segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Notícias de Educação - 22/nov/2021

Clipping Focando Educação

Coronavírus

Prefeitura de SP realiza prova com tablet nas escolas para medir estrago da pandemia

A Prefeitura de São Paulo aplicará provas a matriculados do 2º ao 9º ano a fim de obter um diagnóstico do aprendizado após quase dois anos em que as escolas permaneceram fechadas ou em esquema de rodízio de alunos presencialmente. As avaliações serão agendadas por cada unidade de ensino entre 29 de novembro e 17 de dezembro e deverão ser feitas nos tablets distribuídos aos estudantes, em sala de aula.

Folha de São Paulo

Dentro da Escola

Integração do mundo digital à sala de aula é definitiva

A educação de agora e do futuro sem inclusão da tecnologia é impensável. A introdução das ferramentas digitais como parte da rotina de aprendizagem foi acelerada diante dos desafios da pandemia da COVID -19 e da aplicação do ensino remoto. E de agora para frente é uma via sem volta e que só tem a avançar.

Estado de Minas

Pernambuco pode colocar blockchain em plano estadual de educação

O Estado de Pernambuco pode ser o primeiro no Brasil a colocar o ensino de Blockchain na grade curricular dos jovens. A blockchain é uma tecnologia que propicia a segurança no armazenamento de dados pela internet, fazendo que essas tenham transparência, imutabilidade e total segurança, garantida pela criptografia.

Livecoins

Dicas

Pesquisadores lançam livro para incentivar alunos da educação básica

Pesquisadores do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP), lançaram o livro gratuito “Vamos investigar? Atividades didáticas para a área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias”. É voltado a professores e alunos da educação básica.

EBC

Gestão

Ministro da Educação se fortalece junto a Bolsonaro em meio a tentativas de interferência ideológica, avaliam aliados

Milton Ribeiro, quando convidado para entrar no governo, assumiu com uma missão: manter a área da Educação no setor ideológico do governo. A pasta era comandada por Abraham Weintraub, demitido após chamar ministros do Supremo Tribunal Federal de “vagabundos”.
Bolsonaro resistiu- mas entregou a cabeça de Weintraub por sobrevivência política, por temer o avanço de investigações contra seus familiares e aliados no STF.

g1

Pernambuco quer destinar R$ 260 milhões para professores da educação básica

Os R$ 260 milhões correspondem ao valor global do programa, a ser pago de forma extraordinária ainda no exercício de 2021. Caso o projeto seja aprovado, serão duas datas de pagamento para os diferentes grupos de profissionais da educação básica, que totalizam 33.556 pessoas.

JC

Mensalidade vai subir em 91% das escolas; reajuste pode chegar a 12%

Mais da metade das instituições privadas prevê incremento entre 7% e 10% na cobrança para o ano que vem, aponta estudo
Após dois anos marcados por perdas causadas pela pandemia do novo coronavírus, 90,9% das escolas particulares planejam reajustar a mensalidade dos alunos no próximo ano letivo. Dados apresentados por um estudo da Meira Fernandes mostram que a variação de reajustes pode superar os 12%, alta avaliada por 9,1% das instituições privadas de ensino.

R7

Inclusão

Universidades ampliam programas de bolsas após encolhimento do Fies

As universidades privadas do país ampliaram seus próprios programas de financiamento estudantil com o encolhimento do Fies, a partir de 2015. Mesmo que a maior parte dessas iniciativas não tenha um recorte explicitamente racial, elas beneficiaram mais alunos negros do que brancos, o que contribuiu para que o desequilíbrio no ensino superior entre os dois grupos caísse nos últimos cinco anos.

