segunda-feira, 14 de março de 2022

Notícias da Educação - 14/mar/2022

Clipping Focando Educação

Coronavírus

Máscara em escolas: Fiocruz pede cautela na flexibilização, mas propõe apoio a órgãos sanitários

Em nota técnica, grupo de trabalho de Retorno às Atividades Escolares da Fiocruz destaca que o enfrentamento da pandemia continua, porém, propõe apoio a flexibilização de protocolos de obrigatoriedade de máscaras em escolas, desde que medida seja proposta por autoridades sanitárias locais e comitês científicos. A recomendação se deu devido à redução de transmissibilidade, ao avanço da vacinação e ao reconhecimento dos prejuízos educacionais do mascaramento.

Terra

O que estava ruim ficou pior: pandemia agrava pobreza de aprendizagem

Para especialistas, crianças não aprendem o que têm direito a aprender; eles destacam a necessidade de políticas para recuperar perdas
"O que já estava ruim, ficou pior" com essa frase o secretário de Educação do estado de São Paulo, Rossieli Soares, anunciou os dados do Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). Nesse raio X do aprendizado, alguns números alarmantes: 96% dos alunos da rede estadual concluíram o ensino médio sem saber fazer equação de 1º grau.
Como destacou o Secretário, o cenário foi agravado pela pandemia, mas a diretora de Educação do Instituto Alana, Raquel Franzim avalia que "temos de assumir que já havia um problema sério de aprendizagem antes mesmo do isolamento social e começa na alfabetização."

R7

USP, Unesp e Unicamp vão cancelar matrícula de novos alunos não vacinados

As três maiores universidades públicas paulistas - Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade de Campinas (Unicamp) - estão exigindo o passaporte da vacina contra a covid-19 de toda comunidade universitária, inclusive os calouros de 2022. Juntas, elas estão recebendo mais de 20 mil alunos novos este ano. As três instituições prometem cancelar a matrícula de quem recusar a vacina sem motivo comprovado.

Terra

USP, Unesp e Unicamp mantêm máscaras mesmo em lugar aberto

Folha de São Paulo

Dentro da Escola

Como os alunos podem transformar suas experiências de aprendizagem e educação?

Para a maioria dos estudantes do ensino médio em todo o mundo, ir à escola é punitivo.
Neste artigo, a equipe da YouthxYouth – uma comunidade global de jovens ativistas e adultos dedicados à reimaginação e transformação da educação para a libertação coletiva – quer compartilhar com você 8 maneiras práticas de os alunos recuperarem e transformarem sua aprendizagem e educação.

Porvir

Tecnologia

Uma nova educação surgindo no Metaverso

Com a proposta de aproximar cada vez mais o mundo físico e digital – por meio de inúmeras tecnologias e recursos como a realidade aumentada, virtual, ambientes 3D, avatares e inteligência artificial -, o Metaverso possibilita a criação de novos espaços com experiências únicas para as pessoas, que são representadas pelos seus avatares ou hologramas, caso possua um óculos de realidade virtual.
Esse é o momento da educação se beneficiar desse movimento, que durante anos enxergava a realidade virtual como um dos grandes pilares dessa revolução. Mas e agora, em 2022, como poderíamos melhorar a educação por meio de uma experiência no Metaverso? Vamos a um exemplo prático. (...)

Metrópoles

Gestão

O apagão vergonhoso na educação brasileira

A educação no Brasil padeceu durante décadas de um problema de fundo: carência de dados essenciais para a elaboração de políticas públicas. O quadro começou a mudar na gestão de Fernando Henrique Cardoso. (...) Infelizmente, na Presidência de Jair Bolsonaro, a fórmula desandou. Sob ordens expressas do Planalto de apagar o que considera um viés excessivamente ideológico no setor e inimigo das más notícias, o atual ministro da Educação, Milton Ribeiro, e os dois que o antecederam trataram de atravancar e inibir o levantamento e a divulgação de informações vitais para a garantia de um ensino de alto nível.
Nos bastidores do MEC é dado como certo que o principal indicador da qualidade da educação no Brasil, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), não será divulgado neste ano.

Veja

Série completa: a Educação que dá certo pelo Brasil

Saiba o que está por trás dos resultados de sucesso de Teresina (PI), Coruripe (AL), Londrina (PR), São Paulo (SP) e Sobral (CE)
Não é preciso inventar a roda para avançar na qualidade da Educação Básica Pública, temos aqui, no Brasil, exemplos de sucesso de políticas educacionais que foram aperfeiçoadas ao longo do tempo. São valiosas lições para inspirar gestores e educadores a vencerem os desafios comuns às redes municipais brasileiras. Registramos o passo a passo dessas experiências bem-sucedidas e reunimos essas histórias em uma série audiovisual de quatro episódios, que você pode conferir abaixo e espelhar por aí!

Educação que dá certo

Crise faz as famílias trocarem as escolas particulares pelas públicas

(...) O caso de Yan não é isolado, as escolas privadas brasileiras perderam um milhão de estudantes nos dois primeiros anos de pandemia. O número representa uma queda de 10% de matrículas, quando comparada a 2019. Os anos iniciais do Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano) foram os mais afetados nas escolas particulares. Cerca de 265 mil estudantes não retornaram para fazer a matrícula, queda de 9% em relação a três anos atrás.

IstoÉ

Leis e políticas

'SUS da Educação' deve passar na Câmara na próxima semana após acordo com MEC

A Câmara dos Deputados deve votar na próxima semana o projeto que cria o SNE (Sistema Nacional de Educação). Considerado uma espécie de "SUS da Educação", por prever mecanismos de colaboração entre os entes da Federação, o projeto passou no Senado na última quarta-feira (9).

Yahoo

Melhorar qualidade da educação reduz até homicídios, diz estudo

Pesquisa identificou que bom ensino também está associado a maiores chances de obter emprego
Garantir a uma geração de alunos um ensino de qualidade durante toda a vida escolar aumenta não apenas as chances de que eles cheguem ao ensino superior e consigam um emprego, mas também diminui as taxas de homicídio.
Essa é a conclusão de um estudo feito pelo Insper que analisou como variações na qualidade da educação básica afetam indicadores de violência e trabalho dos municípios.

Folha de São Paulo

SC estuda incluir educação sobre violência contra mulher nos currículos escolares

O MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) propôs que o tema violência contra a mulher seja tema de ensino obrigatório no currículo escolar. A instituição se reuniu com a SED (Secretaria de Estado da Educação) na última terça-feira (8), data em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, para discutir estratégias.

nd+

Opinião

‘SUS da Educação’ traz nova esperança para resgatar ensino

Pode ter efeito revigorante o projeto aprovado por unanimidade no Senado que institui o Sistema Nacional de Educação (SNE), apelidado “SUS da Educação”. A proposta, que ainda seguirá para a Câmara, regulamenta a colaboração entre União, estados e municípios na gestão do ensino. A exemplo da Saúde, o SNE terá uma comissão tripartite, com representantes das três esferas do Executivo, que decidirá sobre avaliações, parâmetros de qualidade, compras, material didático, carreira dos professores etc.

O Globo