sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Notícias de Educação - 25/fev/2022

Clipping Focando Educação

Coronavírus

Alunos com problemas de saúde mental aderiram menos ao ensino on-line durante pandemia, aponta estudo

Estudantes que antes da pandemia de COVID-19 já apresentavam problemas de saúde mental aderiram menos às aulas on-line durante o período de isolamento social, quando os estabelecimentos de educação estavam fechados. Ou seja, mesmo tendo acesso à internet, esses alunos deixaram de participar do ensino a distância. Por outro lado, entre aqueles que aderiram à modalidade, não houve registro de impacto direto na saúde mental.

Fapesp

PV pede ao STF vacinação obrigatória de crianças em escolas do DF

O Partido Verde (PV) ajuizou uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para pedir, em caráter liminar, a vacinação obrigatória de crianças nas escolas públicas e particulares do Distrito Federal. O PV pede ainda a exigência de passaporte vacinal de alunos matriculados e que o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) "se abstenha de divulgar notícias falsas em relação à vacinação infantil".

Gazeta do Povo

Dentro da Escola

Gestão escolar: como viabilizar a recomposição de aprendizagem focando nas potencialidades dos alunos?

Depois de 24 meses, observamos em nossas escolas um aumento significativo de alunos que apresentam atrasos cognitivos, déficits na consolidação de habilidades socioemocionais, além de diversos traumas causados pela perda de vidas e pelo necessário isolamento social.
Diante desta realidade, nossa reação instintiva muitas vezes passa pela lógica de elaborarmos meios para “retomar” ou “recuperar” o tempo perdido. No entanto, quando paramos para analisar friamente que tipo de escola tínhamos até fevereiro de 2020, geralmente nos deparamos com um modelo já desgastado, criticado, com a presença de problemas crônicos em sua estrutura. Não seria, portanto, tempo de refundar, ao invés de “reformar”?

Nova Escola

LGPD e o uso de plataformas online na educação à distância

Embora existam diversas vantagens no que concerne à educação à distância, também é de imensa importância a consideração da privacidade e intimidade de crianças e adolescentes que passaram a utilizar as plataformas educativas online.
Em busca de uma fácil adaptação, muitas escolas passaram a pesquisar ferramentas e plataformas que melhor se adequassem aos seus métodos, bem como avaliaram suas funcionalidades para que, assim, fosse possível a utilização por parte de seus alunos. Porém, é muito importante observar os riscos que determinadas plataformas podem oferecer se não observados os cuidados necessários.

Migalhas

Dicas

Khan Academy lança programa gratuito de recursos digitais para professores

A Khan Academy lançou um programa gratuito de recursos digitais para professores que atuam no Brasil. Para participar, basta se inscrever no formulário da instituição até o dia 10 de março. As vagas limitadas.
O curso é dirigido a professores de matemática, ciências, língua portuguesa e de laboratório de informática, mas outros docentes que queiram explorar novas possibilidades pedagógicas e estratégias também podem participar.

Catraca Livre

Gestão

Estudo mostra defasagem de salários de professores da rede particular

Levantamento mostra que, em média, professores de escolas particulares recebem salários inferiores ao novo piso nacional do magistério em escolas públicas, que neste ano chegou a R$ 3.845. As menores médias salariais nas particulares estão entre professores da educação infantil, com salários de R$ 2.250.

MSN

Governo de SP zera fila por vagas na rede pública, mas matricula crianças em escolas distantes

Déficit de vagas chegou a 5.040 na capital. Mesmo com início do ano letivo, alunos continuam em casa e aguardam transferência
O ano letivo nas escolas públicas de São Paulo já começou, mas muitos alunos ainda estão fora das salas de aula. Os pais relatam que os filhos foram matriculados em unidades distantes das residências, o que inviabiliza a ida diária ao colégio.

R7

Profissionais da Educação

Alerj aprova equiparação na remuneração de diretores da rede estadual de educação

A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) garantiu, nesta quinta-feira, a carga horária de 40 horas para todos os diretores gerais, diretores adjuntos e da equipe técnico-pedagógica da rede estadual, que passam a ter equiparação na remuneração. A Casa derrubou veto do governador Cláudio Castro (PL), que agora deve sancionar a lei. Se não for publicada, cabe ao presidente da Alerj, André Ceciliano (PT) referendar em Diário Oficial.

Extra

Inclusão

UnB aprova comitê de políticas afirmativas

Pioneira na política de cotas raciais no país, a Universidade de Brasília (UnB) registra mais um importante avanço na promoção da inclusão e da igualdade. O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da instituição aprovou nesta quinta-feira, 24, resolução que institui o Comitê Permanente de Acompanhamento das Políticas de Ação Afirmativa.

Correio Braziliense

Leis e políticas

PEC pode livrar municípios que descumpriram 25% dos recursos da educação

A Câmara dos Deputados começou a discutir proposta de emenda constitucional (PEC nº 013/2021) que altera o ato das disposições constitucionais transitórias para determinar que os estados, o distrito federal e os municípios, bem como seus agentes públicos, não possam ser responsabilizados pelo descumprimento, nos exercícios financeiros de 2020 e 2021, do artigo 212 da Constituição Federal que obriga a aplicação de 25% dos recursos orçamentários na Educação.

Tribuna do Norte

Debate na CE aponta que inclusão de disciplinas no currículo escolar exige aprofundamento

Uma série de projetos que incluem temas como educação financeira, cidadania e empreendedorismo na Base Nacional Comum Curricular tramitam no Senado e na Câmara mas, segundo especialistas ouvidos em audiência pública, nesta quinta-feira (24), na Comissão de Educação (CE), esses assuntos podem ser abordados de forma transversal, ou seja, sem a obrigatoriedade de inclusão no currículo oficial das escolas.

Senado