Coronavírus
MPT arquiva ação contra “selo” da UnB para identificar vacinados
O Ministério Público do Trabalho no Distrito Federal e no Tocantins arquivou uma ação que questionava a adoção de um “selo” de identificação para estudantes e servidores imunizados contra a Covid-19 por parte da Universidade de Brasília (UnB). A ação foi protocolada pela Associação Ministério Público Pró-Sociedade. A decisão ainda será revisada pela Câmara de Coordenação e Revisão (CCR) do próprio MPT, que poderá se manifestar pela manutenção do arquivamento ou então determinar que os procuradores deem prosseguimento à ação.
Gazeta do PovoDentro da Escola
Novo recurso analisa fluidez de leitura de estudantes da alfabetização
(...) Um exemplo de uso da tecnologia como suporte à alfabetização é a chamada “Progresso da Leitura“, um recurso incluído no Microsoft Teams que permite aos professores e professoras a criação de tarefas de leitura em que se consiga observar o quanto o aluno tem fluência, dificuldades com vocábulos e porcentagem de acertos de palavras.
PorvirDicas
20 livros e atividades para falar sobre guerras com crianças e jovens
(...) Para complementar o material especial sobre guerras, convidamos as especialistas em literatura infantojuvenil Juliana Pádua S. Medeiros e Maria Laura P. Spengler para criarem, com exclusividade, uma seleção de livros e de atividades pedagógicas para serem levadas às escolas. “Ao considerar os alunos como sujeitos de direitos, os professores devem garantir condições para que essas crianças e esses jovens sejam ouvidos em suas angústias e em seus medos sobre o mundo em que vivem, expondo de maneira sensível e crítica o que pensam”, afirma Juliana, que também é consultora pedagógica e formadora de professores.
PorvirGestão
Especialistas propõem adoção de política para superar evasão escolar
Implantar uma política educacional intersetorial emergencial, que busque se aproximar cada vez mais das demandas específicas de cada localidade, foi uma das estratégias defendidas por especialistas para reduzir a evasão escolar, agravada pela crise sanitária de covid-19. A audiência pública foi promovida, nesta segunda-feira (9), pela Subcomissão Temporária para Acompanhamento da Educação na Pandemia que vem debatendo a elaboração de um relatório com recomendações para ajudar escolas e instituições a garantir o retorno e a permanência de crianças, adolescentes e jovens na comunidade escolar.
CâmaraMEC disponibiliza ferramenta de diagnóstico escolar para apoiar gestão e planejamento
O diagnóstico do PDDE Interativo é uma ferramenta desenvolvida pelo Ministério da Educação para auxiliar a gestão no planejamento escolar. O instrumento foi desenvolvido desde o programa PDE Escola, mas, desde 2016, não era disponibilizado para escolas. Ele é uma oportunidade para a instituição organizar suas necessidades e, assim, delinear planejamentos mais assertivos e consistentes com as respectivas realidades.
MECInclusão
3 fatos sobre as cotas que vão além da entrada na universidade
Se você pensa que os benefícios das cotas acabam quando um afrodescendente, um indígena ou uma pessoa com baixa renda entra em uma universidade, engana-se. Essa medida afirmativa rende muito mais do que isso! Quer ver? Então, dá uma olhada nesses três fatos que separamos.
CaprichoLeis e políticas
Projeto reserva recursos do salário-educação para premiar professor pelo desempenho de alunos
Texto prevê, também com parte dos recursos do salário-educação, o financiamento da formação continuada dos professores
O Projeto de Lei 937/22 destina parte do salário-educação para o pagamento de premiação pecuniária a professores com desempenho destacado em razão do rendimento obtido pelos alunos. O texto em análise na Câmara dos Deputados insere dispositivos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).
Estatística, pesquisas e estudos
Pesquisa destaca temas mais urgentes para universitários no pós-pandemia
Em todo o mundo, 7 em cada 10 estudantes do ensino superior estão preocupados com as mudanças climáticas. Quase um terço desse total (32%) reduziram o consumo de carne nos últimos cinco anos, devido às questões ambientais. E, para 29% dos entrevistados, as transformações do clima podem refletir na decisão de ter ou não filhos. Esses são alguns dos resultados da pesquisa internacional realizada pela Chegg.org, organização sem fins lucrativos, uma das responsáveis pela realização do Global Student Prize.
PorvirTécnico e Profissionalizante / Executiva
Ensino técnico pode dar mais chance de emprego a jovens
Um jovem formado em um bom curso técnico tem melhor inserção no mercado de trabalho e maior chance de crescer na carreira do que quem cursa apenas o ensino médio ou mesmo quem conclui um curso superior. O problema é que poucos sabem disso e o ensino técnico permanece sendo encarado como inferior, uma alternativa restrita a quem não consegue entrar para uma universidade. É o “patinho feio” da educação brasileira, atraindo menos de 10% dos jovens matriculados no ensino médio. Deixar de lado os preconceitos com esse tipo de formação, alertam especialistas, é um desafio que, se vencido, vai ajudar muitos jovens a encontrar lugar no mundo do trabalho.
Gazeta do PovoEscola técnica transforma destinos, como o meu
Folha de São PauloO inglês chegou ao chão de fábrica
Segundo as estimativas do Mapa do Trabalho da Indústria elaborado pelo SENAI, mais de 10 milhões de trabalhadores do meio industrial precisarão de requalificação até 2025. O dado reforça como este ambiente operacional tenderá a mudar significativamente, demandando um novo perfil dos profissionais que trabalham no chão de fábrica.
(...) “A operação de máquinas, a implementação de sistemas e as novas tecnologias estão codificadas em inglês. A Indústria 4.0 vem chegando à América Latina e enfrentando o problema da barreira linguística. Essas inovações não conseguem ser implementadas de maneira ampla por aqui porque faltam profissionais que saibam fazer uso delas. Por causa da falta de inglês, tecnologias demoram em média 4 anos mais para chegar ao país”, afirma Wesley McDougal, Head de Product da Slang.
Política partidária
Fundador do Escola sem Partido cita 'abandono' de Bolsonaro e culpa Olavo
No Twitter, Nagib disse que a esquerda se uniu com "setores da direita" para destruir a iniciativa. Segundo escreveu, Bolsonaro, sob influência de Carvalho, "inimigo declarado" do Escola sem Partido, "entregou as chaves" do MEC (Ministério da Educação) para olavistas e, com isso, "a base de sustentação social e política do movimento desapareceu".
Uol