segunda-feira, 7 de março de 2022

Notícias da Educação - 07/mar/2022

Clipping Focando Educação

Coronavírus

Discussão sobre tirar máscara das crianças nas escolas divide pais e especialistas

Depois de os Estados Unidos e países europeus flexibilizarem nas últimas semanas o uso de máscaras por crianças em escolas, o debate ganha força no Brasil. Estudos científicos publicados recentemente sobre o tema não são conclusivos. Alguns apontam impactos importantes nas interações com professores e colegas. Outros não reportam esses efeitos.
A polêmica também divide famílias e especialistas. Um grupo preocupa-se com prejuízos ao desenvolvimento das crianças, nas relações sociais e na alfabetização. E outros apontam o fato de os menores não estarem com o esquema vacinal completo e dizem que os índices de casos e mortes por covid-19 ainda são altos para deixar de usar máscaras.

Escolas Exponenciais

Santa Catarina é o 2º estado a retirar obrigatoriedade do uso de máscaras para crianças nas escolas

Escolas Exponenciais

Covid-19: Conselho Universitário da UFU aprova retorno das aulas presenciais para os cursos de graduação em todos os campi

A decisão do retorno presencial das atividades foi favorável ao parecer da relatora Núbia dos Santos Saad, docente da Faculdade de Engenharia Mecânica (Femec/UFU), que estabelece ainda outros critérios de biossegurança para o retorno seguro das atividades.
A universidade manteve também a obrigatoriedade do comprovante de vacinação contra a Covid-19 para acesso aos campi e demais espaços físicos da instituição. A medida vale para alunos, servidores e prestadores de serviço na universidade. Quem não tomou nenhuma dose está proibido de entrar na universidade.

g1

Covid-19 em Juiz de Fora: veja orientações sobre como vai funcionar a exigência do passaporte vacinal pela UFJF

g1

Dentro da Escola

(Vídeo) Aumento de violência nas escolas preocupa docentes e pais de alunos

O aumento da violência nas escolas assusta pais, alunos e profissionais da educação. Recentemente, mensagens de ameaças de massacres foram enviadas para alunos de São Paulo e Minas Gerais. No litoral paulista, uma diretora foi ferida a golpe de faca por um estudante.

R7

Tecnologia

Realidade aumentada na educação: como funciona na prática?

À primeira vista, falar em realidade aumentada na educação pode parecer um tema difícil de entender e até de imaginar a prática em sala de aula. Assim como explicar a estrutura do genoma humano somente com base em figuras. Mas e se a realidade aumentada permitisse materializar uma fita de DNA em sala de aula, por exemplo?
De modo geral, é disso que se trata a realidade aumentada (RA): inserir elementos virtuais no mundo real. Como resultado, materiais impressos podem ser observados sob uma perspectiva compatível com o funcionamento tridimensional do cérebro humano.

Fundação telefonica vivo

Metaverso na educação: os avanços e desafios da nova tecnologia

Metaverso vai ampliar os conteúdos para uso na educação básica, mas as instituições de ensino devem redobrar investimentos em proteção de dados e segurança da informação
A aceleração digital é uma realidade que ganhou um novo contorno no ambiente educativo após a pandemia de Covid-19. Depois mais de anos do início das aulas remotas, a tecnologia passou a ter um papel ainda mais importante no processo de ensino. E, em 2021, um novo protagonista entrou em cena – ainda que de forma tímida: o metaverso. Muito se ouviu falar dessa nova ferramenta e de seus impactos nas mais diversas áreas, entre elas na educação. Porém, até o momento, pouco se sabe como isso se dará na prática e até que ponto isso é positivo para as diversas fases de aprendizagem.
O empresário e especialista em soluções tecnológicas Frederico Stockchneider, diretor de tecnologia na InfoWorker Tecnologia e Treinamento, explica que o metaverso se propõe a ser um misto entre o mundo real e o virtual, uma conexão entre os dois ambientes, onde será possível estudar, trabalhar e se relacionar. Ele ressalta, no entanto, que essa ferramenta ainda não está madura o suficiente para ser utilizada em todas as suas possibilidades. E, no segmento educacional, deve se somar a alguma outra solução já existente, buscando transformar o processo de aprendizado em um jogo através da gameficação.

