quarta-feira, 11 de maio de 2022

Notícias da Educação - 11/mai/2022

Clipping Focando Educação

Coronavírus

Educação Infantil: desafios e caminhos do planejamento pós-pandemia

Ela enfrenta desafios semelhantes aos de docentes de todo o Brasil: recebe bebês e crianças pequenas que vivenciaram contextos muito diversos durante a pandemia. Alguns nunca estiveram no espaço escolar ou estão retornando após dois anos. Apesar do susto inicial, Edilane nota agora, quatro meses depois do retorno às aulas presenciais, um avanço significativo no desenvolvimento da criançada.

Nova Escola

Projetos

Plataforma de ensino leva educação empreendedora às escolas

O Brasil é um dos países mais empreendedores do mundo. Segundo o Global Entrepreneurship Monitor 2021, são 14 milhões de empreendedores estabelecidos, ou seja, cujas empresas têm mais de 3 anos e meio. O tema é tão importante que um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados visa tornar o ensino de empreendedorismo obrigatório nas escolas brasileiras.
Para fornecer um material didático especializado e atual sobre o tema, a Temmus Educação está lançando, em parceria com a Pearson Brasil, o Geração Líder, sistema de ensino de empreendedorismo que tem como base as mais robustas diretrizes mundiais.

iG

Tecnologia

Educação – tecnologia a favor de avaliações internacionais

A busca por soluções online de forma segura e rápida, não somente para avaliar o nível de língua estrangeira mas também para proporcionar desenvolvimento de pesquisas e nivelamento de profissionais, , cresceu extraordinariamente durante a pandemia. Os processos seletivos internacionais, processos de pesquisa, avaliação de professores, tudo continuou durante estes dois últimos anos. Mas como tudo isso poderia continuar, sem o envolvimento de muito tecnologia, que proporcionasse a possibilidade de uma avaliação acontecer sem a necessidade que as pessoas fisicamente estivessem fazendo um teste? Algumas soluções já existiam, mas foram exponencialmente utilizadas, tornando-se mais baratas e acessíveis.

Plural

Gestão

Após dois anos do início da pandemia, MEC lançará programa de recuperação

O ministro da Educação, Victor Godoy, disse nesta terça-feira (10) que o MEC (Ministério da Educação) lançará um programa chamado Política Nacional de Recuperação de Aprendizagem ainda este mês.
"Neste período em que a gente retoma as aulas presenciais, temos como diretrizes trabalhar na perspectiva da recuperação das aprendizagens e da transformação digital brasileira", disse Godoy.

Uol

Escolas católicas adotam o Programa de Educação Individualizado (PEI)

Especialista diz que PEI é uma ferramenta indispensável para a inclusão de alunos com necessidades especiais
As escolas católicas de todo o país são referências no Programa de Educação Individualizado (PEI), sistema de educação inclusivo para crianças portadoras de necessidades especiais (PNE). De acordo com especialistas, o plano é indispensável para garantir o processo de aprendizagem no ambiente escolar de forma inclusiva.

Correio Braziliense

Inclusão

Pesquisadores defendem novo algoritmo no Sisu para não prejudicar cotistas

Exigir que aluno tenha cursado parte do ensino fundamental em escola pública é outra sugestão para lei
A adoção de um novo algoritmo no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é defendida por pesquisadores para evitar que cotistas sejam prejudicados por notas de corte mais elevadas.

Folha de São Paulo

MEC cria grupo para formular políticas para alfabetização de surdos

O projeto servirá como subsídio para a formulação de políticas públicas para educandos surdos, surdocegos, com deficiência auditiva sinalizantes, surdos com altas habilidades ou superdotação ou com outras deficiências associadas
O Ministério da Educação (MEC) criou um grupo de trabalho para elaborar projeto de abordagem para a alfabetização de surdos. A portaria que cria o grupo foi publicada nesta terça-feira (10) no Diário Oficial da União.

Correio Braziliense

Após pausa na pandemia, Unicamp retoma debate sobre cotas para PCDs no vestibular e avalia questões de acessibilidade

A criação de cotas para pessoas com deficiência (PCDs) em cursos de graduação da Unicamp voltou a ser debatida pela universidade estadual, por meio da criação de um grupo de trabalho, mas ainda permanece com prazo indefinido para a implementação. Um dos desafios da universidade estadual está em discutir questões de acessibilidade para os estudantes - não somente as instalações arquitetônicas dos campi, mas também aspectos acadêmicos para adaptações específicas.

g1

Prédio de universidade pública adota uso de banheiros por identificação de gênero

Os banheiros masculino e feminino do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) podem ser utilizados por qualquer estudante que se autodeclare homem ou mulher. A mudança foi aprovada em setembro de 2021, mas teve impacto na comunidade acadêmica no final de abril, quando as aulas presenciais na instituição foram retomadas.

Gazeta do Povo

Leis e políticas

Sistema Nacional de Educação: mecanismo para enfrentar os impactos da pandemia e os desafios estruturais

Após quase um século de discussão, o Sistema Nacional de Educação (SNE) está prestes a ser realidade. No início de março, o substitutivo ao Projeto de Lei Complementar - PLP nº 235/2019 – foi aprovado com unanimidade pelo Senado Federal e seguiu para apreciação da Câmara dos Deputados. Posteriormente, seguirá para sanção presidencial.

