terça-feira, 12 de abril de 2022

Notícias da Educação - 12/abr/2022

Clipping Focando Educação

Coronavírus

Surto coletivo de alunos em escola do Recife expõe a necessidade de fortalecer suporte psicológico

A crise coletiva de ansiedade vivida por um grupo de adolescentes num colégio estadual de Recife, na última sexta-feira (08), jogou mais luz num problema que especialistas vêm alertando desde o início da pandemia de covid-19: a urgência em investir na recuperação emocional de crianças e adolescentes, tão afetados com o afastamento provocado pelo longo fechamento das unidades. A escola, como local de convivência e integração, é um dos espaços que mais pode contribuir para isso.

JC

Nos EUA, 44% dos estudantes de ensino médio relatam problemas de saúde mental

A primeira pesquisa representativa nos Estados Unidos com estudantes do ensino médio conduzida pelo CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças), órgão que no Brasil equivale à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), mostra que mais de um terço dos secundaristas relataram problemas de saúde mental durante a pandemia do COVID-19. Ao descreverem os sintomas, 44% dos estudantes responderam que se sentiam persistentemente tristes ou sem esperança no ano passado.

Porvir

Educação anuncia calendário de aulas 100% presenciais para escolas da Rede Estadual de Ensino da Paraíba

A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEECT-PB) divulgou, nesta segunda-feira (11), o calendário de retorno 100% presencial para as escolas da Rede Estadual de Ensino. As aulas devem retornar na próxima semana, a partir do dia 18 de abril, para todas as modalidades de ensino. O calendário atende a definição do Decreto N° 42.388 divulgado na última sexta-feira (8).

R7

Dentro da Escola

3 pilares para a formação continuada no pós-pandemia

Quando se está em sala de aula, muitas coisas estão acontecendo ao mesmo tempo. Além da atenção dirigida aos estudantes, é preciso organizar o pensamento para o que está sendo dito, observar a forma como o conteúdo está sendo apresentado e levar em conta o contexto.
E é aqui que entra a formação continuada: quando educadores entendem o que não conhecem e vão em busca desse conhecimento, explica Bárbara. A coordenadora comenta que é por meio das formações continuadas que os educadores vão poder refletir sobre as metodologias utilizadas, pensar os conteúdos e entender os objetivos deles.

Uol

Dicas

Modelo lúdico e descentralizado de educação climática ganha força no Brasil

Devido à complexidade do tema, inúmeras dúvidas têm surgido nesse contexto. Qual a ordem dos fatores e quantos mais existem? Como é possível resolver este problema? Por que a urgência?
Estas são algumas das dúvidas que a oficina Mural do Clima tem buscado sanar. Através de um jogo de 42 cartas, no qual cada carta representa um fator das mudanças climáticas, os participantes da oficina são orientados a descobrir a relação correta entre causas e consequências.

Uol

Profissionais da Educação

Ministério Público aciona Justiça contra falta de professores da educação especial em Vitória

O problema, segundo o MPES, afeta alunos de escolas de educação infantil e de ensino fundamental da prefeitura, em diversas regiões do município
O Ministério Público do Espírito Santo (MPES) ingressou, nesta segunda-feira (11), com uma ação civil pública contra a Prefeitura de Vitória, exigindo que a administração municipal adote medidas para solucionar o problema de falta de professores e demais profissionais de educação especial do município.

Folha Vitória

Comissão aprova parecer contrário a vetos de Zema a emendas que aumentam salário da educação, segurança e saúde

A comissão especial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou parecer do relator, o deputado Sávio Souza Cruz (MDB), que pede a derrubada dos vetos do governador Romeu Zema (Novo) sobre as emendas que reajustam os salários da segurança pública, da educação e da saúde.

g1

Após nova assembleia, trabalhadores da Educação continuam em greve em Rio Branco

Após uma nova assembleia, nesta segunda-feira (11), os servidores da Educação municipal decidiram continuar em greve em Rio Branco. Eles se reuniram em frente à prefeitura para tentar um acordo com a gestão.

g1

Leis e políticas

Câmara aprova PEC que flexibiliza gastos na educação em 2020 e 2021

A Câmara dos Deputados aprovou hoje (11) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 13/2021. A proposta impede a punição a gestores municipais que não aplicaram os percentuais mínimos de gastos com educação em 2020 e 2021 devido à pandemia de covid-19. A proposta já havia passado pelo Senado e agora segue para promulgação.

Dinheiro Rural

Bolsistas de federais de ensino poderão contribuir para a Previdência

Aguarda votação em Plenário o projeto de lei que prevê contribuição previdenciária de estudantes bolsistas das entidades federais de ensino. A ideia é permitir que eles recolham um percentual de 2% dos valores auferidos como bolsas ou outros estímulos para a Previdência Social, a exemplo do que é oferecido aos microempreendedores individuais e mulheres de baixa renda dedicadas ao trabalho no lar.

Senado

Policiais e jurídicas

AGU pede que TSE arquive pedido para investigar Bolsonaro por favorecimento de pastores no MEC

A Advocacia-Geral da União (AGU) defendeu que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) arquive um pedido para que seja investigada a conduta do presidente Jair Bolsonaro e do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro pelo suposto favorecimento a pastores na distribuição de verbas públicas da pasta.
A AGU afirma que houve apenas uma “menção indevida” ao presidente durante a crise e que não há elementos que justifiquem a abertura de qualquer apuração pela Justiça Eleitoral.

g1

Oposição mira PSD, PSDB e MDB para tentar tirar da gaveta CPI do MEC

Uol

Avaliação

Enem 2021: 22 estudantes tiraram nota máxima na redação

Em todo o país, 22 estudantes tiraram a nota máxima, ou seja, nota mil, na redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2021, de acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). As correções detalhadas dos textos estão disponíveis desde domingo (10), na Página do Participante.

R7

Ensino Superior

Apenas 12,7% dos estudantes renegociaram dívidas com o Fies

Mais de 127 mil dos cerca de 1 milhão de estudantes com contratos inadimplentes junto ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) já acessaram a renegociação do débito, aberta pelo governo federal em 7 de março, o que corresponde a 12,7% do total. Cerca de R$ 105 milhões em valores atrasados foram pagos aos agentes financeiros do Fies (Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil) nos primeiros dias do pagamento das dívidas. Os dados referem-se a 30 de março.

Correio Braziliense

Negócios

Fundadores da Ânima apostam no ensino básico e já são os maiores acionistas da Bahema Educação

Depois de fazerem fortuna consolidando universidades, nove co-fundadores da Ânima Educação, hoje um dos maiores grupos de ensino superior do país, avaliado em R$ 2,8 bilhões na B3, estão apostando no ensino básico.
Eles acabam de se tornar, na pessoa física, e como os maiores cotistas do Fundo JV Educação, com 31,5% de participação, os maiores acionistas da Bahema Educação — empresa dona de escolas de elite como a Escola Parque, no Rio, a Escola da Vila, em São Paulo, e a Balão Vermelho, em Belo Horizonte.

O Globo