Folha de São Paulo

Sudeste freia queda da desigualdade racial no ensino superior do país em 2020, mostra Ifer

Folha de São Paulo

Só 3% das universidades têm equidade racial entre professores

Eunice Prudente, de 75 anos, foi a primeira negra a se tornar professora da tradicional Faculdade de Direito da USP (Universidade de São Paulo), na década de 1980. Até hoje, é a única. "Sofri questionamentos racistas e tive de enfrentá-los", conta ela, que só nos últimos anos viu suas turmas ficarem mais diversas. Pelos corredores das universidades públicas, é possível encontrar mais estudantes pretos e pardos — graças às cotas. No comando da sala de aula, porém, esse perfil ainda é raro.

R7

Estudo mostra desigualdade racial em indicadores de educação, saúde e trabalho no RS

Um estudo demográfico mostra o perfil da população negra no Rio Grande do Sul. Compondo 21% do total de habitantes do estado, com 2,3 milhões de pessoas, pretos e pardos figuram em condição de desigualdade em relação à população branca em áreas como educação, saúde e trabalho.

g1

Policiais e jurídicas

Lei que autoriza educação domiciliar em Chapecó é suspensa pela Justiça

Os efeitos da lei municipal nº 7.550 que autorizou a educação domiciliar (homeschooling) em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, foi suspensa. A decisão do TJSC (Tribunal de Justiça de Santa Catarina) foi publicada na tarde desta sexta-feira (19). A lei foi sancionada pelo prefeito João Rodrigues (PSD) no fim do mês de outubro.
O desembargador Salim Schead dos Santos aceitou o pedido de cautelar do MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) que questiona a lei e alega a existência de inconstitucionalidade formal em razão da ofensa às regras de competência e iniciativa legislativas.

nd+

Avaliação

1º dia do Enem teve textos longos, citação a 'Admirável Gado Novo', redação elogiada e abstenção menor

De modo geral, a aplicação do exame ocorreu sem problemas pelo país. Houve contratempos pontuais, como em Teresina, em que candidatos precisaram trocar de local de prova após a fiação da escola onde fariam a prova ter sido furtada. Ou em Maringá (PR), em que a prova foi cancelada em um dos locais devido a quedas de energia. Foi o mesmo problema registrado em uma faculdade na cidade de Escada (PE).

g1

Sem “polêmicas” e tema de redação “difícil”: como foi o 1º dia do Enem 2021

Gazeta do Povo

Sem mencionar ditadura militar, Enem seguiu padrão das edições anteriores

Correio Braziliense

Enem 2021 tem questões sociais e aborda temas políticos de forma indireta

Uol

Enem mantém integridade apesar das ameaças de mudança do Governo Bolsonaro

El País

Enem 2021 teve 26% de abstenção, diz Inep

g1

MEC cortou pela metade verba para divulgar Enem 2021

Extra

Crise no Inep: servidores reúnem denúncias de assédio e interferência e entregam ao TCU e à CGU

Servidores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reuniram em um documento, nesta sexta-feira (19), uma série de denúncias de assédio e interferência, em meio à crise vivida pelo órgão. Na lista, está "possível intervenção e risco ao sigilo" na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, marcada para este domingo (21).

g1

'Insustentável', dizem ex-ministros da Educação sobre crise no Inep

Uol

Enem 'com a cara do governo' e mais elitizado: as polêmicas envolvendo o exame de 2021

Suspeitas de interferência e censura na produção da prova, denúncias de assédio moral contra servidores e evidências de que o número de pobres inscritos caiu drasticamente marcam a edição de 2021 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), a principal porta de entrada no ensino superior brasileiro e cuja primeira prova será realizada no domingo (21/11).
As polêmicas foram ativamente alimentadas pelo presidente Jair Bolsonaro ao longo da última semana, em particular quando disse que "o Enem começa a ter a cara do governo" — forçando o ministro da Educação a ter que se explicar perante o Congresso.