Nova Escola

STF julga a obrigatoriedade de garantir vagas em creches

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve discutir, nesta quarta-feira, 11, a obrigatoriedade do poder público de oferecer e garantir vagas em creches e pré-escolas para crianças de 0 a 5 anos, conforme artigo 208, inciso IV, da Constituição Federal. A ação é movida pelo município de Criciúma (SC), mas tem repercussão geral.

Terra

Educação domiciliar no Brasil divide governo, defensores e especialistas

A possibilidade de que pais eduquem seus filhos somente em casa dividiu a base do governo e gerou dois projetos de lei que se antagonizam quanto ao nível de regulação que a prática teria. O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu em 2018 que quem quiser optar por isso não comete crime, mas tem que seguir normas que seriam definidas pelo Legislativo. Dois projetos de lei que procuram disciplinar o homeschooling estão sendo discutidos no Congresso. ​

Folha de São Paulo

Avaliação de saúde para alunos a partir de 4 anos passa na CAS

Crianças de escolas públicas passarão por avaliações de saúde periódicas obrigatórias a partir do ingresso na educação básica obrigatória, aos 4 anos de idade. É o que determina o Projeto de Lei (PL) 1.219/2019, do senador Plínio Valério (PSDB-AM), aprovado nesta terça-feira pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado. O relatório do senador Flávio Arns (Podemos-PR) foi favorável, com emendas. Como foi aprovado de forma terminativa, o texto segue para a Câmara dos Deputados, salvo recurso para votação no Plenário do Senado.

Senado

Comissão avalia criação de cadastro de crianças e adolescentes fora da escola

A criação de um cadastro nacional de crianças e adolescentes fora da escola deve ser analisada pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) na quinta-feira (12). O Projeto de Lei (PL) 4.584/2019, que institui a medida, é um dos 19 itens que podem ser votados na reunião, marcada para as 9h na sala 15 da Ala Senador Alexandre Costa. 

Senado

Comissão aprova internet gratuita a aluno com deficiência de escola conveniada com o poder público

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2939/21, que garante acesso à internet aos estudantes com deficiência matriculados em escolas conveniadas com o poder público, desde que suas famílias estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Câmara

Policiais e jurídicas

Bolsonaro tenta alinhar discurso com ministro da Educação sobre pastores

O presidente Jair Bolsonaro convocou hoje (segunda-feira) o ministro da Educação, Victor Godoy, para uma conversa em que pudesse afinar os discursos para a ida do ministro ao Congresso.
Godoy terá de explicar um suposto esquema onde pastores determinavam quais prefeituras a Pasta deveria enviar investimentos.

O Bastidor

Mais de 10 escolas têm aulas suspensas em Salvador, após mortes de policiais militares

A Secretaria Municipal de Educação de Salvador suspendeu as aulas em 14 escolas que ficam nas regiões de Águas Claras, Cajazeiras e Fazenda Grande. Entre sábado (7) e segunda-feira (9), os locais registram o assassinatos de três policiais militares e de três suspeitos de envolvimento nas mortes do militares.

g1

Avaliação

Enem 2022 tem 1 milhão de inscritos no primeiro dia, diz ministro da Educação

O ministro da Educação, Victor Godoy Veiga, anunciou nesta quarta-feira (11) que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 atingiu a marca de 1 milhão de inscritos em apenas um dia. O prazo para participar vai até 21 de maio.

g1

Técnico e Profissionalizante / Executiva

MP do governo precariza e reduz 'drasticamente' vagas para jovens, diz Ciee

Mudanças feitas pelo governo Jair Bolsonaro (PL) no programa Jovem Aprendiz vão diminuir "drasticamente" a oferta de vagas para jovens, principalmente os mais pobres, precarizar empregos, permitindo redução de salários em algumas funções, e esvaziar a fiscalização do cumprimento de cotas pelas empresas. É o que afirma em entrevista ao UOL Marcelo Gallo, superintendente de Administração, Finanças e Tecnologia do Ciee (Centro de Integração Empresa-Escola), uma das principais entidades do setor de aprendizagem.

Uol

Ensino Superior

Saiba por que a Unicamp terá pela 1ª vez nos vestibulares obras escritas em outros idiomas além do português

Lista de obras para vestibulares de 2024 a 2026 foram divulgadas nesta terça. Universidade usará textos de Lewis Carrol, Chimamanda Adichie, Caio Fernando Abreu, Ailton Krenak e de Cartola.
Segundo o diretor da Comvest, o propósito de colocar obras que não são de língua portuguesa é privilegiar o diálogo que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe sobre o acesso dos estudantes às produções literárias, tanto em escala local e regional, quanto global.

g1

Polêmicas

Flórida aprova o ensino obrigatório sobre crimes cometidos no comunismo

O governador Ron DeSantis do estado da Flórida, nos Estados Unidos, assinou, nesta segunda-feira (9), uma lei para criar o "Dia das Vítimas do Comunismo", a ser celebrado em 7 de novembro. Nesta data, professores de escolas públicas deverão dedicar ao menos 45 minutos da aula ensinando os alunos sobre quem foram os líderes comunistas e os crimes cometidos em seus regimes.

Gazeta do Povo