quinta-feira, 3 de março de 2022

Notícias da Educação - 03/mar/2022

Clipping Focando Educação

Coronavírus

É hora de tirar a máscara das crianças nas escolas? Discussão divide pais e especialistas

Depois de os Estados Unidos e países europeus flexibilizarem nas últimas semanas o uso de máscaras por crianças em escolas, o debate ganha força no Brasil. Shows, restaurantes e festas com adultos sem qualquer proteção e fiscalização têm feito pais e mães reclamarem da rigidez imposta aos alunos, sobretudo aos menores.

Terra

Avançam medidas arbitrárias contra professores e alunos que não querem se vacinar

“As liberdades individuais não podem se sobrepor, muito menos se opor, às necessidades coletivas. A portaria assegura a negacionistas antivacina um direito que eles não podem ter. Negacionistas não pode ter espaço no ambiente universitário”. A professora Joana Célia dos Passos, diretora do Centro de Ciências da Educação, proferiu essas frases durante uma sessão extraordinária do Conselho Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Em reação a isso, o grupo Docentes Pela Liberdade (DPL), que agrega professores universitários conservadores de todo o país, apresentou uma carta aberta à reitoria da UFRN. “Entendemos que o passaporte vacinal tem se mostrado inútil e contraproducente em diversos lugares no mundo”, afirmou o grupo no texto.

Gazeta do Povo

USP, Unesp e Unicamp formam 25% menos mestres e doutores na pandemia

Número é o menor em dez anos e projeta problema nacional; total de ingressantes na pós também caiu
O número de titulações de mestrado e doutorado nas três universidades estaduais paulistas caiu 25% durante a pandemia. Juntas, em 2021, as instituições formaram 5.600 mestres e 3.623 doutores, num total de 9.223 titulações, o menor número dos últimos dez anos —em 2011, foram 9.925.

Folha de São Paulo

Dentro da Escola

Como falar sobre a guerra da Ucrânia com as crianças?

O mundo acompanha em tempo real a invasão russa à Ucrânia, um conflito debatido entre os adultos e que deve ser explicado às crianças. A pergunta é: como falar de uma guerra para os pequenos? Para as especialistas ouvidas pelo R7 o primeiro passo é "levar a criança a sério", conversar e esclarecer suas dúvidas.

R7

Dicas

Plataforma do Ministério da Educação oferece cursos gratuitos e online; confira a lista

O Ministério da Educação (MEC) criou a Plataforma Aprenda Mais para oferecer qualificação de forma gratuita para a população brasileira, a oferta é válida até 31 de julho de 2022.
As formações são oferecidas em parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) estão divididas em 12 linhas e você vai conferir as oportunidades de qualificação em cada uma delas.

.fdr

USP oferta cursos gratuitos na área de Educação com aulas por WhatsApp

A Universidade de São Paulo (USP) está ofertando por meio do Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas (NAP) cursos gratuitos na área de Educação. Ao todo, são ofertadas 1.100 vagas em diferentes subáreas. Os cursos são para a modalidade de ensino à distância (EAD), com aulas ministradas via WhatsApp.

Notícias Concursos

5 cursos sobre metodologias ativas para fazer via WhatsApp

O que você acha de abrir o seu WhatsApp e encontrar por lá um curso exclusivo sobre metodologias ativas? Com o celular à mão durante grande parte do dia, é sempre bom unir o útil ao agradável.
O Instituto Iungo, o NAP (Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas) e a Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo estão promovendo uma ação intitulada “ATIVAR! Metodologias ativas por WhatsApp”, que traz cursos tanto para formar professores e professoras, como também para gestores pedagógicos.

Porvir

Projetos

Estudantes brasileiros participam de projeto aeroespacial inédito na América Latina

Estudantes do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo) no campus São Carlos fazem parte do projeto Zeus-22, que deve lançar um foguete a partir de um balão estratosférico, projeto inédito na América Latina. O lançamento do foguete está previsto para acontecer no dia 7 de setembro, no Dia da Independência do Brasil.

