terça-feira, 15 de março de 2022

Notícias da Educação - 15/mar/2022

Clipping Focando Educação

Coronavírus

Escolas particulares de SP pedem que sejam priorizadas na liberação total das máscaras

Escolas particulares de São Paulo enviaram carta ao governo em que pedem que os professores e alunos sejam priorizados na liberação total das máscaras no Estado. Citando estudos científicos, o documento diz que "o uso prolongado de máscaras em escolas inviabiliza trocas importantes entre os alunos e destes com os seus professores e traz prejuízos no desenvolvimento sócio-emocional infantil".

Terra

Dentro da Escola

Conheça as principais competências do futuro para ensinar hoje

A tecnologia parece ditar a velocidade do mundo e os rumos da humanidade. Por isso, os responsáveis pelas crianças frequentemente se deparam com a pergunta: quais as competências do futuro que elas precisam desenvolver a partir de agora?

Catraca Livre

Entenda por que educação sexual é assunto fundamental para as escola

Educação sexual é um assunto fundamental para ser falado, regularmente, dentro das instituições. Seja de maneira dirigida e didática, seja de maneira transversal. A abordagem não só pode colocar fim a diversas violências sofridas por crianças e adolescentes, como pode permitir que os mesmos façam denuncias. O que parece já ser um consenso em escolas européias e anglo-saxônicas. Entende-se que este é o melhor caminho para prevenir doenças sexualmente transmissíveis, gravidez precoce, abusos e exploração, além da violência de gênero e homofobia.
No entanto, no Brasil não há ainda uma política instituída nesta direção. Em 2020, o atual Governo chegou a lançar uma campanha incentivando jovens a fazerem abstinência sexual como prevenção a gravidez precoce.

O Estado de São Paulo

Projetos

Adolescentes criam campanha antirracista na periferia de BH

Estatísticas que comprovam que o Brasil é um país preconceituoso em relação às pessoas negras têm sido frequentes pautas de discussões.
(...) Por essa realidade é que surgiu a Campanha Fala Direito, do projeto Desembola na Ideia, desenvolvido pela instituição Agência de Iniciativas Cidadãs (AIC). A campanha foi realizada por adolescentes que estavam em centros de internação do sistema socioeducativo. As ideias e conteúdos produzidos surgem das oficinas de educomunicação, nas quais os participantes conversam sobre os assuntos que envolvem os jovens negros e periféricos e refletem sobre o direito dessa população a uma vida digna e justa.

Terra

Gestão

TCE cobra ação sobre escolas inacabadas em Porto Alegre

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) cobra providências a respeito de 22 creches na Capital, entre as abandonadas e outras, que tiveram defeitos de projeto e falhas arquitetônicas. A medida se embasa em inspeção especial pedida pelo Ministério Público de Contas (MPC) em obras do programa Proinfância, que previa recursos do Ministério da Educação (MEC) e de prefeituras.

Zero Hora

Estudantes da Bahia se deparam com escolas fechadas mesmo após retorno do ensino presencial

Numa escola municipal do subúrbio de Salvador, o ano letivo ainda não começou. A escola foi fechada para uma reforma que já dura quatro meses. Enquanto isso, estudantes continuam sem aula. Na mesma região, a conclusão da reforma de outra escola está prevista para o meio do ano. Os pais questionam por que as reformas não aconteceram antes, no período em que as escolas ficaram fechadas na pandemia. Os problemas não estão restritos à capital. Na região metropolitana, quase 10 mil estudantes também ainda não voltaram às salas de aula.

R7

Alunos de letras da USP têm aula presencial adiada por falta de salas

Direção diz que problema acontece para garantir distanciamento de 1 metro entre estudantes
Estudantes do curso de letras, o maior da universidade, foram informados que as aulas continuam de forma remota, ao menos até 28 de março, por que não há salas em número suficiente para recebê-los de forma segura.

Folha de São Paulo

Inflação sobe em fevereiro; Educação, alimentação e bebidas sofreram os maiores impactos

Desde 2015 a economia brasileira não registrava índice de inflação tão alto para o mês de fevereiro. Naquele ano, a inflação registrada foi de 1,22%. Em fevereiro deste ano, o índice teve alta de 1,01%.
Os setores que mais contribuíram para a alta da inflação foram Educação, com 5,61%, e Alimentação e Bebidas, com 1,28%. Os dois grupos juntos representaram 57% do IPCA de fevereiro.

GC Mais

Profissionais da Educação

Reunião entre governo e servidores da educação em Minas Gerais termina sem acordo

A greve acontece desde o dia 9 de março. A categoria reivindica pagamento do piso salarial dos professores.
Após audiência de conciliação com o governo na sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, na manhã desta segunda-feira (14), os servidores da educação decidiram continuar em greve por tempo indeterminado.

g1

Leis e políticas

Projeto institui política de formação de professores da educação básica

O Projeto de Lei 349/22 institui a Política de Formação e Aperfeiçoamento de Professores da Educação Básica da rede pública por meio de oferta de cursos de pós-graduação nas instituições federais de ensino superior (Ifes).
Pelo texto em análise na Câmara dos Deputados, os cursos serão direcionados às áreas de Física, Química, Pedagogia, Matemática, Letras, História, Biologia, Geografia, Educação Física, Filosofia, Sociologia, Educação e Pedagogia, Música e Artes.

Câmara

Estatística, pesquisas e estudos

O que jovens pensam sobre igualdade de gênero?

O estudo “Perspectivas sobre a igualdade de gênero, o feminismo, a violência de gênero e as relações afetivo-sexuais”, realizado pela Fundação SM, por meio do Observatório da Juventude na Ibero-América, aponta que 88% dos jovens desejam uma maior presença da educação em igualdade de gênero nas escolas, o que constata o poder transformador que a juventude concede à educação. A pesquisa contou com a participação de 1.592 jovens (na Espanha, no Chile, no México e no Brasil), entre 14 e 29 anos.

Porvir

Educação: 6 em cada 10 brasileiros buscam vagas em universidades no exterior

6 em cada 10 brasileiros buscam vagas em universidades no exterior, de acordo com uma pesquisa feita pela Business Marketing Internacional. Os destinos mais procurados pelos estudantes são Estados Unidos e Canadá, pela intenção de aprender ou aprimorar o inglês.

Band

Avaliação

Candidato do Enem escolherá área de 2ª parte da prova a partir de 2024

Exame terá 1ª fase geral e 2ª por área de conhecimento, segundo parecer do CNE; haverá questões discursivas
O CNE (Conselho Nacional de Educação) aprovou nesta segunda-feira (14) parecer que define como será o novo Enem a partir de 2024, com provas diferentes por áreas de conhecimento. Também está prevista a inclusão de questões discursivas, e não só de múltipla escolha.

Folha de São Paulo

Polêmicas

Prefeito proíbe aulas de educação sexual em escolas de Sinop

O prefeito de Sinop (500 km ao norte de Cuiabá), Roberto Dorner (Republicanos), sancionou uma lei aprovada pela Câmara de Vereadores que proíbe aulas de educação sexual ou qualquer outro conteúdo ligado à sexualidade para evitar a "manifestação da ideologia de gênero".

Gazeta Digital