terça-feira, 26 de abril de 2022

Notícias da Educação - 26/abr/2022

Clipping Focando Educação

Dentro da Escola

Metodologias ativas: como desenvolver sua equipe pedagógica

Conforme os tempos mudam, os educadores também precisam se adaptar para acompanhar os estudantes. Métodos que já foram considerados suficientes, hoje não são mais. Justamente por isso, as metodologias ativas de aprendizagem tem ganho espaço e a atenção das equipes pedagógicas.
(...) Para Moran, é interessante desenvolver um “ecossistema” onde a metodologia ativa de aprendizagem faça parte da própria concepção da escola. Ou seja, apenas ensinar algumas metodologias ativas aos professores no começo do semestre não é suficiente – a escola deve manter uma cultura, continuamente, de apoio aos funcionários nesse sentido, nunca os deixando sozinhos.

Escolas Exponenciais

Soluções para os principais desafios do Novo Ensino Médio

O Novo Ensino Médio começou a ser oficialmente implementado nas escolas públicas e particulares de todo o país neste ano. Depois de tantos anos seguindo a mesma fórmula para essa etapa, não faltam desafios para colocar em prática um novo modelo de educação para os estudantes. Apesar da mudança ser desafiadora, há soluções que podem ajudar na transição.

Escolas Exponenciais

Tecnologia

Você sabia que existem “influencers digitais” da educação?

Conhecidos também como “studygrammers”, esses jovens são os influencers digitais da educação. Eles compartilham em suas redes sociais rotinas de estudos, diversas dicas e métodos para aprender.
Essa prática de compartilhar dicas e métodos de estudos é chamada de “studygram”, que é a combinação entre as palavras “estudo (study)” e Instagram.

Maringá Post

Gestão

Com orçamento milionário, Brasil tem 128 escolas cívico-militares

Programa, defendido pelo presidente Jair Bolsonaro, tem objetivo de alcançar 216 colégios nesta modalidade no país até 2023
(...) De acordo com o Ministério da Educação, existem aproximadamente 80.692 estudantes lotados nas escolas cívico-militares. Segundo a pasta, foram empenhados R$ 14 milhões em 2020 e R$ 46 milhões em 2021, o que representa um aumento de 309% no orçamento disponível para a área. Os empenhos são referentes aos valores que o órgão reservou para efetuar o pagamento planejado.

R7

Educadores afirmam que qualidade no ensino deve ser "obsessão" e pedem mais investimentos no setor

Em sessão solene realizada na Câmara dos Deputados nesta segunda-feira (25), o deputado Professor Israel Batista (PSB-DF), coordenador da Frente Parlamentar Mista da Educação no Congresso Nacional, disse que a educação de qualidade precisa ser uma obsessão de todo o País. O discurso aconteceu durante homenagem ao Dia Nacional da Educação, celebrado em 28 de abril.

Câmara

Alunos se recusam a assistir a aulas pela TV em escolas estaduais do Paraná

Em protesto contra um novo modelo de ensino online, alunos de escolas estaduais do Paraná têm deixado as salas e feito atos na rua em recusa a assistir a aulas pela televisão.
O governo Ratinho Júnior (PSD) contratou neste ano uma faculdade particular para dar aulas a distância aos alunos do ensino médio nas disciplinas que compõem o que chamam de itinerário profissionalizante.

Folha de São Paulo

Profissionais da Educação

Trabalhadores em Educação de MG decidem adiar início da reposição de aulas

(...) “Zema foi ao Supremo Tribunal Federal (STF) para propor uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra a legislação que garante reajuste de 33,24% para a Educação. Não satisfeito em se opor ao direito de reajuste da categoria, ele ingressou com outra ação, esta no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG), para tentar extinguir a política de pagamento do Piso em Minas Gerais”, apontou a entidade.
Dessa forma, o Sind-UTE/MG informou a deliberação da Assembleia Geral Extraordinária de filiados, indicando que a categoria não iniciará a reposição a partir do dia 30 de abril, conforme havia proposto a SEE/MG.

Fórum

Inclusão

Como alcançar o máximo potencial da educação em um mundo desigual?

Em artigo, Vishal Talreja, co-fundador da Dream a Dream, sugere como reprojetar a educação com base no papel central nos Projetos de Vida e nas habilidades socioemocionais
(...)Enquanto a educação for guiada por exames, rankings e for medida pelo sucesso individual, ela servirá apenas para 10 ou 15% das pessoas mais privilegiadas do planeta. Para garantir equidade e dignidade educacional para todas as crianças, precisamos reinventar os propósitos da educação e redefinir o que significa ter sucesso no século 21. Em um mundo de constantes transformações, com muitas peculiaridades, definições fechadas de sucesso que são baseadas em cargos, salários e status sociais são ultrapassadas.

Porvir

Policiais e jurídicas

Ministro do TCU suspende compra de kits de robótica pelo FNDE

Após considerar graves as irregularidades denunciadas na compra de kits de robótica com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Walton Alencar Rodrigues decidiu, nesta segunda-feira (25), suspender liminarmente a celebração dos Termos de Compromisso. Alencar, que é relator do caso, também determinou a suspensão de repasses de recursos para a mesma finalidade.

EBC

Estatística, pesquisas e estudos

Pesquisa revela quem são os estudantes e os professores da rede pública

Quarenta e seis por cento dos estudantes da rede pública, tanto do 5º como do 9º ano, e também do 3º ano do ensino médio, se autodeclaram pardos. Dezessete por cento dos alunos do 5º ano dizem dedicar mais de duas horas por dia com estudos fora da sala de aula. Nove por cento dos estudantes do 3º ano do ensino médio não sabem o que farão após concluírem a educação básica. Esses são apenas alguns dos dados colhidos pelo Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) em 2019.

Porvir

Eventos

Evento on-line abordará gestão de crises em ambientes escolares

Crises de ansiedade entre alunos e casos de violência escolar tomaram conta dos noticiários nas últimas semanas. Com a volta às aulas presenciais neste ano, as instituições de ensino passaram a notar diversos estudantes com a saúde mental prejudicada e, ainda, estão enfrentando inúmeras situações de agressões dentro do ambiente de ensino.
Foi pensando em auxiliar professores e diretores de escolas a lidarem com esse cenário tão desafiador, que a CoSafe Latam, uma startup de tecnologia para o segmento de segurança, realiza nesta terça-feira (26), às 19h30, o evento on-line “Gestão de Crises nos Ambientes Educacionais”. A live será transmitida pelo YouTube.

Escolas Exponenciais