quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Notícias de Educação - 18/nov/2021

Clipping Focando Educação

Nossa palavra

Hoje tem programa do Focando Educação

A Rádio Web Manawa nos convidou e aceitamos de pronto! Toda 5ª-feira, das 18h às 19h, estamos no ar!
Você pode ouvir pelo site da rádio ou ver pelo Youtube e Facebook. Acompanhe!

Focando Educação

Coronavírus

Secretário de Educação de Salvador defende retorno das aulas presenciais: “fizemos protocolos rígidos”

Assunto polêmico e em evidência durante o processo de flexibilização das atividades, o retorno das aulas presenciais ainda vem causando muitas dúvidas entre os pais e responsáveis na Bahia. De acordo com o secretário de Educação da Salvador, Marcelo Oliveira, em entrevista a Rádio Sociedade, na manhã desta quarta-feira (17), a retomada do ensino nas unidades de ensino é totalmente segura, tendo em vista os protocolos formulados.

Sociedade Online

Universidades particulares e públicas de SP planejam volta às aulas teóricas somente em 2021

O receio de um possível contágio pelo novo coronavírus por parte de estudantes, docentes e funcionários faz universidades particulares e públicas do Estado de São Paulo planejarem apenas para o ano que vem a retomada de aulas teóricas em salas de aula. Para o diretor-executivo do Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior no Brasil, Rodrigo Capelato, existe preocupação com possível volta antes da hora. "Não voltaremos com as aulas presenciais teóricas nas universidades particulares no segundo semestre deste ano. Elas não podem ser retomadas diante da atual situação, com fatores complicadores. Docentes (que estão ou não no grupo de risco) estão com medo, alunos também não querem retornar agora. É uma combinação complicada."

Terra

Gestão

Mensalidade escolar pode subir mais de 12% em 2022; entenda regras para reajuste

Com o fim de ano chegando, as escolas particulares já começam a anunciar os reajustes para 2022. A má notícia é que, diferentemente do ano passado, quando boa parte dos colégios seguraram os preços temendo a evasão de alunos em meio à pandemia, o valor das mensalidades tende agora a acompanhar a disparada da inflação no país, que no acumulado em 12 meses voltou a registrar taxa de dois dígitos.

g1

Inclusão

Ministro da Educação se diz contra a existência de cotas raciais

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse, nesta quarta-feira (17), que as cotas nas universidades deveriam ser apenas de cunho social, e não racial. A declaração se deu em audiência na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, onde ele foi prestar explicações sobre as recentes demissões no Inep, instituto que organiza o Enem.

O Tempo

Ministro: 'Se tem negro com acesso a boas escolas, não precisa de cota'

Uol

Famílias negras têm 63% mais medo de filho desistir da escola que brancas

Em maio do ano passado, o medo da desistência de alunos negros nas suas famílias era de 35%. O número subiu para 43% no final de setembro. Entre os pais de estudantes brancos, não chegou a 40%.
Segundo Angela Dannemann, superintendente do Itaú Social, historicamente já existe uma "necessidade" na realidade de alunos negros em ajudar na renda familiar.

Uol

Leis e políticas

Na pauta do Congresso Nacional, o tema do Federalismo na Educação

O tema do Federalismo na Educação está na pauta do Congresso. Existe uma ideia pronta, objeto de amplo consenso, a respeito da necessidade e das vantagens de se criar um “sistema nacional de educação”. O SUS e o sucesso do SUS no combate à pandemia são citados como modelo. No âmbito do Parlamento, cabe sempre o benefício da dúvida e deve-se abrir espaço para o contraditório. Será?

Veja

Policiais e jurídicas

STF: relatora vota contra desconto linear em mensalidade de faculdades

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta quarta-feira, 17, para derrubar decisões judiciais que concederam descontos lineares nas mensalidades de faculdades durante a pandemia de Covid-19.
A ministra, que é relatora das ações, se manifestou pela inconstitucionalidade das decisões. Para Rosa Weber, as medidas foram tomadas de forma linear em todos os contratos, sem avaliar os efeitos econômicos para ambas as partes e o caso específico de cada aluno, ferindo os princípios constitucionais da livre iniciativa e da isonomia.