Gazeta do Povo

Roblox para jogos sensuais com crianças abre debate sobre metaverso

“Condos”. Assim são conhecidos, na expressão em inglês, os espaços em que os usuários da plataforma de games Roblox se reúnem para conversar sobre sexo – e seus avatares o praticam, de forma virtual. Eles são proibidos. A plataforma surgiu em 2006 e funciona como um espaço onde crianças e adolescentes podem criar seus próprios jogos e interagir utilizando seus personagens digitais. No auge da pandemia, muitos jovens realizaram suas festas de aniversário dentro da Roblox. Os amigos compareciam de forma virtual, utilizando seus avatares.

Gazeta do Povo

Gestão

Estados elevam gasto com educação a patamar superior ao de antes da pandemia

Um estudo da Rede de Pesquisa Solidária, que reúne instituições públicas e privadas e monitora políticas de enfrentamento da Covid-19, indica que a reabertura das escolas no último semestre levou os estados a afrouxar amarras que haviam represado recursos na fase mais aguda da pandemia.
Segundo o levantamento, os 26 estados e o Distrito Federal aumentaram seus gastos com educação em 18% no ano passado, em termos reais, descontada a variação da inflação. Com isso, as despesas atingiram um nível 7% superior ao registrado em 2019, conforme os pesquisadores.

Folha de São Paulo

Em Minas Gerais, escolas realizarão três avaliações anuais para acompanhar desempenho dos estudantes

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais divulgou que irá implantar um acompanhamento mais minucioso da aprendizagem de seus alunos. Ao longo do ano, serão aplicadas três avaliações nas escolas da rede estadual de ensino e, a partir dos seus resultados, os professores poderão identificar quais dificuldades precisam ser superadas e, assim, implementar estratégias pontuais e efetivas.

Escolas Exponenciais

Profissionais da Educação

MG: Servidores da Educação do Estado paralisam atividades na terça-feira em defesa do piso salarial e greve não está descartada.

O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (SindUte/MG) realizará na próxima terça-feira, 8, uma paralisação em defesa do pagamento do piso salarial dos professores da educação básica. De acordo com a diretora do Departamento de Políticas Sociais e Imprensa da subsede Divinópolis, Maria Catarina Laborê, o Governo do Estado não paga o piso salarial aos profissionais da educação desde 2016. A diretora reforça que o protesto foi aprovado pela categoria em uma assembleia geral realizada no dia 15 de fevereiro.

G37

O que escolas privadas buscam de professores na hora da entrevista de emprego?

De que forma um educador ou educadora deve se preparar para conseguir aquele cargo tão desejado? Quais habilidades são comuns a outras profissões e que todo docente deve ter?
O Porvir conversou com algumas instituições privadas de ensino brasileiras para entender o que elas procuram na hora de entrevistar alguém e o que mais se destaca na hora de escolher os candidatos.

Porvir

Inclusão

Secretaria Municipal de Educação lança a campanha ‘Bora pra Escola’

Jogadores dos quatro grandes times de futebol do Rio se unem em uma mesma torcida e entram em campo na ação
Neste domingo (6/3), entra em campo, no estádio Nilton Santos, um novo time que irá unir as torcidas cariocas: o time da criançada na escola! A Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, com o apoio dos times de futebol de Flamengo, Vasco, Botafogo e Fluminense, lança a campanha “Bora pra Escola”, com o objetivo de trazer mais de cinco mil alunos de volta para o convívio escolar. A grande aposta neste ano é conquistar a criançada com as mensagens de seus ídolos.

Diário do Rio

EUA: Para pais de baixa renda, ficar sem creche pode significar ficar sem trabalho

O fechamento de creches e a interrupção de outros serviços de cuidado infantil aumentaram de forma acentuada de dezembro a janeiro, conforme os casos da variante Ômicron dispararam por todo os Estados Unidos, mas eles foram mais comuns para as famílias cujas rendas eram inferiores a US$ 25 mil por ano, mostram os dados da pesquisa Household Pulse Survey, realizada pelo governo americano para entender como a vida das pessoas foi impactada pela pandemia.

