quarta-feira, 27 de abril de 2022

Notícias da Educação - 27/abr/2022

Clipping Focando Educação

Coronavírus

Covid-19: Justiça restabelece obrigatoriedade do comprovante de vacinação na UFU para volta às aulas presenciais

A decisão do desembargador Jamil Rosa de Jesus Oliveira, do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, suspende uma medida anterior proferida pela 3ª Vara da Subseção Judiciária de Uberlândia devido a uma Ação Civil Pública (ACP) que contestava a obrigatoriedade de apresentar o cartão de vacinação.

g1

Dentro da Escola

‘Crianças estão voltando para uma escola despreparada para recebê-las’

Pediatra e professor Daniel Becker avalia o atual cenário de dificuldades para estudantes e professores diante de sobrecarga de conteúdo e inúmeras exigências
Depois de dois anos longe dos pátios da escola e do convívio com colegas de classe, a volta ao presencial deveria representar um novo começo e, de certa forma, ser um momento muito esperado por jovens e adolescentes. No entanto, apesar de muitos terem se animado com a ideia de regressar à escola , há outros fenômenos acontecendo no contexto escolar: agressividade, ansiedade e depressão.

Porvir

Como mostrar para os alunos que empreender não é só abrir empresa

(...) Como no caso dos alunos de Nathan, empreender nem sempre significa abrir uma empresa ou revolucionar processos. “Uma das maneiras de ganhar dinheiro é o empreendedorismo, então, a temática faz parte da Educação Financeira. Mas não é só isso: empreender precisa ser lecionado como função social, pois pode ser uma forma de ajudar a comunidade. Essa é uma grande responsabilidade”, afirma Fabio Menezes, professor de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental na Prefeitura de Duque de Caxias (RJ) e professor da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Nova Escola

Como trabalhar o letramento na Educação Infantil?

Entenda a importância e os limites dessas práticas, que devem ser trabalhadas de forma lúdica e com intencionalidade pedagógica, e confira exemplos de propostas alinhadas à BNCC
Um ponto que costuma gerar questionamentos é: como se situam os professores da etapa anterior, no caso, a Educação Infantil, em meio a esses processos envolvendo leitura e escrita? “Antes de entrarmos nesse assunto, é importante compreendermos no que consiste a aprendizagem inicial da língua escrita”, diz Tatiana Arruda, doutora em Educação e formadora de profissionais da Educação Infantil na Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Nova Escola

Tecnologia

Educação abraça o Metaverso, mas não quem mais necessita dele

Tecnologia existe no Brasil, mas está implantada em bolhas.
Discutir o impacto de mecanismos de realidade virtual na educação brasileira se tornou pauta comum entre profissionais e entusiastas da área e, recentemente, fui convidado a refletir sobre seus benefícios. A aplicação real dessas ações também levanta questionamento, devido a eterna desconfiança sobre o que funciona ou não no Brasil. A resposta é que há, sim, a presença do chamado Metaverso em diversos modelos de educação e capacitação profissional.

Terra

Gestão

Todos Pela Educação articula frente ampla com diversas correntes políticas

O Movimento Todos Pela Educação lançou nesta terça-feira a iniciativa Educação Já 2022, que reúne propostas para a área depois da pandemia de Covid-19, que afetou profundamente os sistemas de ensino em todo país.
As propostas articuladas com diversos especialistas, entidades do terceiro setor e conselhos de secretários foram reunidas em três grandes eixos e incluem financiamento , alfabetização, valorização dos professores e gestão, entre outras.

Veja

Leis e políticas

Sistema Nacional de Educação deve ser aprovado, garante relator

O deputado Idilvan Alencar (PDT-CE), acredita que a Câmara deve aprovar o Projeto de Lei do Sistema Nacional de Educação nesta quarta-feira, 27. Idilvan é relator do PL que cria um sistema universal, baseado no Sistema Único de Saúde, para que as esferas municipais, estaduais e federal se articulem entre si.

Veja

Senado aprova MP que amplia acesso ao Prouni para alunos de escolas particulares sem bolsa

Antes, apenas os estudantes de instituições privadas com bolsa integral teriam direito a participar do Prouni. A MP já está em vigor desde dezembro, assim que foi publicada. Todavia, esta ampliação do público do programa só valerá a partir de julho. Para virar lei em definitivo, o texto precisa ser aprovado pelo Congresso até 16 de maio.

g1

Frente da Educação monta estratégia para adiar revisão da Lei de Cotas

Relatório final pedirá adiamento da revisão da Lei de Cotas, mas não deve endossar a proposta do PT para postergar o debate por 50 anos
Deputados da Frente da Educação admitem que ainda não mapearam quantos parlamentares seriam favoráveis ao adiamento na Câmara. Há o receio de que a base bolsonarista explore o tema para angariar votos no ano eleitoral. Aprovada em 2012, a Lei de Cotas previa a revisão dos termos após dez anos. O adiamento do prazo só pode ser feito com a aprovação de um projeto de lei.