Veja

DF: Faculdades particulares são condenadas por não conceder descontos na pandemia

Correio Braziliense

Fachin concede liminar e suspende lei estadual que proíbe uso da linguagem neutra nas escolas de Rondônia

O Ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liminar que suspende a eficácia da lei estadual n° 5.123 que proíbe o uso da linguagem neutra nas escolas públicas e privadas de Rondônia. A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) foi votada nesta quarta-feira (17).

g1

Estatística, pesquisas e estudos

Unicef: jovens estão menos otimistas, mas acreditam mais na educação

Adolescentes e jovens brasileiros (de 15 a 24 anos) estão menos otimistas sobre o futuro do que as pessoas da mesma faixa etária de outros 20 países pesquisados - o otimismo dos adolescentes e jovens brasileiros é o segundo mais baixo, atrás apenas de Mali, país da África. No entanto, o grupo brasileiro acredita mais no poder da educação para mudar a realidade. Os dados, divulgados hoje (17), são da pesquisa The Changing Childhood Project, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Gallup.

EBC

Avaliação

Gestão Bolsonaro já cortou questões do próximo Enem

O governo de Jair Bolsonaro vem usando diversas estratégias, como a impressão de provas e a análise de pessoas externas ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), para tentar controlar o conteúdo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Servidores que pediram exoneração do órgão falam em pressão para trocar itens e o Estadão apurou que já houve supressão de "questões sensíveis" na prova que será aplicada nos dias 21 e 28.

Terra

Em intervenção inédita, gestão Bolsonaro faz seleção de questões do Enem

Terra

Após dizer que o Enem começa a ter 'a cara do governo', Bolsonaro nega que tenha visto questões

g1

Bolsonaro diz que padrão do Enem no Brasil reflete ‘ativismo político’

Veja

O que Bolsonaro viola ao dizer que Enem terá ‘a cara do governo’

Nexo

Após Bolsonaro sugerir interferência no Enem, Governo entra no modo ‘redução de danos’

El País

Defensoria cobra na Justiça provas de segurança do Enem

Terra

Inep atribui crise à gratificações, mas servidores negam

Terra

Convocação dos supervisores de provas do Enem está atrasada

A quatro dias do Enem, os servidores do Inep que farão o monitoramento da prova nos Estados ainda não foram convocados para o trabalho nem tiveram passagens compradas. Eles fazem parte de um grupo de logística que acompanha a liberação dos malotes para os locais de prova em todas as capitais. No dia do exame, ficam em um centro de controle e recebem alertas sobre a aplicação a todo instante.

Terra

Inep troca armazenamento das provas do Enem 2021 do Exército para os Correios

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) trocou o armazenamento das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em São Paulo. Pela primeira vez em 12 anos, os malotes impressos na gráfica não ficaram sob a guarda do Exército Brasileiro no período de várias semanas entre a impressão na gráfica em São Paulo e a distribuição pelo Brasil.

g1

Ministro da Educação descarta demissão do presidente do Inep

Com uma crise deflagrada às vésperas da realização do Enem (Exame nacional do Ensino Médio), o ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou na tarde desta terça-feira (16) que não vai demitir ou afastar Danilo Dupas, presidente do órgão responsável pela organização da prova.

Boa Vista

Associações pedem intervenção e afastamento do presidente do Inep

Uol

Senado aprova pedido de auditoria do TCU no Inep, responsável pelo Enem

Uol

Inep deixa orientações para quem tiver com sintomas de covid-19 no dia do Enem

O participante do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que apresentar sintomas de covid-19 na semana que antecede o primeiro ou segundo dia não deverá comparecer ao local de prova e poderá solicitar reaplicação. O pedido deve ser realizado pela Página do Participante no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) entre 29 e 3 de dezembro, com a documentação anexada que comprove a situação física do inscrito.

Correio Braziliense

Ensino Superior

Universidades mudam tamanho e questões de vestibulares para reduzir impactos causados pela pandemia

No segundo ano da pandemia, universidades têm adaptado seus vestibulares para reduzir o peso dos prejuízos causados pela crise da covid-19 na preparação dos candidatos. Entre as estratégias, estão aumentar a duração das provas, reduzir o tamanho dos testes, trocar o método de seleção e até mudar o formato das questões.

Terra

Eventos

LIX Reunião de Ministros de Educação dos países do Mercosul foi realizada nesta quarta-feira (17)

Foi realizada, na manhã desta quarta-feira (17), a LIX Reunião de Ministros de Educação dos países do Mercado Comum do Sul (Mercosul). O encontro foi estabelecido com o intuito de possibilitar a troca de experiências entre os países participantes acerca dos desafios encontrados na pandemia de Covid-19 e da busca de soluções para amenizar as perdas no sistema educacional.

MEC

Outras do dia

EUA: rede de ensino é processada por tratar menina como menino

Uma rede de ensino público no estado de Wisconsin, nos Estados Unidos, está sendo processada por ter começado a tratar uma menina de 12 anos com nome e pronomes masculinos, sem o consentimento dos pais.

Gazeta do Povo