quarta-feira, 13 de abril de 2022

Notícias da Educação - 13/abr/2022

Clipping Focando Educação

Dicas

Projeto oferece formação de 40 horas em STEAM para professores da rede pública e privada

Saiba como participar do processo seletivo para a iniciativa da Fundação ArcelorMittal e da Tríade Educacional
O ano letivo de 2022 coloca educadores e escolas diante de uma série de questões que nunca tinham presenciado antes, entre elas novas e diversificadas maneiras para resgatar o interesse dos estudantes. Parte dessa tarefa passa pelo uso de abordagens que integrem saberes como é o caso do STEAM (sigla em inglês para ciências, tecnologia, engenharia, arte e matemática).

Porvir

Projetos

Confira 10 startups que prometem revolucionar a educação

Professor de realidade virtual, aplicativos que promovem inclusão e ensino imersivo são algumas das tendências abordadas na Bett Show 2022, realizada durante o mês de março, em Londres. Os vencedores do Global EdTech Startups Awards, (GESAwards), maior competição e comunidade de edtech do mundo, foram apresentados na feira e indicam para os principais caminhos que a educação deve percorrer a partir de agora.

Escolas Exponenciais

Gestão

Governo anuncia instalação de 12 mil pontos de internet em escolas públicas

Cobertura deve ser concluída em quatro meses, restando outras 2,5 mil escolas a receberem o serviço
12 mil novos pontos de internet vão ser instalados em escolas da rede pública do país, dentro do Programa WiFi Brasil, coordenado pelo Ministério das Comunicações. A ação foi anunciada nesta terça-feira (12), durante cerimônia no Palácio do Planalto para anunciar a meta, com a presença do presidente Jair Bolsonaro.

Correio Braziliense

Profissionais da Educação

Servidores da educação de Minas Gerais suspendem greve após mais de 30 dias parados

A decisão foi tomada durante assembleia da categoria, em Belo Horizonte, após o plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) derrubar o veto do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), às emendas que preveem reajustes salariais maiores para servidores da segurança, da educação e da saúde.

g1

Câmara do Rio aprova aumento no piso salarial para profissionais da educação infantil

A Câmara dos Vereadores do Rio aprovou em segunda discussão, nesta terça-feira, o reajuste do piso salarial do Professor Adjunto de Educação Infantil (PAEI) com regime de 40 horas, que vai passar a receber o mínimo nacional, de R$ 3.845,63. O texto, aprovado em primeira discussão na última semana, vai agora para a sanção do prefeito Eduardo Paes.

Extra

Leis e políticas

Câmara aprova MP que amplia acesso ao Prouni para alunos de escolas particulares sem bolsa

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (12) a medida provisória que autoriza alunos que cursaram o ensino médio em colégios particulares sem bolsa de estudos a acessarem o Programa Universidade para Todos (Prouni). Os critérios de renda, porém, estão mantidos para todos.

g1

STF reconhece lei de SP que concede meia-entrada para professores

O STF validou a constitucionalidade de uma lei do estado de São Paulo que estabelece meia-entrada em eventos culturais e de lazer para professores do ensino básico de ensino da rede pública. A decisão foi tomada de forma unânime.

Uol

Policiais e jurídicas

Frente da Educação não descarta possibilidade de CPMI do MEC

Diante das dificuldades para aprovar o requerimento de abertura de CPI no Senado para investigar as denúncias de corrupção dentro do Ministério da Educação (MEC) durante a gestão do ex-ministro Milton Ribeiro, a Frente Parlamentar pela Educação cogita a possibilidade de retomar os esforços pela abertura da CPMI (CPI mista) semelhante, desta vez direcionando os esforços para a articulação na Câmara dos Deputados.

Congresso em Foco

Criação de CPI do MEC opõe senadores na Comissão de Educação

Senado

Pacheco descarta CPI e pede investigação por órgãos de controle

Gazeta do Povo

Chefe do FNDE diz que pastor fez insinuações: 'Me ajuda que eu te ajudo'

Uol

Comissão do Senado quer ouvir diretores do FNDE sobre suspeita envolvendo liberação de verbas

g1

Comissão aprova mais oito depoimentos sobre denúncias de corrupção no MEC

Veja

MEC: Senado vai questionar diretores do FNDE sobre compra de carros de luxo

Uol

Orçamento secreto foi usado para turbinar esquema de 'escolas fake'

Uol

PF pede ao Supremo para unificar inquéritos que apuram supostos desvios no MEC

g1

Governo faz tudo para abafar escândalo no Ministério da Educação

Metrópoles

Avaliação

Novo Enem: o que muda na prova a partir de 2024?

O Enem passará por mudanças para adequar-se ao Novo Ensino Médio, modelo que começa a ser aplicado este ano em todo o país.
As questões serão interdisciplinares, ou seja, abordarão mais de uma área de conhecimento. O foco será em português e matemática. A prova de inglês também será integrada às demais áreas. “Pode ter uma questão de história com o texto escrito em língua inglesa para o estudante avaliar”, exemplifica Rabelo.
A segunda etapa do exame será voltada para a formação específica que os estudantes receberão no ensino médio.

Desafions da Educação

Ensino Superior

Faculdades vão ao MEC pedir credenciamento para oferecer curso superior a distância

Depois da experiência do ensino a distância na pandemia, o mercado de ensino superior busca credenciamento no MEC para permanecer no modelo e expandi-lo. O Insper é um dos que acaba de receber aval do ministério para a oferta de cursos superiores na modalidade a distância.

Folha de São Paulo