Terra

Leis e políticas

Futuro governo tem de ampliar educação e reduzir pobreza, dizem empresários

O Brasil precisa reduzir as desigualdades para voltar a ter crescimento econômico de forma sustentada. E o caminho para diminuir a distância entre ricos e pobres no país passa necessariamente por mais investimentos em educação e aperfeiçoamento dos programas de transferência de renda. É o que sugerem entidades empresariais da indústria, do comércio e do setor financeiro aos potenciais candidatos a assumir a Presidência da República a partir de 2023.

Uol

Proposta isenta remuneração dos professores do Imposto de Renda

O Projeto de Lei 165/22 isenta do Imposto de Renda das Pessoas Físicas (IRPF), seja na fonte ou na declaração anual, a remuneração recebida pelos professores em efetivo exercício no ensino infantil, fundamental, médio e superior. O texto em análise na Câmara dos Deputados altera a Lei 7.713/88, que trata do IRPF.
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Educação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Câmara

Estatística, pesquisas e estudos

96% dos alunos da rede estadual de SP concluíram ensino médio sem saber resolver equação de 1º grau

Dos alunos que concluíram o ensino médio na rede estadual de São Paulo em 2021, 96,6% saíram da escola sem ter aprendido como resolver uma equação de 1º grau ou interpretar dados estatísticos. Essas são algumas das habilidades que a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) define como essenciais para quem termina a educação básica.

Folha de São Paulo

Avaliação

Como fica o Enem com as mudanças do novo ensino médio?

Professores falam as expectativas para a realização do exame e a preparação dos estudantes; MEC promete mudanças até 2024
Em julho de 2021, o MEC (Ministério da Educação) publicou um edital informando que o Enem estará alinhado às novas diretrizes do ensino médio a partir de 2024. Ainda sem muitos detalhes principalmente ao que diz respeito aos itinerários formativos, professores falam de suas expectativas e preocupações com relação ao exame.

R7

Quase 30% dos pré-selecionados na 1ª chamada do Prouni utilizaram a nota do Enem 2020

O Decreto nº 10.972, assinado pelo Presidente da República em fevereiro de 2022, que permitiu a utilização das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020 nos processos seletivos deste ano do Programa Universidade para Todos (Prouni), ampliou as oportunidades para os estudantes que buscam cursar o ensino superior com bolsa de estudo do Prouni.
Com o resultado da 1ª chamada do Prouni, divulgado no portal Acesso Único, na quarta-feira (2), já é possível mensurar o impacto desse esforço adotado pelo MEC nesta edição do Programa. Dos 188.127 candidatos pré-selecionados na 1ª chamada, 55.269 usaram a nota do Enem 2020 e 132.858 a nota do Enem 2021.

MEC

Educação de Jovens e Adultos

Mobilização adia remoção de professores dos Núcleos de Educação de Jovens e Adultos

Após intensa mobilização nos últimos dias, alunos e professores dos cinco Núcleos de Educação de Jovens e Adultos (Neejas) que atuam em Porto Alegre conseguiram suspender, pelo menos temporariamente, ação do governo estadual para remoção de docentes que atuam nestas áreas para escolas regulares.

Extra Classe

Ensino Superior

Fundos criados por ex-alunos se espalham por universidades brasileiras

Recursos de 'endowments' são usados para bolsas e apoio a projetos de professores e estudantes
Com presença cada vez maior no cenário universitário nacional, os fundos patrimoniais criados por ex-alunos têm pipocado em instituições de todo o país, já financiam projetos e colaboram entre si. As iniciativas, no entanto, ainda enfrentam desafios importantes como a falta de estímulos para doação.

Folha de São Paulo

Ensino a distância bate recorde e se torna primordial

Número de ingressantes no EAD foi superior ao ensino presencial em 2020.
Os números mostram uma tendência que já havia sido constatada no ano anterior, mas apenas na rede privada de ensino superior. Segundo especialistas, alguns fatores explicam o crescimento, como a pandemia de Covid-19, a flexibilidade para acompanhar as aulas e os custos mais baixos do EAD para os estudantes.

Terra

Eventos

Porchat estrela série que ajuda a reformar escolas públicas

Fábio Porchat apresenta a série 'Desafio Por Um Dia', um programa que irá ajudar a reformar escolas públicas do Rio de Janeiro. A atração, que conta com quatro episódios, terá também convidados especiais como Lexa, Mumuzinho, Noemia Oliveira, João Diamante e Marcelo Ment. A estreia acontece na segunda-feira, 7.

Terra