Metrópoles

Educação Fiscal é incluída nos componentes curriculares de MS

A nova lei foi proposta pelo deputado Amarildo Cruz (PT), que incluiu, a partir de agora, a Educação Fiscal na Lei Estadual 5.360/2019, que já havia incluído o tema Educação Financeira nos componentes curriculares das escolas estaduais.

A Crítica

Ação nas escolas de SP incentiva estudantes a tirar o título de eleitor

A Seduc-SP (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo) e o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo lançaram nesta terça-feira (26) uma ação de mobilização nas escolas para que jovens de 16 e 17 anos tirem o título de eleitor. Os adolescentes nessa idade não são obrigados a votar.

R7

Policiais e jurídicas

Senado: Comissão de Educação quer ouvir Weintraub sobre esquema no MEC

Ex-ministro da Educação afirmou que o presidente Jair Bolsonaro teria ordenado entregar o FNDE para o Centrão
A Comissão de Educação do Senado Federal, que se reúne nesta quarta-feira (27/4), quer ouvir o ex-ministro da Educação Abraham Weintraub e pedir informações à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal (MPF) sobre as supostos benefício a pastores na liberação de verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), ligado ao Ministério da Educação.

Metrópoles

Pastores lobistas foram 127 vezes ao MEC e ao FNDE durante o governo Bolsonaro

Carta Capital

Senado ouve prefeito que financiou bíblias com foto de Milton Ribeiro

Carta Capital

Educação é um dos três setores mais visados por cibercriminosos

Além da saúde e do varejo eletrônico, estudo da Apura Cyber Intelligence apontou que a educação também foi alvo de ataques terroristas virtuais no período da pandemia. Normalmente, os principais objetivos dos terroristas são raptar dados, através de ransomwares, que são vírus que “sequestram” dados de servidores e, depois, os criminosos pedem um “resgate”, geralmente caríssimo, por eles ou buscar entrar nos sistemas para realizar fraudes econômicas, através de boletos falsos ou pedidos de colaborações para projetos inexistentes.

Monitor Mercantil

Estatística, pesquisas e estudos

Estudantes pretendem continuar os estudos quando concluírem a educação básica, mostra pesquisa

Cerca de 77% dos estudantes do 3º ano do ensino médio da rede pública de ensino planejam continuar estudando e trabalhando após concluírem essa etapa de ensino, já 9% dos estudantes do mesmo período escolar não sabem o que farão após concluírem a educação básica. Os dados são alguns dos resultados apurados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Jornal VS

Em dois anos, matrículas na rede particular de educação básica caem 12% no Paraná

As escolas particulares de educação básica do Paraná registraram uma verdadeira evasão de matrículas nos últimos dois anos, numa situação que obrigou muitas instituições de ensino pelo estado a fechar as portas em meio à pandemia do novo coronavírus.
Segundo dados levantados pelo Bem Paraná com base no Censo Escolar, divulgado recentemente pelo Ministério da Educação, entre o final de 2019 e o final de 2021 o total de matrículas nas instituições de ensino privadas teve queda superior a 12% no estado. Isso significa a perda de mais de 50 mil matrículas da educação infantil ao ensino médio, estando inclusos, também, a educação profissional técnica de nível médio, a Formação Inicial Continuada (FIC) e a Educação Especial no levantamento.

Bem Paraná

Eventos

MEC lança Canal Educação e Canal Libras

O Canal Educação, que está no ao ar a partir de hoje, 26 de abril, contará com uma programação educacional que abordará temas que vão desde a educação infantil até o ensino superior. O conteúdo será exibido no espectro da multiprogramação da TV Brasil, em canal aberto da televisão brasileira, e tem como objetivo expandir a educação e elevar a qualidade e a taxa de alfabetização nacional.

MEC

Política partidária

Em evento, presidenciáveis se comprometem com agenda da educação

Em evento nesta terça-feira (26), cinco dos seis presidenciáveis que apresentam maior intenção de votos nas pesquisas eleitorais se comprometeram com ações para recuperar a educação do país. Apenas o presidente Jair Bolsonaro (PL) não se manifestou.

Folha de São Paulo