R7

Tecnologia

Ferramenta pedagógica possibilita diferentes usos do WhatsApp na escola

Conectividade e acesso à tecnologia ainda são questões significativas para grande parte da população brasileira, principalmente para os estudantes da rede pública, e explica porque a comunicação via WhatsApp deu tão certo entre alunos, famílias e escolas. Muitas operadoras de telefonia oferecem WhatsApp grátis, sem descontar os dados da franquia, o que facilita (e amplia) o acesso ao aplicativo.

Porvir

Gestão

Colégios privados perderam quase 1 milhão de alunos na pandemia

As escolas privadas brasileiras perderam quase um milhão de estudantes nos dois primeiros anos da pandemia. O número representa uma queda de quase 10% de matrículas, interrompendo uma série histórica de crescimento. O maior baque foi na educação infantil, que representou quase 600 mil — 298 mil na creche e 308 mil na pré-escola, uma queda de 21% e 25%, respectivamente.

iG

Magistério em risco

Pesquisa do Instituto Península revela que estudantes do ensino médio e também de nível superior não sentem atração alguma pelo magistério. De acordo com a diretora de políticas educacionais e pesquisa da entidade, Mariana Breim, nos próximos 10 anos, grande parte dos professores que estão hoje na ativa deverão estar aposentados. Ela observa que gestores públicos e demais envolvidos nesse processo precisam promover uma análise urgente e aprofundada do cenário de oferta e demanda em suas redes para que não haja escassez de docentes no mercado.

Correio Braziliense

Em busca de outra saída

Correio Braziliense

Elas querem ser professoras

Correio Braziliense

Paixão e garra para lecionar

Correio Braziliense

Por que as escolas privadas lideram a evasão no ensino básico

Em 2020, ano que deu início à crise do coronavírus, muitos pais e responsáveis tiraram os filhos da escola com o intuito de voltar a matriculá-los em 2021. Mas a pandemia não foi a única vilã da evasão. Além da crise sanitária, que impedia os alunos de frequentar a escola presencialmente, houve a crise financeira. “[A evasão também] teve a ver com a queda no rendimento das famílias, dessa classe média que, com muito custo, coloca seus filhos nas escolas particulares”, disse Priscila Cruz, cofundadora da ONG Todos Pela Educação, em entrevista à CNN Brasil.

Desafios da Educação

Profissionais da Educação

Três em cada quatro futuros professores serão formados a distância | Antônio Gois - O Globo

Três em cada quatro universitários que ingressaram em 2020 em cursos da área de educação estão matriculados na modalidade a distância (EaD). É a maior proporção entre todas as grandes áreas classificadas pelo Inep, de acordo com o Censo da Educação Superior. No total geral, o percentual é de 53% de ingressantes em EaD, ante 74% na educação.
Em alguns casos, esse percentual é ainda mais expressivo. Em termos quantitativos, o maior curso na área de educação é o de pedagogia, com 338 mil ingressantes, dos quais 82% em EaD. Há outros com um menor número absoluto de novos matriculados, mas com proporções ainda maiores. Por exemplo, dos 4,8 mil alunos que iniciariam em 2020 seus estudos em formação de professor para a educação especial, 97% farão a distância. Entre os 1,7 mil ingressantes em letras para formação de professores na Língua Brasileira de Sinais são 88%.

O Globo

Inclusão

Brasil já conta com 32 universidades com vagas específicas para refugiados

Entre as oportunidades de cursos, a maioria em instituições públicas, está medicina, na Unifesp, uma das mais importantes do país
Pelo terceiro ano consecutivo, a Unifesp engrossa um movimento que já envolve 32 instituições públicas e privadas de ensino superior do país e oferece em seus cursos vagas específicas para refugiados, apátridas e pessoas com visto humanitário.

Folha de São Paulo

11 signatários de carta de 2006 contra cotas raciais dizem por que mudaram de posição

Manifesto incendiou o debate público com 114 assinaturas de intelectuais, artistas e poucos integrantes do movimento negro
Dezesseis anos após assinarem um documento contra a adoção de cotas raciais nas universidades, 11 professores e pesquisadores explicam por que mudaram de posição e hoje consideram a reserva de vagas, que pode ser revista neste ano, fundamental para combater a desigualdade.