Terra

Censura no Enem

Em mais um episódio de imposição doutrinária, Bolsonaro e seu governo vetam onze questões da prova do Ensino Médio
(...) O ministro da educação, Milton Ribeiro, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Danilo Dupas Ribeiro, e até mesmo um policial federal, entre outras pessoas, não só tiveram acesso a prova, como realizaram uma intervenção inédita e autoritária, retirando 24 questões do exame após uma “leitura crítica”. 13 questões teriam voltado ao conteúdo do exame, porém 11 delas foram vetadas por conterem temas “sensíveis”. Na segunda-feira, 15, durante a Expo 2020, em Dubai, o presidente afirmou a jornalistas que as questões do Enem a partir deste ano “começam a ter a cara do governo”.

IstoÉ

Enem: Bolsonaro pediu "revolução" para falar do Golpe de 64

Terra

Questões do Enem na mira de Bolsonaro são eficientes em testar conhecimento

Folha de São Paulo

Servidores entregam dossiê com denúncias de interferência no Inep

R7

Em Fortaleza, ministro da Educação nega interferência no Enem e ataca servidores do Inep

O Povo

Ribeiro afirma que governo não interferiu no Enem 2021: 'talvez se tivesse, algumas perguntas talvez não estariam ali'

g1

Professora denuncia troca de aplicadores por policiais no Enem

R7

Enem 2021: PF nega interferência na troca de aplicadoras da prova

g1

Inep quis dar acesso ao Enem para professores fora de edital

R7

Crise no Inep: deputado vai à Justiça para derrubar sigilo de processo sobre entrada de policial em sala secreta do Enem

g1

Inep chama de ‘ilação’ interferência no Enem denunciada por ex-funcionários

Carta Capital

Baixo nível, preço alto, desvio de função: o Enem ainda faz sentido?

As denúncias de supostas irregularidades no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), embora graves, talvez escondam outra questão ainda mais séria: a atual qualidade do Exame Nacional do Médio (Enem) e sua relevância para a educação brasileira. Especialistas ouvidos pela Gazeta do Povo defendem que, ao longo dos anos, o exame tem se distanciado de seus objetivos iniciais, não dando conta mais, ao menos do jeito que está, de avaliar o ensino médio e funcionar como um substituto adequado dos vestibulares.

Gazeta do Povo

Inep: Atraso de prova que avalia educação básica coloca resultado em risco

Provas são importantes porque refletem o nível de aprendizagem dos estudantes avaliados
Com três semanas de atraso, as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) foram entregues em 88% das unidades da federação até quinta-feira (18), com base em dados do próprio Inep obtidos pela CNN. Pelo cronograma oficial, no entanto, todas as provas já deveriam ter chegado às escolas em 1° de novembro.

CNN

Ensino Superior

Plataforma reúne benefícios para estudantes ingressarem em faculdades

Instituições privadas de ensino superior oferecem uma série de benefícios para os estudantes que desejam cursar uma faculdade em 2022. Esta semana, as instituições lançaram uma plataforma conjunta, onde os estudantes podem buscar os cursos de graduação e de pós-graduação que desejam e receber descontos, ganhar cursos extras ou outras vantagens personalizadas.

EBC

Polêmicas

Professora da Bahia recebe intimação policial após queixa de aluna sobre conteúdo 'esquerdista'

Uma professora de filosofia do colégio estadual Thales de Azevedo, em Salvador (BA), recebeu uma intimação para comparecer à Delegacia de Repressão a Crimes contra a Criança e o Adolescente após uma aluna apresentar queixa sobre o conteúdo apresentado em sala de aula, com temas relacionados a questões de gênero, racismo, assédio, machismo e diversidade.

Folha de São Paulo

Ministro da Educação elogia reitor da UFC: "Proibiu ter banheiro ideológico"

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, elogiou neste sábado, 20, o reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC) por sua atuação na instituição cearense. Os dois estiveram lado a lado durante um culto no bairro Sapiranga, em Fortaleza, na Igreja Apostólica Novidade de Vida. O ministro justificou a homenagem por Cândido ter proibido a implantação de "banheiros ideológicos" na UFC, uma referência aos banheiros para pessoas trans e não binárias.

O Povo