistas têm chamado de “apagão na educação”. Diante do risco de falhas no exame, o presidente da autarquia, Danilo Dupas, prometeu na quarta-feira (10), em sessão na Câmara, “pacificar” o órgão e garantiu o cumprimento dos cronogramas.

Nexo

Em meio a crise no Enem, ministro da Educação vai a Paris por uma semana

A crise no Ministério da Educação não parece preocupar o ministro Milton Ribeiro. Apesar de dois coordenadores do instituto que realiza o Enem terem sido exonerados e de outros 35 funcionários terem pedido demissão, Ribeiro, seu secretário-executivo, Victor Godoy Vega, e o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Lopes da Ponte, foram para Paris na segunda-feira para participar da 41ª Conferência Geral da Unesco com passagem e diárias pagas pelo governo.

O Globo

Inclusão

Total de jovens em idade escolar sem estudar no Brasil enche 69 estádios do Morumbi

Trabalho, falta de interesse e gravidez são principais causas do abandono escolar, segundo pesquisa
A necessidade de trabalhar para ajudar a família, durante a pandemia, afastou da escola 39,1% dos estudantes brasileiros com idades entre 14 e 29 anos, segundo dados da Plataforma Juventude, Educação e Trabalho. Para piorar o cenário, três em cada dez jovens ouvidos pela pesquisa disseram que não pensam em voltar a estudar.

R7

Avaliação

Presidente do Inep diz que data do Enem será mantida e rebate acusações de servidores

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Danilo Dupas, disse que a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está mantida para 21 e 28 de novembro, apesar da saída de 37 servidores de cargos de coordenação, ligados à realização da prova, principal acesso ao ensino superior do País. Em audiência na Câmara nesta quarta-feira, 10, ele disse que as "fases preparatórias foram concluídas" e o órgão está "absolutamente preparado" para as aplicações.

Terra

Debandada do Inep consolida desidratação do Enem sob Bolsonaro

El País

Nota de esclarecimento | Reunião com Associação de Servidores do Inep

Inep

Enem 2021 simboliza abismo entre redes pública e privada

MSN

Este ano já foram abertas 21% mais ações contra o Enem do que em 2020

Uol

O que fazer para avaliar o tamanho das perdas na aprendizagem

Evasão de jovens do ensino médio pode causar distorções no Ideb, índice que mostra apenas a situação daqueles que estão matriculados. Além disso, diferenças regionais e sociais podem se acentuar devido a desigualdades no acesso ao ensino a distância.
Os resultados do próximo Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) devem trazer a medida das perdas na aprendizagem causadas pela pandemia de Covid-19 entre os estudantes que ficaram na escola e voltaram ao presencial. Com grandes diferenças regionais e sociais – às vezes entre alunos da mesma sala – é provável que as desigualdades fiquem mais evidentes, principalmente devido ao acesso que cada aluno teve ao ensino remoto durante o período de distanciamento social.

Porvir