Folha de São Paulo

Matemática para discutir questões de gênero? O que é matemática quee

Numa aula de matemática sobre números binários, muito usados na linguagem de computadores, os alunos acabam debatendo gênero – entendido como se fosse uma mera construção social e não uma questão biológica. Embora possa parecer estranho, é isso o que muitos educadores e professores de matemática têm defendido. Chamada de "matemática queer", essa abordagem vê as salas de aula como um espaço de luta política e desconstrução da binaridade de gênero. E não se trata de uma moda estrangeira: no Brasil há vários pesquisadores e até grupo de estudo na área, registrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o MatematiQueer.

Gazeta do Povo

Leis e políticas

Projeto de lei prevê oferta de sala de atendimento especial em todas as escolas do DF

As escolas da rede pública do Distrito Federal e os Centros Interescolares de Línguas (CIL) poderão ter salas de recursos multifuncionais para o Atendimento Educacional Especializado (AEE). O deputado distrital Robério Negreiros (PSD) protocolou na Câmara Legislativa do Distrito Federal projeto de lei (PL 2.535/22), agora em tramitação. O projeto prevê que os espaços tenham como objetivo a promoção de acesso a serviços, recursos pedagógicos e acessibilidade, visando garantir a participação e aprendizagem dos alunos da educação especial no ensino regular.

Correio Braziliense

Avaliação

Inep quis driblar regra e dar acesso ao Enem a professores fora do edital

A cúpula do Ministério da Educação (MEC) tentou incluir profissionais na montagem do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano que não haviam sido aprovados em processo seletivo para colaboradores da prova. A lista com 22 nomes, obtida pelo Estadão, incluía defensores da gestão presidencial, uma professora de Biologia criacionista e quatro docentes ligados à Universidade Mackenzie.

Escolas Exponenciais

Saresp: em matemática, aluno conclui ensino médio com conhecimento do 7º ano

Aqueles que concluíram o 5º ano estão com a mesma habilidade esperada de um estudante do 2º ano do ensino fundamental
A Seduc (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo) divulgou nesta quarta-feira (2) o resultado do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) de 2021, dados que refletem o conhecimento dos estudantes em português, matemática e ciências da natureza.

R7

SP: Aluno do ensino médio sai da escola com defasagem de quase 6 anos

Uol

Alunos do ensino médio de SP têm desempenho mais baixo da história

Folha de São Paulo

Outras do dia

A nova leva de games que questiona o sentido da guerra

A invasão da Ucrânia pela Rússia aumentou o interesse global pelo game “Point of No Return”, de 2020. Desenvolvido pelo programador ucraniano Alexey Furman, o jogo coloca o público na pele de um soldado na região separatista do Donbass, região no leste ucraniano que é um dos focos do conflito.
A ideia de Furman é fugir dos padrões dos games de guerra, onde o jogador precisa manejar armas, matar inimigos e pensar em estratégias. “Point of No Return” não tem grandes sequências de ação. O jogo quer fazer com que o público entenda os traumas psicológicos decorrentes de uma guerra e como o confronto pode afetar milhares de pessoas no longo prazo.

Nexo

Jovens no ABC Paulista escolhem alunos para espancar na saída de escolas

Um grupo de jovens de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, tem escolhido alunos para espancar na saída de escolas da região. As informações são da Record TV. As brigas, chamadas pelos agressores de “contra quem”, são realizadas pelo grupo de forma aleatória contra um aluno sozinho.

MSN

Educação no foco da Igreja católica

Olhos voltados para a educação, corações unidos pela paz e ritos tradicionais da Quarta-Feira de Cinzas, nas igrejas católicas. Começa hoje no país a Campanha da Fraternidade 2022 (CF-2022), com o foco num dos pilares mais importantes da sociedade, seguindo o lema bíblico, extraído de Provérbios 31,26, “Fala com sabedoria, ensina com amor”.

Estado de Minas