terça-feira, 8 de março de 2022

Notícias da Educação - 08/mar/2022

Clipping Focando Educação

Dia da Mulher

Mulheres na educação e a construção de uma sociedade igualitária

As mulheres são, há anos, a maioria dentro das escolas brasileiras, sendo as principais responsáveis pela educação das crianças do país. Na última década, elas conquistaram mais espaço nos cargos de gestão e direção das instituições de ensino.

Escolas Exponenciais

Capes cria grupo para promover as mulheres na pós-graduação

Na tentativa de diminuir os abismos entre homens e mulheres na ciência, a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) criou um grupo de trabalho que vai debater soluções para a igualdade de gênero no meio acadêmico. A portaria com os detalhes sobre a ação foi publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (8), data em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher.

R7

Projetos gratuitos mostram que ciência é assunto de meninas

No Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta terça-feira (8), o R7 mostra que a tecnologia e a ciência é assunto de meninas. Iniciativas no meio acadêmico e projetos gratuitos desenvolvidos em escolas públicas aproximam as estudantes de áreas tradicionalmente ocupadas por meninos.

R7

Coronavírus

Crianças apresentam indisposição, dificuldade para socializar e saudade das telas no pleno retorno às aulas presenciais

Os dois longos anos de pandemia da Covid-19, com excesso de telas e escassez de contato — realidade de muitas famílias com filhos confinados em casa — cobraram um preço também aos meninos e meninas em idade escolar. Os impactos de época tão confusa, agora, com o pleno retorno presencial às escolas, tornaram-se visíveis nas rotinas das salas de aula.

O Globo

Comissão de Educação da Assembleia adia votação de proibição do passaporte da vacina no Paraná

Um pedido de vistas do líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa, deputado Professor Lemos (PT), adiou hoje a votação de parecer sobre o projeto que pretende proibir a exigência do passaporte da vacina contra a Covid-19 no Paraná. Como a proposta tramita em regime de urgência, a comissão volta a se reunir amanhã para discutir a matéria.

Bem Paraná

Com liberação do uso de máscaras na cidade do RJ, escolas têm autonomia para decidir sobre flexibilização

O Comitê Especial de Enfrentamento à Covid-19 (CEEC) da Prefeitura do Rio de Janeiro autorizou, nesta segunda-feira (07), a liberação do uso de máscaras em todos os ambientes, sejam abertos ou fechados, na capital fluminense. A flexibilização também vale para as instituições de ensino, que terão autonomia para decidir se os alunos devem manter ou não o uso do equipamento de proteção.

Escolas Exponenciais

Dicas

Série de animação aborda conceitos de arte e educação no universo infantil

É preciso ter cuidado ao desenvolver qualquer tipo de material para o universo infantil. Pensando nisso, a equipe das produtoras Chatrone e Birdo se uniu a uma expert na área de educação. O intuito é desenvolver ”Ba Da Bean”, uma animação totalmente pensada nas crianças, apresentando a arte para os pequenos de um ponto de vista responsável e contemporâneo.

Sagres

Projetos

Professor de escola pública ensina inglês cantando e bomba na web

Até o momento, o vídeo tem mais de 2 milhões de visualizações e 375 mil curtidas
O professor de inglês Matias Luz, da escola pública estadual Walter de Sá Cavalcante, em Fortaleza (CE), tem um jeito próprio de ensinar: cantando. Uma aluna gravou a aula e compartilhou o vídeo na plataforma do TikTok, e a aula viralizou.

R7

Gestão

326 novas escolas: Camilo anuncia educação integral universal no Ceará até 2026

De acordo com o governador Camilo Santana (PT), o Ceará deverá ter educação integral universalizada até 2026. O anúncio aconteceu durante evento nesta manhã. Governador afirmou que, ainda em 2022, 60% das escolas de ensino médio no Estado serão de tempo integral, a partir de reformas e construção de novas instituições. Em quatro anos, a previsão é de construção de 326 novas escolas. Os recursos para as ações, de R$ 1,2 bilhão, segundo Camilo, virá de ação de precatórios que o Ceará deverá receber nos próximos meses.

O Povo

Leis e políticas

“Vivemos um apagão na Educação”, diz professora da Unicamp

A professora da Faculdade de Educaçaõ da Unicamp, Marcia Malavasi, disse nesta segunda-feira (07/03) que o Brasil vive um “apagão na Educação”. Segundo ele, a situação, que já era dramática, piorou com a pandemia da covid-19.

Uol

Proposta cria política nacional de atenção psicossocial nas escolas

O Projeto de Lei 3383/21, do Senado, institui a Política Nacional de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares, para atenuar impactos da pandemia de Covid-19 na saúde mental de professores, funcionários, estudantes e familiares. O texto está agora em análise na Câmara dos Deputados.
O projeto será analisado pelas comissões de Educação; de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário.

Câmara

Policiais e jurídicas

PI: STF nega pedido de governador do PT para usar recursos do Fundeb no combate à Covid-19

Recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) não podem ser utilizados para ações de combate à Covid-19. Essa foi a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6490. No caso concreto em análise, o governador do Piauí, Wellington Dias (PT-PI), pediu autorização para usar, de forma excepcional, 35% do montante de uma ação vencida contra a União para correção de valores do Fundeb em gastos relacionados à pandemia. Os ministros do STF negaram o pedido por unanimidade.

Gazeta do Povo

Roubos na porta de colégios assustam pais e fazem escolas reforçar segurança em SP

A onda de roubos nas portas de escolas tem assustado famílias e feito colégios particulares reforçarem medidas de segurança em São Paulo. No dia 17 de fevereiro, o pai de dois alunos foi baleado após deixar os filhos na aula no Morumbi, na zona sul, e morreu depois de duas semanas. Moradores da região organizaram abaixo-assinado online, com quase 5 mil participantes, e fazem protesto neste domingo para cobrar soluções. Escolas de outras regiões também relatam alta da violência.

Terra

Polêmicas

Conheça a nova versão do Manual de Defesa Contra a Censura nas Escolas

Um grupo formado por mais de 80 entidades de Educação e Direitos Humanos lançou em 23 de fevereiro uma nova edição do Manual de Defesa Contra a Censura nas Escolas, que apresenta orientações jurídicas e estratégias político pedagógicas em defesa da liberdade de aprender e de ensinar, baseadas em normas nacionais e internacionais e na jurisprudência brasileira.

Educação Integral