quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Notícias de Educação - 24/fev/2022

Clipping Focando Educação

Nossa palavra

Hoje tem programa do Focando Educação

A Rádio Web Manawa nos convidou e aceitamos de pronto! Toda 5ª-feira, das 18h às 19h, estamos no ar!
Você pode ouvir pelo site da rádio ou ver pelo Youtube e Facebook. Acompanhe!

Focando Educação

Coronavírus

São Paulo inicia busca ativa para vacinar crianças em escolas municipais

A Prefeitura de São Paulo iniciou nesta semana uma busca ativa, nas unidades de ensino, de crianças entre 5 e 11 anos para a vacinação contra a Covid-19. A medida tem como objetivo intensificar imunização do público infantil na capital paulista.
Segundo informações da Administração Municipal, 250 mil crianças nessa faixa etária ainda não se vacinaram. Até o último sábado (19), a cidade alcançou a marca de 74,1% de crianças vacinadas com a primeira dose dos imunizantes. A estimativa para essa faixa etária é imunizar um total de 1.083.159 crianças na capital.

Escolas Exponenciais

Dentro da Escola

Por onde começar a alfabetização matemática

Confira pontos essenciais para dar início a esse trabalho no 1º ano do Ensino Fundamental
Nas turmas do ciclo de alfabetização há uma grande preocupação em trabalhar a leitura e escrita, pois é necessário dar conta da construção do sistema de escrita. Dessa forma, muitas vezes, o olhar para a Matemática fica em segundo plano.

Nova Escola

Inflação, desemprego e pandemia: como trazer a macroeconomia para a sala de aula?

A partir do contexto brasileiro, é possível direcionar os estudantes a um olhar mais crítico e social da Educação Financeira
Por que é tão difícil conseguir um emprego? Será que a baixa escolaridade é uma barreira? E a raça, o gênero? A conversa era informal, mas os questionamentos, muito sérios. O papo aconteceu entre os estudantes de uma classe multisseriada da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Municipal de Educação Básica Adamastor Baptista, em Franco da Rocha (SP). O professor de matemática George Henrique da Conceição escutou o que diziam e teve a ideia de desenvolver um projeto relacionado ao desemprego.

Nova Escola

Projetos

Professora aposta na tecnologia para ensinar inglês e ciências para crianças

Flavia Cotomacci, que está entre os 50 finalistas do Prêmio Educador Nota 10, explica o processo de criação do site para o projeto "A misteriosa vida das plantas"
“Teacher, a planta come? Porque, sabe, não dá para ver!” “Como ela cresce?” “E as plantas que vivem no mar, elas não se afogam com tanta água?” Foi por meio do interesse e das dúvidas das crianças do Colégio Internacional Ítalo Brasileiro que surgiu este trabalho. Intitulado “The Mysterious Life of Plants” (“A misteriosa vida das plantas”), o projeto ganhou tanta força que se transformou em site.

Porvir

Gestão

Educação sobe 5,64% e se torna grupo de maior impacto no IPCA-15 de fevereiro

Os reajustes de mensalidades escolares no início do ano letivo impulsionaram os gastos das famílias com Educação em fevereiro, segundo dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) divulgado nesta quarta-feira, 23, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Uol

Inclusão

Projeto acaba com cotas baseadas em cor ou raça nas universidades

O Projeto de Lei 4125/21 estabelece que as cotas para ingresso nas universidades públicas federais serão destinadas exclusivamente aos estudantes de baixa renda. O texto, do deputado Kim Kataguiri (DEM-SP), está em análise na Câmara dos Deputados.

MSN

Leis e políticas

Sistema Nacional de Educação tem votação adiada para 9 de março

O projeto que cria o Sistema Nacional de Educação (SNE) deve ser votado no dia 9 de março. De autoria do senador Flávio Arns (Podemos-PR), o Projeto de Lei Complementar (PLP) 235/2019 seria votado no Plenário do Senado na tarde desta quarta-feira (23), na forma de um substitutivo apresentado pelo senador Dário Berger (MDB-SC), mas teve sua apreciação adiada. A matéria já havia sido aprovada na Comissão de Educação (CE), em novembro do ano passado.

Senado

Senado aprova projeto que cria programa de combate à evasão escolar

O Senado aprovou nesta terça-feira (22) a criação de um programa educacional com o objetivo de reduzir a evasão escolar e reinserir alunos que deixaram de frequentar as aulas, sobretudo durante a pandemia de covid-19. O Programa Emergencial de Aprendizagem dos Estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Médio e de Acolhimento à Comunidade Escolar das Redes Públicas de Educação Básica (PEAA) foi aprovado por unanimidade e segue para apreciação da Câmara dos Deputados.

Escolas Exponenciais

Opinião

Uso de mídias e tecnologias não pode ser improvisado

A pandemia tornou as práticas pedagógicas ainda mais complexas, impondo novas modalidades, como o ensino híbrido que, apesar de não ser novo do ponto de vista teórico, se popularizou rapidamente, tornando-se corriqueiro no cotidiano de estudantes e profissionais de educação.
Mas não é por isso que ensinar a partir das mídias e das tecnologias é uma urgência nesta terceira década do século 21. Hoje, o letramento digital e midiático é necessário sobretudo pelas complexidades do mundo conectado, intensificadas desde o fim dos anos 1990.

Folha de São Paulo