sexta-feira, 19 de novembro de 2021

Notícias de Educação - 19/nov/2021

Clipping Focando Educação

Dentro da Escola

Quando aluno escolhe seu caminho no ensino médio, a rotina da escola também muda

A nova modalidade de ensino traz mudanças significativas que influenciam diretamente na forma como se organizam as rotinas nas escolas.
É uma grande mudança. E planejar tudo isso não é uma das tarefas mais fáceis a serem feitas. O Novo Ensino Médio prevê uma carga horária de 1.800 horas nos três anos para lidar com os conteúdos de todas as áreas do conhecimento – como linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas– e outras 1.200h para os itinerários formativos –, onde estão os projetos de vida e as disciplinas eletivas. Ou seja, 60% para o currículo comum e 40% para a parte mais flexível.

Porvir

Dicas

Material didático feito na USP interliga datas significativas da história do Brasil

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da Universidade de São Paulo (USP) disponibilizou ao público o material didático “3 vezes 22 na Escola: independência, modernismos e projetos de futuro”, elaborado a partir de seu acervo.
O projeto tem como base o entrecruzamento de três datas significativas na história do país: a Independência do Brasil (1822), a Semana de Arte Moderna (1922) – um marco do modernismo dos anos 1920 – e o presente (2022).

Fapesp

Gestão

ES abre 16 mil novas vagas para educação em tempo integral

O Espírito Santo abriu 16 mil novas vagas de educação em tempo integral os estudantes que já são alunos da Rede Estadual de Ensino para o próximo ano letivo, de 2022. A modalidade é ofertada pelo governo em 40 novas escolas, localizadas em 26 municípios.

g1

SP: Apostila da gestão Doria com erros chama Inglaterra de 'Ingraterra'

Mesmo com revisão, publicação voltada a alunos do ensino fundamental tem outros erros, como em palavras cruzadas
Os materiais integram a coleção Currículo em Ação, elaborada pela própria secretaria, que começou a ser distribuída às escolas neste mês, segundo relatos de professores.

Folha de São Paulo

Leis e políticas

Governo terá que fornecer uniforme escolar na educação básica pública, aprova Comissão de Educação

A Comissão de Educação (CE) aprovou nesta quinta-feira (18) projeto que obriga o governo a fornecer uniformes escolares e calçados aos alunos de escolas públicas em todas as etapas da educação básica. O PL 2.108/2019 ainda determina que as políticas públicas de distribuição de uniformes não sejam consideradas despesas de manutenção e desenvolvimento do ensino, no âmbito da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB - Lei 9.394, de 1996). O projeto já foi aprovado na Câmara dos Deputados  agora segue para análise da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Senado

Policiais e jurídicas

Ordens judiciais que obrigaram desconto na mensalidade escolar são inconstitucionais, decide STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) firmou entendimento nesta quinta-feira (18), por 9 votos a 1, de que são inconstitucionais as decisões judiciais que determinaram descontos em mensalidades escolares em razão da pandemia.

g1

Rio: Polícia Federal combate fraudes em universidade federal

A Polícia Federal realizou uma operação contra envolvidos em superfaturamento na contratação de empresa para prestação de serviços de manutenção em uma universidade federal, na manhã desta quinta-feira (18), em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

R7

Avaliação

Comissão de Educação cria grupo de trabalho para monitorar crise no Inep

Por iniciativa do presidente da Comissão de Educação (CE), senador Marcelo Castro (MDB-PI), o colegiado aprovou a criação de um grupo de trabalho (GT) composto por quatro senadores para apurar fatos relacionados à crise no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Izalci Lucas (PSDB-DF), presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Educação, será o coordenador do GT.

Senado

Juiz reconhece indícios de 'má gestão', mas nega afastar presidente do Inep

Uol

Bolsonaro pediu que Enem trocasse Golpe de 1964 por revolução em questões, dizem servidores

Folha de São Paulo

Servidores do Inep apoiam exoneração de colegas e pedem resposta do MEC

Uol

Defensoria dá 24h para Inep provar que não há risco de fraude no Enem

R7

Às vésperas do Enem, servidores do Inep apontam 'risco institucional'

R7

Inep torna secreto processo que permite entrada da PF em sala restrita do Enem

iG

Por que suposta interferência pode atrapalhar credibilidade do Enem e Inep

Uol

Educação de Jovens e Adultos

Campinas registra queda de 23% em matrículas na Educação de Jovens e Adultos em ano de crise econômica e pandemia

O número de alunos matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Campinas (SP) caiu 23% em um ano, segundo levantamento feito pela Secretaria de Educação do estado de São Paulo. As unidades de ensino da metrópole receberam 4,9 mil inscrições este ano, contra 6.358 em 2020.

g1