quinta-feira, 14 de abril de 2022

Notícias da Educação - 14/abr/2022

Clipping Focando Educação

Nossa palavra

Hoje tem programa do Focando Educação

A Rádio Web Manawa nos convidou e aceitamos de pronto! Toda 5ª-feira, das 18h às 19h, estamos no ar!
Você pode ouvir pelo aplicativo da rádio ou ver pelo Youtube e Facebook. Acompanhe!

Focando Educação

Dentro da Escola

Alunos do Recife vão fazer mais provas durante o ano para medir aprendizado. Veja como vai funcionar

Alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental das escolas municipais do Recife terão o aprendizado mensurado, por meio de uma avaliação externa, a cada bimestre letivo. Será o Sistema de Avaliação da Educação Básica do Recife (Saere), que começa a ser implementado na rede municipal da capital pernambucana ainda neste mês de abril.

JC

Dicas

Desenho animado e com música narra descobertas científicas sobre anfíbios de forma divertida

(...) Raoni se tornou não apenas músico, como desenhista e cientista. Pouco antes da pandemia, desafiado por um grupo de alunos da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), onde fazia uma palestra, resolveu mostrar que era capaz de divulgar as pesquisas que realizava sobre história natural de anfíbios para um grupo mais amplo do que o de pesquisadores da área.
O resultado é o canal Papo de Sapo no YouTube, em que Rebouças e um grupo cada vez maior de colaboradores, até mesmo de fora do Brasil, fazem clipes de animação com conteúdo científico divertido.

Fapesp

Projetos

Professor cria projeto de Libras para a educação infantil no interior da Bahia

Um projeto no interior da Bahia está levando o ensino da língua brasileira de sinais (Libras) a estudantes surdos e não surdos, buscando a integração da comunidade escolar. A iniciativa voluntária do pedagogo Danilo Dias dos Santos, de 26 anos, na cidade de Abaré, a 554 quilômetros de Salvador, começou com um apoio pontual, mas já chegou a jovens de 200 famílias da região.

Terra

Resgate de canções infantis e instrumentos em sucata valorizam aulas de musicalização

Aplicado de maneira remota e presencial com crianças de 3 a 5 anos em Joinville (SC), projeto estimula aprendizado musical em família
Os sons e os silêncios são portadores de informações e significados. O mundo vibra em diferentes frequências, amplitudes, durações, timbres e densidades. Perceber, produzir e se relacionar por meio de sons faz parte da história de vida do ser humano.

Porvir

Profissionais da Educação

MEC lança plataforma virtual para formação de professores

O Ministério da Educação (MEC) lançou hoje (13) a plataforma PlaforEDU, um ambiente virtual de aprendizado para formação continuada da docentes da rede federal de ensino de educação básica, técnica e tecnológica.

EBC

Policiais e jurídicas

MEC vive 6 escândalos simultâneos no governo Bolsonaro; confira

Sem vínculos com o setor de ensino e sem possuir cargo público, um grupo de religiosos comandava a agenda do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro. O chamado “gabinete paralelo de pastores” foi o primeiro de uma série de escândalos revelados pelo Estadão que atingiram o Ministério da Educação neste ano. As denúncias envolvem, ainda, pagamentos de propina, preços inflados em pregão e até a construção de “escolas fake”.

MSN

GSI cita sigilo e nega acesso a dados de reuniões de Bolsonaro e pastores

Uol

Presidência impõe sigilo sobre encontros com 'pastores do MEC', e Bolsonaro ironiza

MSN

Sem CPI, Comissão do Senado quer ouvir envolvidos em denúncias no MEC

Uol

PF começa a fechar o cerco aos pastores do MEC

MSN

Estatística, pesquisas e estudos

Trabalho infantil no Brasil pode ser 7 vezes maior do que apontam pesquisas

Estudo a partir de dados do Banco Mundial estima que 5,7 milhões de crianças de 7 a 14 anos estão nessa situação
O número de brasileiros de 7 a 14 anos exercendo algum tipo de trabalho infantil pode ser cerca de sete vezes maior do que apontam as estatísticas oficiais, de acordo com um estudo inédito, que mediu a subnotificação do trabalho na infância —problema que compromete tanto a fiscalização quanto a formulação de políticas públicas.

Folha de São Paulo

Avaliação

Falhas no Enem: exame ficou pelo menos três anos sem mapeamento de problemas, aponta documento

Documentos internos do governo mostram falhas no processo de gestão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Pelo menos até maio de 2021 não havia "registro sistemático" dos problemas ocorridos nas etapas de pré-aplicação e pós -aplicação do teste que é a principal porta de entrada para o ensino superior no país. O GLOBO questionou o Inep se o problema foi solucionado e se há monitoramento em todas as etapas do exame, mas o instituto não respondeu.

O Globo

Enem: Parecer libera repetir questões, mas pede que Inep explique critérios

Parecer técnico produzido pela Procuradoria Federal junto ao Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) liberou a repetição de questões de edições anteriores no Enem 2022, mas pediu ao órgão que 'reavaliasse' a proposta ou explicasse os critérios usados para a escolha das perguntas.

Uol

Eventos

Diretores devem buscar equilíbrio entre gestão acadêmica e gestão do negócio

Buscar o equilíbrio entre gestão acadêmica e a gestão do negócio é um dos desafios dos diretores de instituições de ensino. Essa é uma das recomendações do CO-CEO da Exame, Pedro Valente. Durante o Conecta Escolas Exponenciais, o profissional palestrou sobre os principais 5 hacks de gestão para mudar a mentalidade das escolas.

Escolas Exponenciais

Influencer brasileira bomba na web com dicas para quem quer fazer faculdade no exterior

Maria Alves, 21 anos, é natural de Vitória, no Espírito Santo, decidiu estudar saúde pública na Universidade de Maastricht, na Holanda, onde também desenvolve pesquisas científicas. Além da carreira acadêmica, ela é influenciadora digital e possui um perfil com mais de 80 mil seguidores chamado Motivatudy, no Instagram.

R7